Connect with us

MATO GROSSO

Governo de MT realiza exposição de arte e artesanato indígena

Publicado

em

Começa nesta quinta-feira (06.07) a exposição ‘Arte e Cultura Indígena’, no Shopping Estação, em Cuiabá. Com objetos e artesanatos feitos por etnias mato-grossenses, a mostra também será uma oportunidade para o público conhecer um pouco mais sobre a diversidade e o modo de vida desses povos. A exposição ficará aberta no piso G1 – Corredor Cultural – até 30 de julho, com entrada gratuita. A abertura oficial será às 19h.

Entre as etnias que participam da exposição estão a Karajá, Bakairi, Balatipone Umutina, Tapirapé Apyãwa, Rikbaktsa e Xavante. Durante os dias da mostra, representantes desses povos estarão no local para interagir com os visitantes e comercializar as peças expostas. A exposição é realizada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), em parceria com o Shopping Estação e o grupo de artesãos indígenas Boloriê.

“Além de objetos materiais, as peças representam as vivências de mulheres e homens indígenas em suas pluralidades, convidando a reflexões sobre movimento, território, corpo e ancestralidade dos povos originários”, explica a superintendente de Economia Criativa da Secel-MT, Keiko Okamura.

A superintendente destaca que esta ação faz parte do Programa de Desenvolvimento do Empreendedorismo Indígena, e é a primeira dentre outras que envolvem o fortalecimento do empreendedorismo dos povos originários de Mato Grosso. Durante a execução, a proposta da Secel é atuar em pesquisas, formação, fomento e financiamento e parcerias para gerar valor aos produtos, renda aos artesãos e valorizar a cultura indígena.

Serviço | Exposição de Arte e Cultura Indígena

Data: 06 a 30 de julho
Local: Shopping Estação Cuiabá – Piso G1 – Corredor Cultural
Horário: Segunda a sábado, das 10h às 22h | Domingos e feriados: 14h às 20h

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Operação Pubblicare prende parlamentar por atuar em benefício de facção criminosa na capital

Publicado

em

Por

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso (FICCO-MT) deflagrou, nesta sexta-feira (20.09), a Operação Pubblicare para cumprir ordens judiciais contra o núcleo de uma organização criminosa formado por servidores públicos que colaboravam com membros de facção na lavagem de dinheiro por meio da realização de shows e eventos em casas noturnas de Cuiabá.

Um parlamentar de Cuiabá foi preso na operação.

Setenta policiais cumprem 15 medidas cautelares, entre prisão, buscas, sequestro de bens e bloqueios de contas bancárias. As ordens judiciais foram expedidas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais de Cuiabá (Nipo), sendo:

  • Um mandado de prisão preventiva;
  • Sete mandados de busca e apreensão;
  • Seis veículos e um imóvel sequestrados e bloqueio de contas bancárias

A Operação Pubblicare é desmembramento da Operação Ragnatela, deflagrada em junho deste ano, quando a FICCO-MT desarticulou um grupo criminoso que teria adquirido uma casa noturna em Cuiabá pelo valor de R$ 800.000,00, pagos em espécie, com o lucro auferido por meio de atividades ilícitas. A partir de então, o grupo passou a realizar shows de MCs nacionalmente conhecidos, custeados pela facção criminosa em conjunto com um grupo de promoters.

Agentes públicos

Durante as investigações também foi identificado que os criminosos contavam com o apoio de agentes públicos responsáveis pela fiscalização e concessão de licenças para a realização dos shows, sem a documentação necessária. Foi identificado que um parlamentar atuava em benefício do grupo na interlocução com os agentes públicos e recebendo, em contrapartida, benefícios financeiros.

Os investigados respondem pelos crimes de corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa, com os membros da facção indiciados durante a Operação Ragnatela.

A Operação Pubblicare, termo em italiano, faz alusão à atividade do agente público, que em vez de atuar em prol da população, focava em interesses escusos da facção criminosa.

A FICCO-MT é uma força integrada composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Militar e tem por objetivo realizar uma atuação conjunta e integrada no combate ao crime organizado no estado do Mato Grosso.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora