Connect with us

MATO GROSSO

Governo de MT lamenta o falecimento do pai do diretor administrativo da MT Par

Publicado

em

O Governo de Mato Grosso lamenta o falecimento do senhor Joaquim Jurandir Pratt Moreno, pai do diretor administrativo da MT Par, Jefferson Moreno, nesta terça-feira (29.08), em Cuiabá.

Joaquim Moreno, 74 anos, estava na UTI desde o mês de abril por conta de um AVC, e teve complicações e uma infecção generalizada.

O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes se solidarizaram com pesar pelo falecimento.

“Foi com muito pesar que recebi a notícia do falecimento do pai do Jefferson. Enfrentar a morte de alguém que amamos é sempre muito difícil e de grande sofrimento. Receba as nossas condolências e que Deus possa confortar o seu coração e ajudar a encontrar forças para superar esse momento tão difícil”, lamentaram.

O presidente da MT Par, Werner dos Santos, também manifestou sentimento de pesar.

“Hoje o dia está triste, pois o nosso diretor Jefferson perdeu seu querido pai. Nenhuma palavra pode amenizar a dor da perda, por isso estamos rezando para que Deus e Nossa Senhora conforte o coração e dê paz a toda família”, expressou.

O velório ocorre a partir das 9h na sala 2 da funerária Santa Rita, em Cuiabá.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

MT Hemocentro abrirá neste sábado (21) para campanha especial de doação de sangue

Publicado

em

Por

O MT Hemocentro, único banco de sangue de Mato Grosso, abrirá neste sábado (21.09), das 7h30 às 12h, para uma campanha especial de doação de sangue. A ação será realizada em celebração ao Dia Mundial do Doador de Medula Óssea e tem o objetivo facilitar a doação para aqueles que não podem comparecer durante a semana.

De acordo com a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas. “Isso acontece porque, ao doar, o sangue é separado em hemocomponentes: plasma, concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas e crioprecipitado. Essa separação permite que cada componente seja utilizado de forma eficaz, beneficiando até quatro pacientes em cada doação”, explicou.

Dados de julho de 2024 indicam que o MT Hemocentro e as unidades do interior do Estado realizaram mais de 30 mil coletas e processaram 64 mil bolsas de sangue. O ambulatório especializado em doenças hematológicas realizou cerca de sete mil consultas.

“A doação de sangue é um gesto de solidariedade que pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, afirmou Zanela, que também ressaltou a importância de manter estoques adequados de hemocomponentes para atender à demanda no Estado.

Para se tornar um doador, é necessário cumprir alguns critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde: apresentar um documento oficial com foto, pesar mais de 51 kg, estar em bom estado de saúde, ter feito uma refeição equilibrada, ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias.

Os homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo de dois meses entre as doações, enquanto as mulheres têm limite de três doações anuais, respeitando um intervalo de três meses. A coleta é de até 450 ml de sangue por sessão e recomenda-se evitar exercícios físicos e o consumo de álcool após a doação.

Para agendar a doação, os interessados podem acessar o Sistema de Agendamento do MT Hemocentro ou entrar em contato pelo WhatsApp (65) 98433-0624 (somente mensagens) e pelo telefone (65) 3623-0044, ramais 211 e 221. O MT Hemocentro atende regularmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h.

Para quem reside no interior do estado, as doações também podem ser realizadas nas Unidades de Coleta e Transfusão dos municípios de Juína, Juara, Colíder, Alta Floresta, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Sinop, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Bugres e Sorriso.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora