O Governo de Mato Grosso entregou nesta sexta-feira (18.08) a reforma das Escolas Estaduais Professora Mariana Luiza Moreira e Diva Hugueney de Siqueira Bastos, em Cuiabá. Foram investidos R$ 6,1 milhões na revitalização das unidades de ensino.
As obras fazem parte do plano Educação 10 anos, que investe na transformação da educação pública do Estado para melhorar a qualidade da infraestrutura educacional e avançar no processo de ensino. Piscina que não era utilizada há 15 anos também foi reformada – Wesley Rodrigues/Secom-MT
Na Escola Estadual Diva Hugueney de Siqueira Bastos, foi feita a revitalização da piscina que estava sem utilização há 15 anos.
“A entrega dessa obra é algo muito importante para nossa comunidade, vai influenciar muito na qualidade de vida dos nossos estudantes, que agora terão mais um espaço de lazer com a revitalização da nossa piscina. É uma forma de integrar o ensino-aprendizagem e estimular nossos estudantes dentro de um ambiente completamente renovado”, afirmou a diretora Andrea Miranda de Lima.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, ressaltou a atenção especial que o Governo do Estado tem dado à infraestrutura nas escolas de Mato Grosso, com obras de alto padrão de qualidade.
“Hoje entregamos à comunidade mais uma obra com o padrão de qualidade definido pelo Governo do Estado, com salas climatizadas, mobiliários novos, chromebooks, kits de robótica e os materiais do Sistema Estruturado de Ensino. É um trabalho em equipe, liderado pelo governador Mauro Mendes, e que vai contribuir com a nossa meta de colocar a educação de Mato Grosso entre as melhores do país”, disse.
O secretário chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, acompanhou a entrega e destacou os investimentos realizados na Educação desde o início da gestão.
“Além dos agradecimentos ao governador, por investir em educação e acreditar nos nossos estudantes, é muito importante lembrar e agradecer aos profissionais que vão atuar diretamente nas escolas. É muito gratificante chegar à escola e ver uma sala de aula equipada, alunos uniformizados e com o melhor material didático que vai aprimorar o ensino em Mato Grosso”, pontuou.
Segundo o diretor da Escola Estadual Professora Mariana Luiza Moreira, Maurício Maccari, a reforma foi extremamente necessária e que a unidade de 40 anos de existência nunca havia recebido uma obra dessa proporção.
“A revitalização desse prédio é uma conquista para a nossa comunidade, que, desde a sua criação, em 1983, não recebia uma obra. O ambiente escolar favorece o aprendizado dos estudantes. Ele consegue desenvolver seu conhecimento em vários aspectos, principalmente quando tem os instrumentos necessários para isso, como as salas climatizadas, tecnologia educacional, acessibilidade e materiais de qualidade”, disse.
A acessibilidade da Escola Professora Mariana Luiza Moreira foi destacada pela presidente do Grêmio Estudantil, Aline Paula Campos Rezende.
“Após a reforma, o prédio está apto a receber os estudantes, inclusive os com deficiência. O espaço está muito bem aproveitado e distribuído aos estudantes das turmas do ensino fundamental e médio, e juntos, vamos cuidar da nossa escola para que fique sempre maravilhosa”, disse.
O estudante Matheus William Borges, que estuda na mesma unidade, comparou a antiga escola à nova estrutura das salas de aula, equipadas e climatizadas.
“Essa reforma vai atender todas as nossas necessidades como estudantes, além de impulsionar o interesse pelos estudos. Um ambiente mais moderno e organizado é favorável para a comunidade e para quem procura uma escola de qualidade”, disse
Participaram das entregas o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer Jefferson Carvalho Neves, os deputados Federais, Gisela Simona e Abilio Brunini, e os vereadores de Cuiabá, Dilemário Alencar e Michelly Alencar.
As forças de segurança de Mato Grosso impediram, neste sábado (09.11), uma invasão de terra em Barão de Melgaço. Essa já é a 44ª ação realizada desde 2023 para impedir ocupação de terras ilegais no Estado.
Conforme informações da Polícia Militar, um grupo de cerca de 30 pessoas quebrou o cadeado da porteira, arrebentou as cercas da fazenda e invadiu o local. Quando a polícia chegou eles já estavam levantando barracas de lona.
Os invasores foram detidos e levados para a delegacia de Santo Antônio do Leverger.
O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, lembra que Mato Grosso foi o primeiro Estado a declarar tolerância zero com as invasões de Terras.
“É uma determinação do governador Mauro Mendes, para impedir que os invasores se instalem em propriedades urbanas e rurais aqui no Estado, e assim foi feito. Logo que o boletim de ocorrência foi registrado, a polícia deu início ao atendimento e aplicação do programa tolerância zero à invasão de terras, da mesma forma como já foi feito nos 43 casos anteriores, desde março de 2023”, disse o secretário.
“As forças de segurança no Estado trabalham integradas para impedir as invasões, dando uma resposta rápida ao cidadão, e mantendo a ordem e a segurança pública”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes.
Tolerância Zero
Desde 2023, o Governo de Mato Grosso tem atuado com tolerância zero com as invasões de terras no Estado.
As forças de segurança do Estado atuam de forma integrada para impedir invasões ilegais. A atuação é realizada por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, unidades especializadas como Rotam e Força Tática, e também o Corpo de Bombeiros, quando necessário.
Monitoramento constante é realizado pela Secretaria Adjunta de Inteligência, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, bem como pela Polícia Judiciária Civil (PJC).
A Patrulha Rural, da Polícia Militar, também atua com apoio. Diariamente, os policiais realizam o monitoramento georreferenciado das propriedades rurais e visitam os moradores, buscando estabelecer um diálogo e promover maior proximidade com os cidadãos locais.