Connect with us

MATO GROSSO

Governo de MT lança novo portal de serviços da Polícia Civil: “Eficiente para atender cada vez melhor o cidadão”

Publicado

em

O Governo de Mato Grosso lançou, nesta segunda-feira (09.12), a Delegacia Digital, portal desenvolvido pela Polícia Civil de Mato Grosso que reúne, em uma mesma plataforma, todos os serviços digitais oferecidos pela instituição à população mato-grossense. O evento ocorreu no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

A Delegacia Digital foi criada para ampliar o alcance à população tornando serviços, como o registro de uma ocorrência, mais ágeis e eficientes ao cidadão.

O governador Mauro Mendes destacou que o serviço público precisa se modernizar e ser cada vez mais digital para continuar oferecendo ao cidadão um serviço de qualidade.

“É impensável imaginar que antes, um simples comunicado que o cidadão precisasse fazer, seja de um dano em veículo, ele tivesse que gastar horas para ir fisicamente a uma delegacia. Por isso, assim como a Delegacia Digital, o nosso dever é olhar para aquilo que precisa melhorar e torná-lo eficiente para atender cada vez melhor o cidadão”, afirmou o governador Mauro Mendes no lançamento .

A Delegacia Digital reúne diversos serviços, como registros de boletins de ocorrências, consultas a veículos e telefones, solicitação de medidas protetivas, registros de pessoas desaparecidas, entre outras funcionalidades.

“O portal acompanha a evolução da tecnologia e a necessidade da instituição em ofertar um atendimento mais acessível, e foi criado para simplificar o acesso da população, reduzindo o tempo de espera e ampliando o alcance da Polícia Civil, especialmente em áreas mais distantes do estado”, destacou a delegada-geral, Daniela Maidel.

A gestora da instituição acrescentou ainda que o projeto foi desenvolvido pela equipe da Polícia Civil, coordenada pelo escrivão Ricardo Barcelar e o investigador Fábio Arruda, sem custos externos.

“Além do trabalho investigativo, não podemos deixar de olhar outras necessidades da Polícia Civil e atendendo à demanda por eficiência, chegamos à criação da Delegacia Digital, onde o cidadão pode encontrar diversos serviços que podem ser prestados por meio digital”, finalizou a delegada-geral.

Para a senadora Margareth Buzeti, presente ao evento, a criação da Delegacia Digital representa o Estado na vida do cidadão, de forma simples e objetiva. “São passos assim que a gente fica feliz em ver que os serviços podem acontecer de forma mais eficiente’.

O secretário adjunto de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, delegado Valter Furtado, destacou a capacidade funcional da Coordenadoria de TI da Polícia Civil em desenvolver o projeto da Delegacia Digital e com esse trabalho executado, a praticidade que o cidadão tem a partir de agora para buscar serviços sem precisar sair de sua casa.

O desembargador do Tribunal de Justiça, Hélio Nishiyama, parabenizou a criação do portal de serviços e destacou o investimento tecnológico. “A Polícia Civil amplia o escopo do registro de boletins de ocorrência, proporcionando um serviço mais fácil e intuitivo ao cidadão e essa tecnologia trará qualidade e mais eficiência para nossa polícia”, comentou o magistrado.

Como funciona registros de BOs

O coordenador de Tecnologia da Informação da Polícia Civil, investigador Fábio Arruda explicou que o acesso ao portal deve ser feito com logins pelo gov.br ou mt.gov, o que evita fraudes no processo de registro das ocorrências e garante mais segurança aos usuários e também para a Polícia Civil.

“Não é necessário entrar em contato em um número de telefone para a validação dos boletins de ocorrência. A Delegacia Digital tem um prazo para finalização do procedimento e envio do boletim ao e-mail do usuário em até duas horas, sendo também fornecido o número de protocolo do atendimento”, explicou o coordenador.

O prazo médio é necessário para que o policial civil possa validar as informações e fazer a filtragem de acordo com a natureza da ocorrência e ainda, verificar se são necessárias outras informações.

“Não é necessário entrar em contato em um número de telefone para a validação dos boletins de ocorrência. A Delegacia Digital tem um prazo para finalização do procedimento e envio do boletim ao e-mail do usuário em até duas horas, sendo também fornecido o número de protocolo do atendimento”, explicou o coordenador.

O prazo médio é necessário para que o policial civil possa validar as informações e fazer a filtragem de acordo com a natureza da ocorrência e ainda, verificar se são necessárias outras informações.

A Delegacia Digital pode ser acessada pelo endereço: https://delegaciadigital.pjc.mt.gov.br

A secretária de Estado de Comunicação, Laice Souza, também acompanhou o evento.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Com diplomação agendada para sexta, Benassi anuncia saúde e reforma administrativa como prioridades em Colíder

Publicado

em

Por

O prefeito eleito de Colíder, Rodrigo Benassi, e o vice-prefeito, Lourenço Mariani, ambos do PRD, serão diplomados na sexta-feira (13) em cerimônia realizada pelo Cartório Eleitoral na Câmara Municipal a partir das 8h. O evento, que é gratuito e aberto ao público, marca o último ato da Justiça Eleitoral nas eleições de 2024.

Ainda em processo de transição e faltando poucos dias para assumir a prefeitura no Nortão, Benassi já definiu que a saúde será uma das principais prioridades nos primeiros dias de gestão. Seguindo os compromissos de campanha, ele também promoverá uma reforma administrativa com redução de secretarias e implementação de metodologias menos burocráticas.

Saúde
Na saúde, as primeiras metas são a transformação do Serviço Especial de Saúde (Sesp) em um Pronto Atendimento 24 horas; a contratação de novos médicos; a compra de um ônibus para Tratamento Fora do Domicílio (TFD);  e gestão regional e estadual junto ao Hospital Regional de Colíder.
Benassi explicou que antes de implantar o atendimento 24 horas no Pronto Atendimento será realizado um estudo de viabilidade ainda no primeiro semestre de 2025. Ele também pretende qualificar os servidores e implantar ações administrativas a fim de tornar o atendimento mais eficiente e humanizado na rede municipal de saúde, incluindo a regulação (agendamento do atendimento) junto ao Hospital Regional.

“Os nossos PSFs e o nosso PA precisam de um atendimento mais humanizado. Juntamente com os servidores, vamos construir esta implementação. Além disso, vamos promover uma reestruturação na regulação e melhorar a comunicação com o Hospital Regional. Precisamos ser mais proativos nesta regulação, assim como também precisam ser os Agentes Comunitários de Saúde com os moradores. Eles têm que fazer as visitas periódicas com todas as informações do paciente para orientá-lo, inclusive precisam fazer visitas extras para lembrar o paciente sobre consultas ou exames agendados. Isso vai gerar eficiência para todos”, explicou Benassi.

“Este modelo na saúde vai ser a tônica da nossa administração. Vamos adotar o atendimento ágil, desburocratizado e humanizado em todos os nossos serviços, da saúde à tributação, da assistência social à educação”, completou o gestor. 

Ainda no âmbito municipal, o prefeito eleito tem a intenção de contratar mais médicos especialistas, prioritariamente pediatras e ginecologistas, para reduzir o tempo de espera por atendimento.
Para quem precisar sair do município e buscar atendimento em Cuiabá, Benassi se propõe a comprar um ônibus novo, com poltronas leitos de couro e com câmbio automático para melhorar o conforto durante as viagens.

Benassi também planeja fazer gestão para fortalecer a saúde regional junto aos hospitais, o que afeta Colíder diretamente. Para isso, ele almeja assumir a presidência do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Portal da Amazônia (Cidespa) quando possível. 

O gestor já conquistou apoio do governador Mauro Mendes (União) e do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, que, inclusive, se comprometeram em agilizar a reforma do Hospital Regional para entregá-lo em até dois anos junto com um novo aparelho de tomografia.

Outras ações
A execução de uma reforma administrativa também deve ser uma das primeiras ações da gestão de Benassi. O objetivo principal é gerar economia para os cofres públicos. Para isso, ele projeta reduzir o número de 13 secretarias municipais para sete ou oito. 

Benassi já anunciou quatro nomes para compor o seu staff:
•    A servidora Mara Lemos Martins comandará a Saúde;
•    Sidnei da Silva Carvalho assumirá a secretaria de Educação;
•    Leandro Kessler será o secretário de Administração; 
•    E o vice-prefeito eleito, Lourenço Marani, comandará a pasta de Indústria e Comércio.

Apesar da extinção de secretarias, os serviços serão mantidos sob a coordenação de secretários adjuntos e de servidores técnicos. 

“Teremos uma equipe tecnicamente qualificada para gerar e entregar os serviços à sociedade com eficiência, com menos burocracia e com menos politicagem”, concluiu Benassi.

Fonte: Política MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora