Connect with us

MATO GROSSO

Governo recebe comitiva chinesa interessada em instalar indústria em MT

Publicado

em

O vice-governador Otaviano Pivetta e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, receberam nesta quarta-feira (18.10), no Palácio Paiaguás, uma comitiva de investidores chineses da Ningxia Eppen, líder global na indústria de aminoácido.

O grupo veio a Mato Grosso prospectar negócios com interesse em investimentos em aminoácidos a partir do milho. A intenção, segundo informado à Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), é um investimento de cerca de 600 milhões de dólares para produzir aminoácido por meio do processamento de milho no Brasil.

O projeto tem perspectiva de produção anual de vários aminoácidos de cerca de 350 mil toneladas, subprodutos de cerca de 200 mil toneladas, gerando cerca de mil empregos no Estado.

“Mato Grosso é o maior produtor de milho do país e também do etanol de milho, isso despertou o interesse dos executivos da Ningxia Eppen em visitar o Estado e conhecer melhores locais para instalação da indústria, que tenha proximidade com produção de milho”, explicou o secretário César Miranda.

Os chineses também buscam conhecer as formas de logística para exportação, fontes de energia mais próximas como biomassa, gás natural, energia renovável, pois a China ainda utiliza muito o carvão, além do acesso a água. Conforme a comitiva, o espaço para a indústria seria algo em torno de 50 hectares.

O vice-governador Otaviano Pivetta destacou que Mato Grosso tem interesse em receber a instalação da indústria, considerando a alta produção de milho do Estado, e ressaltou que a chegada na nova empresa auxilia no desenvolvimento dos municípios.

Ainda conforme o vice-governador, o interesse do Estado é que as novas indústrias se instalem nos municípios em que há menos concentração de industria, para favorecer o desenvolvimento em todas as regiões.

Para entender o funcionamento do mercado, legislação e perspectiva de produção e preços do milho, os empresários chineses cumprem agenda com a diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja) e a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt).

Nesta quinta-feira (19.10), os empresários chineses, acompanhados de servidores da Sedec, se reúnem com o vice-prefeito de Nova Mutum, Alcindo Uggeri, e farão visita técnica na Perfil & Mocellin Armazéns Gerais. Já na sexta-feira (20), a comitiva segue para Cáceres, onde vão se reunir com o presidente Zona de Processamento e Exportação (ZPE) e fazer visita técnica no espaço.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Forças de segurança impedem mais uma invasão de terra em MT; 44ª ação realizada para combater ocupações ilegais

Publicado

em

Por

As forças de segurança de Mato Grosso impediram, neste sábado (09.11), uma invasão de terra em Barão de Melgaço. Essa já é a 44ª ação realizada desde 2023 para impedir ocupação de terras ilegais no Estado.

Conforme informações da Polícia Militar, um grupo de cerca de 30 pessoas quebrou o cadeado da porteira, arrebentou as cercas da fazenda e invadiu o local. Quando a polícia chegou eles já estavam levantando barracas de lona.

Os invasores foram detidos e levados para a delegacia de Santo Antônio do Leverger.

O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, lembra que Mato Grosso foi o primeiro Estado a declarar tolerância zero com as invasões de Terras.

“É uma determinação do governador Mauro Mendes, para impedir que os invasores se instalem em propriedades urbanas e rurais aqui no Estado, e assim foi feito. Logo que o boletim de ocorrência foi registrado, a polícia deu início ao atendimento e aplicação do programa tolerância zero à invasão de terras, da mesma forma como já foi feito nos 43 casos anteriores, desde março de 2023”, disse o secretário.

“As forças de segurança no Estado trabalham integradas para impedir as invasões, dando uma resposta rápida ao cidadão, e mantendo a ordem e a segurança pública”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes.

Tolerância Zero

Desde 2023, o Governo de Mato Grosso tem atuado com tolerância zero com as invasões de terras no Estado.

As forças de segurança do Estado atuam de forma integrada para impedir invasões ilegais. A atuação é realizada por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, unidades especializadas como Rotam e Força Tática, e também o Corpo de Bombeiros, quando necessário.

Monitoramento constante é realizado pela Secretaria Adjunta de Inteligência, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, bem como pela Polícia Judiciária Civil (PJC).

A Patrulha Rural, da Polícia Militar, também atua com apoio. Diariamente, os policiais realizam o monitoramento georreferenciado das propriedades rurais e visitam os moradores, buscando estabelecer um diálogo e promover maior proximidade com os cidadãos locais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora