Connect with us

MATO GROSSO

Governo de MT realiza grande mutirão exclusivo para mulheres em situação de vulnerabilidade social

Publicado

em

O Governo do Estado, por meio da secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e da Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (Unaf), preparou uma agenda exclusiva para as mulheres em situação de vulnerabilidade social na Capital e também para os municípios da Baixada Cuiabana.

A secretária interina da Setasc, Grasielle Bugalho, anunciou que as ações fazem parte de um grande mutirão de cidadania com a entrega de diversos serviços e de homenagens alusivas à data do Dia Internacional da Mulher, celebrado anualmente no dia 8 de março, porém com uma programação completa que será executada ao longo de todo o mês. As atividades envolvem todas as secretarias adjuntas da pasta.

“Todos os detalhes desta programação foram idealizados pela primeira-dama Virginia Mendes. O mês de março está repleto de ações direcionadas às mulheres, estamos ansiosos para dar início às atividades”, disse a secretária interina Grasielle Bugalho.

A programação prevê, além do mutirão de cidadania do projeto Ônibus Lilás idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, que também é madrinha do projeto, um mutirão de recadastramento de famílias no Cadastro Único para atualizar dados e fornecer as orientações para as famílias que possam estar fora do cadastro. A pasta preparou também homenagens às mulheres que fazem refeição no Restaurante Prato Popular, no dia 8 de março, a partir das 10 horas, bem como para as mulheres em situação de rua em Cuiabá, a partir das 18 horas, durante a distribuição de marmitex.

“O projeto do ônibus Lilás é muito importante, porque o propósito desta ação é promover políticas públicas e ações voltadas aos direitos das mulheres, nós precisamos intensificar essas ações, para além de garantir a segurança, encorajar as mulheres que vivem em situação de violência doméstica”, explicou a primeira-dama Virginia Mendes.

Prevenção à violência doméstica

O mutirão de cidadania com a equipe técnica multiprofissional do projeto Ônibus Lilás, sob a coordenação da secretaria adjunta de Direitos Humanos da Setasc, começará no dia 1º e vai até o dia 31 de março. A programação prevê atividades de roda de conversa e palestra voltadas para a prevenção e o combate à violência doméstica.

No dia 1º de março, o mutirão de cidadania será no município de Santo Antônio de Leverger. No dia 3 a equipe de Direitos Humanos atenderá as mulheres no município de Barão de Melgaço. Em Cuiabá, o mutirão do projeto Ônibus Lilás será no dia 08 com as comunidades do Distrito da Guia e no dia 10 no Distrito do Coxipó do Ouro, com a promoção de roda de conversa e palestras sobre os direitos da mulher.

No dia 20 de março o serviço será realizado no município de Acorizal; dia 22, em Jangada; dia 23, em Rosário Oeste; dia 24, em Nobres; dia 27, no município de Nossa Senhora do Livramento; dia 29, será em Poconé; e no dia 31 a equipe estará em Chapada dos Guimarães.

De acordo com o secretário adjunto de Direitos Humanos, Kenedy Dias, a previsão é de atender nesse grande mutirão mais de 1.500 mulheres em situação de vulnerabilidade social. A programação conta com a parceria dos municípios, por meio dos seus profissionais da pasta de Assistência Social municipal.

A equipe de profissionais do projeto Ônibus Lilás realizou de 2019 a 2022 mais de 10 mil atendimentos e cerca de 50 municípios contemplados no período.

Fonte: GOV MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Forças de segurança impedem mais uma invasão de terra em MT; 44ª ação realizada para combater ocupações ilegais

Publicado

em

Por

As forças de segurança de Mato Grosso impediram, neste sábado (09.11), uma invasão de terra em Barão de Melgaço. Essa já é a 44ª ação realizada desde 2023 para impedir ocupação de terras ilegais no Estado.

Conforme informações da Polícia Militar, um grupo de cerca de 30 pessoas quebrou o cadeado da porteira, arrebentou as cercas da fazenda e invadiu o local. Quando a polícia chegou eles já estavam levantando barracas de lona.

Os invasores foram detidos e levados para a delegacia de Santo Antônio do Leverger.

O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, lembra que Mato Grosso foi o primeiro Estado a declarar tolerância zero com as invasões de Terras.

“É uma determinação do governador Mauro Mendes, para impedir que os invasores se instalem em propriedades urbanas e rurais aqui no Estado, e assim foi feito. Logo que o boletim de ocorrência foi registrado, a polícia deu início ao atendimento e aplicação do programa tolerância zero à invasão de terras, da mesma forma como já foi feito nos 43 casos anteriores, desde março de 2023”, disse o secretário.

“As forças de segurança no Estado trabalham integradas para impedir as invasões, dando uma resposta rápida ao cidadão, e mantendo a ordem e a segurança pública”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes.

Tolerância Zero

Desde 2023, o Governo de Mato Grosso tem atuado com tolerância zero com as invasões de terras no Estado.

As forças de segurança do Estado atuam de forma integrada para impedir invasões ilegais. A atuação é realizada por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, unidades especializadas como Rotam e Força Tática, e também o Corpo de Bombeiros, quando necessário.

Monitoramento constante é realizado pela Secretaria Adjunta de Inteligência, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, bem como pela Polícia Judiciária Civil (PJC).

A Patrulha Rural, da Polícia Militar, também atua com apoio. Diariamente, os policiais realizam o monitoramento georreferenciado das propriedades rurais e visitam os moradores, buscando estabelecer um diálogo e promover maior proximidade com os cidadãos locais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora