Connect with us

BRASIL

Governo Lula pede ajuda a embaixador da Argentina para “levar adiante” relação com Milei

Publicado

em

Javier Milei, presidente da Argentina
Fórum Econômico Mundial/Ciaran McCrickard

Javier Milei, presidente da Argentina


Julio Bitelli , embaixador do Brasil na Argentina, está em Brasília a pedido do Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores). A ideia é uma consulta diplomática a respeito de Javier Milei, presidente da Argentina.

O embaixador esteve em reunião com Mauro Vieira, ministro de Relações Exteriores, para conversar sobre animosidades entre Luiz Inácio Lula da Silva , presidente do Brasil, e Milei. Objetivo é “discutir a conjectura e como tocar a relação,” disse Bitelli à TV Globo.

O embaixador serve, parcialmente, como mediador diplomático entre governos. Então, a discussão com ministro serve para “conversar sobre temas da relação bilateral, como levar adiante da melhor maneira possível, com a atenção que merece ter. Relação dessa profundidade que a gente tem com a Argentina.”

Mercosul, Argentina e evento de direita

Milei esteve presente no Brasil em junho. Sua visita foi para participar de um evento de líderes de direita na região Sul do país. Ele não se encontrou com Lula e nem compareceu à cúpula do Mercosul que aconteceu no dia seguinte ao evento.

Há ideia que a ausência de Milei ao evento do bloco – assim como relutância em conhecer o colega presidente – tenha a ver com ele não ir de encontro com ideais de Lula e PT.

Questionado, Bitelli comentou: “Presidentes têm visões distintas. A preocupação é que isso não chegue a prejudicar a relação. Presidente Lula tem claro que a relação entre os dois países tem que continuar densa e importante como ela é, independentemente de diferenças de prioridades e visões de mundo.”

Bitelli disse que não sabe quando os dois vão se encontrar, mas que isso não deve pautar a relação entre os países: “Acontecerá quando tiver que acontecer. O importante é não deixar que a relação seja refém disso, esse não é o aspecto mais importante.”

Anteriormente, o embaixador serviu como intermediário entre Vieira, ministro brasileiro, e Diana Mondino, que tem cargo equivalente na Argentina. As relações concretas dele com políticos de ambos países fazem dele fonte de consultas.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce

Publicado

em

Por

Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.

Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.

Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.

Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.

O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.

O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.

 

Fonte: OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora