Connect with us

MATO GROSSO

Governo de MT institui programa de residência técnica para estudantes de pós-graduação

Publicado

em

O Governo de Mato Grosso publicou, nesta sexta-feira (15.03), a Instrução Normativa nº 002/2024, que estabelece diretrizes e procedimentos do Programa de Residência Técnica no âmbito do Poder Executivo Estadual. 
 
O Programa de Residência Técnica, gerido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), é destinado a estudantes de pós-graduação, em nível de especialização, mestrado e doutorado, em diversas áreas do conhecimento, e que sejam reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), com carga horária mínima de 360 horas.
 
Um dos objetivos do programa é proporcionar aos residentes técnicos o acesso a atividades de caráter educativo e complementar ao ensino prestado nos cursos de graduação, com a integração ao ambiente profissional especializado, relacionando o conteúdo teórico com a prática para o desenvolvimento das capacidades e conhecimentos técnicos necessários ao ingresso no mercado de trabalho.
 
Para o secretário da Seplag, Basílio Bezerra, a implantação do Programa pode proporcionar um ambiente de aperfeiçoamento e trocas de experiências no ambiente corporativo.
 
“Assim como já ocorre com os programas de estágio de graduação e pós-graduação, a Residência Técnica é mais uma ferramenta inovadora, onde não só será um espaço para a profissionalização dos residentes, como também para aperfeiçoamento, e, acima de tudo, colocar em prática aquilo que foi visto na faculdade”, conclui Bezerra.
 
Com caráter de formação complementar, o programa é voltado à prática e extensão supervisionados, sem vínculo empregatício entre o residente e a Administração Pública, recebendo ao final da formação o Certificado de Residência Técnica emitido pela Escola de Governo, caso cumpra os requisitos mínimos previstos no Programa.
 
Um dos requisitos é que a área de formação do candidato ao ingresso no Programa seja diretamente relacionada à área de especialização que está cursando. Diversas áreas de formação poderão ser contempladas nos processos seletivos por área do conhecimento, dentre elas administração, arquitetura e urbanismo, ciências contábeis, ciências da computação, direito, economia, engenharia elétrica e civil entre outros.
 
A seleção dos residentes será realizada via edital publicado no Diário Oficial. Os residentes terão jornada máxima de 30 horas semanais, e receberão bolsa-auxílio de R$ 3.250,00 e auxílio-transporte de R$ 209,24. O Programa pode ter duração de até 48 meses.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Bombeiros localizam corpo de jovem que desapareceu no Rio Teles Pires

Publicado

em

Por

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) localizou, na tarde desta quinta-feira (21.11), o corpo de uma mulher de 21 anos, vítima de afogamento no Rio Teles Pires, nas proximidades da ponte da MT-222, na zona rural de Sinop (a 443 km de Cuiabá).

A mulher estava desaparecida desde a manhã de quarta-feira (20.11), quando a equipe do 4º Batalhão Bombeiro Militar (4º BBM) foi acionada por uma testemunha para o resgate. A testemunha relatou que a vítima saltou de uma plataforma flutuante para o rio, emergiu brevemente com os braços para cima e, em seguida, submergiu, não sendo mais vista.

Imediatamente, os bombeiros militares se deslocaram até o local e iniciaram as buscas subaquáticas no ponto indicado como local do afogamento. Os mergulhadores realizaram buscas durante o dia, mas não obtiveram sucesso, retornando nesta quinta-feira para dar continuidade às operações.

O corpo foi encontrado a aproximadamente 6 km do último ponto de avistamento, boiando no rio. Os bombeiros militares retiraram a vítima da água e a conduziram até as margens do rio, onde o corpo foi entregue à Politec para os procedimentos legais. A Polícia Civil também foi acionada.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora