O Governo de Mato Grosso entrega, na tarde desta quarta-feira (19.04), 18 novas viaturas para a Perícia Oficial e Identificação Técnica, sendo 10 para transporte de cadáveres (rabecões) e oito caminhonetes para perícias de criminalística para a Capital e o interior do Estado.
A solenidade também marca a entrega dos Sistemas de Indexação Balística (SIB) e a integração do Estado de Mato Grosso ao Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab), que possibilita a comparação dos elementos de munição (projéteis e estojos) armazenados no Banco Nacional de Perfis Balísticos.
A utilização do Sinab em Mato Grosso irá ampliar a capacidade de análise e obtenção de resultados conclusivos em perícias de confrontos balísticos e auxiliará na identificação de suspeitos de crimes cometidos com armas de fogo, como roubos e homicídios.
O sistema é o mesmo utilizado pela Polícia Federal e está entre os mais avançados do mundo, sendo utilizado pelas forças de segurança de mais de 80 países, entre os quais o FBI dos Estados Unidos, Canadá, Argentina, Dinamarca, Escócia, Reino Unido, Noruega e Suécia, além da Interpol (International Criminal Police Organization).
As aquisições são resultantes do investimento de R$ 14,4 milhões, dos Governos Estadual e Federal. Já as viaturas, que serão entregues às unidaes nos municípios de Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Nova Mutum, Juína, Tangará da Serra, Água Boa, Confresa, Cáceres e Pontes e Lacerda, receberam investimento de R$ 4,9 milhões.
Serviço Governo entrega viaturas e implanta novos sistemas na Politec Data: quarta-feria (19.04) Horário: 16h Local: sede da Politec, na Av. Gonçalo Antunes de Barros, nº 3245, Carumbé, Cuiabá-MT
Um homem que descumpriu medidas protetivas de urgência e tentou enforcar a própria mãe foi preso em flagrante pela Polícia Civil, na quarta-feira (06.11), em ação da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá.
A vítima já havia sido agredida anteriormente pelo suspeito, ocasião em que ele foi preso em flagrante.
A idosa requereu as medidas protetivas de urgência contra o filho, que o impediam de se aproximar dela. No entanto, quando o suspeito foi solto, ele retornou à casa da mãe, onde quebrou diversos objetos e ainda tentou enforcá-la com uma camiseta. Não satisfeito, o suspeito se recusava a sair da residência, desferindo constante ameaças contra a vítima.
Diante da situação de violência, os policiais da Delegacia da Mulher de Cuiabá foram acionados e se deslocaram até a residência, onde realizaram a prisão em flagrante do suspeito.
Ele foi conduzido à delegacia, onde foi autuado em flagrante pelos crimes de descumprimento de medida protetiva, ameaça e violência psicológica, sendo posteriormente colocado à disposição da Justiça.