Connect with us

MATO GROSSO

Governo entrega medalha a 68 personalidades que contribuem para o desenvolvimento do Estado

Publicado

em

O Governo de Mato Grosso entregou, na noite desta quarta-feira (26.07), a medalha “Guardião do Paiaguás” a 68 personalidades civis e militares.

A medalha é a maior honraria do Gabinete Militar, concedida a pessoas que têm colaborado para o desenvolvimento do estado.

Também foi agraciado, in memorian, o ex-presidente da Desenvolve MT, Jair Marques, que faleceu esse ano e foi representado por sua família no evento.

“É muito importante saber reconhecer. A gratidão engrandece a todos nós. Precisamos ser gratos às pessoas que de alguma forma nos ajudam. E uma das formas de externar a gratidão é pelo reconhecimento, dentro desse processo coletivo que é o Governo de Mato Grosso”, relatou o governador Mauro Mendes.

A primeira-dama Virginia Mendes ressaltou que a medalha é um simples gesto de reconhecimento, porém simboliza o compromisso e a responsabilidade.

“No dia a dia talvez a gente não perceba o quanto essas pessoas contribuem, pode parecer um ato simples, mas essa medalha representa o empenho e a dedicação de cada um com o Governo de MT, e essas ações refletem na vida de milhares de mato-grossenses”.

Para o chefe do Gabinete Militar, Fernando Turbino, a condecoração enobrece não só os agraciados, mas o trabalho desempenhado pelo Governo como um todo.

“É uma honra fazer parte desse momento de reconhecimento, mérito e contribuição. Agradeço a minha equipe e a todos que fazem parte desse importante evento”, declarou.

Confira a lista dos homenageados:

Alexandre Correa Mendes
Ana Cristina Silva Mendes
Basílio Bezerra Guimarães dos Santos Breno Chaves Nogueira
Bruno Henrique Drumond Ananias
Carlos Vinicius Lorena de Souza
Carlos Eduardo Barbosa
Cesar Alberto Miranda Lima dos Santos Costa
Claudemir Gonçalves Teixeira
Claudia Cristina Ferraz de Sousa Cleberson de Souza Ormond
Cleiton Dias Seleri
Damásio Soleto Filho
Damião Morais de Souza
Daniel Lipe Alvarenga
Eder Ferreira Diomedece
Ernesto Xavier de Lima Junior
Eros Rogerio Barros Araújo
Fabiana de Souza Ferreira
Fábio Paulino Garcia
Fernando Carneiro Tinoco
Fernando Duarte Santana
Fernando Rosa Damasceno
Flávia Souza do Nascimento Abreu
Gabriel Marques de Souza
Georlando Rios Santana
Glaucia Anne Kelly Rodrigues do Amaral Helder Gums Belcho Pereira
Jair de Oliveira Marques (in memorian)
Jamilson Haddad Campos
Jane Souza Melo
Jociley Rodrigues da Silva
Karem Maria Dantas Sanches
Laercio de Oliveira da Silva
Laíce Souza Aiza de Oliveira
Laurineia Leite dos Santos
Lauro Cesar Nunes de Souza
Lauro Márcio Osório da Silva
Leomindo de Arruda Maciel Junior Leovaldo Antônio Aparecido Duarte Junior
Lidiane Maria Silva Miranda
Lincoln Sinaga
Lindson Ramathis Meira Nascimento Luckas Silvester Ferreira Ribeiro da Costa Luiz Gonsaga Silveira Neto
Luiz Marcelo da Silva
Marcelo de Abreu e Silva
Marcelo Rodrigo de Almeida Monteiro Marcos Antônio Rodrigues de Amorim Margareth Gettert Busetti
Max Joel Russi
Maxwell de Aguiar Santos
Michelli Oliveira Almeida Lourenço Barbosa
Odemirto Aparecido de Arruda
Oscar de Souza Garcia da Silva
Otair Rodrigues Rondon Filho
Patrícia Marina da Silva Santos
Paulo Roberto Araújo
Pedro Paulo Borges Amaral
Pedro Sylvio Sano Litvay
Ricardo Antônio Bezerra Costa
Robson Douglas de Lara
Robson Rocha dos Santos
Silvanio Pereira dos Santos Filho
Taigla Reis Martins da Silva Oliveira
Tamy Cristina Pereira da Silva
Thiago Vinicius Pinheiro da Silva
Victor Afonso do Prado Santos
Vinicius de Sousa Coneza
Vinicius José Moreno Silva
Vinícius Untar Secchi de Ávila
Wener Kesley dos Santos
Wilker Soares Sodré
Willias dos Santos Pereira

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Penas impostas a réus de 5 vítimas retratadas em mostra somam 107 anos

Publicado

em

Por

A edição 2024 dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” chegou à Sede das Promotorias de Justiça da Capital promovendo a conscientização sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres por meio da 1ª Mostra Fotográfica das Vítimas de Feminicídio em Cuiabá. Com apoio do Ministério Público, a exposição itinerante da Prefeitura Municipal de Cuiabá é realizada pela Secretaria Municipal da Mulher e ficará em cartaz no local até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Dos 11 réus autores dos feminicídios cometidos contra as vítimas retratadas na exposição fotográfica, cinco já foram submetidos a julgamento. Somadas, as penas aplicadas totalizam 107 anos de prisão. Entre os seis réus que ainda não foram julgados, somente Gilson Castelan de Souza, autor do feminicídio cometido contra Silbene Duroure da Guia, está foragido.

A mãe de uma das vítimas, Antônia Maria da Guia, que é avó de quatro netos e bisavó de uma menina de 9 anos, participou da solenidade de abertura da exposição fotográfica realizada nesta quinta-feira, 21 de novembro. Emocionada, a auxiliar judiciária clamou por justiça e lembrou do relacionamento conturbado da filha. “Foram cinco anos de relacionamento entre idas e vindas. Ela esperava que ele mudasse, mas isso não aconteceu. Então eu peço para as mulheres que, em qualquer sinal de violência, denunciem, busquem ajuda, não fiquem caladas. Precisamos parar com essa tragédia. Nenhuma mulher merece morrer”, disse.

De acordo com a procuradora de Justiça Elisamara Sigles Vodonós Portela, o estado de Mato Grosso registrou, em 2024, a morte de 40 mulheres, e cerca de 70 crianças entraram na estatística de órfãos do feminicídio. “Esta exposição é para apresentar quem são essas vítimas, quem são essas mulheres, mães, avós, filhas e o resultado do que aconteceu com esses assassinos. O Ministério Público tem se empenhado para a completa aplicação da Lei Maria da Penha. Hoje, com a alteração significativa no Código Penal, a punição mais severa na legislação brasileira é para o crime de feminicídio, e nós esperamos que isso possa causar impacto na redução desses números”.

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, reforçou a importância da visibilidade ao tema, destacando que a prevenção começa com debate, informação e ações que promovam segurança, justiça e igualdade. “Infelizmente, as marcas do feminicídio continuam a assombrar nossa sociedade. Vidas preciosas foram interrompidas pela brutalidade e pela misoginia. Quanto mais falamos, mais aprendemos, menos tememos e mais avançamos no fortalecimento da rede de enfrentamento à violência”, disse.

Para a secretária-adjunta da Mulher de Cuiabá, Elis Prates, ações de conscientização são essenciais: “É um momento de fortalecimento na luta pelo fim da violência contra a mulher, porque só assim conseguimos mudar essa realidade por uma sociedade mais justa, mais igualitária, para que todas possam fazer uso dos seus direitos como cidadãs brasileiras”, pontuou.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora