Apoiar o trade turístico, oferecer condições para fomentar a retomada das atividades turísticas no Estado, melhorar a infraestrutura e apoiar o desenvolvimento do setor é o principal objetivo da Desenvolve MT – Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso, instituição financeira do Governo do Estado, durante todos os dias de programação da Feira Internacional do Turismo – Fit Pantanal 2023, que encerra neste domingo (07.05), com uma vasta programação cultural, gastronômica com entrada gratuita.
Com um estande de negócios, a Desenvolve MT presta atendimento aos empresários que buscam aprimorar a sua empresa, por meio de linhas de crédito do Governo de Mato Grosso.
Desde a abertura da feira, diversos empreendedores de Cuiabá e interior de MT, como Cocalinho, Vila Bela da Santíssima Trindade, Várzea Grande e Nobres visitaram o estande em busca de informações, conhecendo os produtos, conversando sobre investimento para o setor de turismo e sobre melhoria nos estabelecimentos para proporcionar um experiência aconchegante ao turista que visita Mato Grosso.
Como é o caso do empresário Jonathas Bidon, da Nature MT, uma agência de ecoturismo que trabalha oferecendo expedições para diversos lugares turísticos em Mato Grosso, entre eles Nobres, Chapada dos Guimarães, Barra do Garças e Campo Novo dos Parecis.
“Estamos em busca de investimentos para fomentar a nossa empresa. E quando vimos o estande do Governo, fiquei curioso e vim atrás das oportunidades para conhecer as linhas de crédito que encaixam com o nosso negócio”, relatou o empresário.
O município de Jaciara, que também está na FIT Pantanal apresentando as belezas turísticas, movimentou o estande da Desenvolve MT, levando os empreendedores para conhecer os produtos, e as possibilidades de investimentos e fortalecimento do turismo na região, como os empresários do Vale do Chico e do Cânions das Índias, atrativos turísticos muito procurados pelos turistas.
Durante a Fit Pantanal, a Desenvolve MT teve a oportunidade de conversar com os gestores municipais, que puderam conhecer o funcionamento da agência, além de informar como o município pode ser parceiro e fomentar a economia local com as linhas de crédito.
A equipe da agência visitou e conversou com os agricultores familiares que estão com o estande na Fit Pantanal comercializando produtos de diversos lugares de Mato Grosso, apresentando a Desenvolve MT e os produtos disponíveis para apoio ao fomento da agricultura.
Os deputados Janaína Riva e Carlos Avalone, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, e Felipe Wellaton, secretário adjunto de Turismo de Mato Grosso, prestigiaram o estande levando empreendedores e fazendo visitas.
A FIT Pantanal reúne expositores de 38 municípios de Mato Grosso e outros três países – Bolívia, Paraguai e Peru, além de operadores de turismo, entidades e artesãos, totalizando 89 estandes no evento.
A Feira começa neste domingo às 14h e vai até às 22h com show de encerramento da dupla Nico e Lau e uma programação diversificada, com apresentações culturais e show regional, além de um espaço gastronômico com diversos bares e restaurantes à disposição do visitante.
Para o presidente interino, Willian Moraes, é uma grande oportunidade para o empresário do turismo, a FIT Pantanal mostrou a importância que o turismo tem no cenário nacional, e Mato Grosso é um pólo importante.
“O Governo de Mato Grosso, por meio da Desenvolve MT, é parceiro do empreendedor do turismo. Estamos na feira para entender as dificuldades e os anseios dos empresários, para que de certa forma possamos ajudá-los a enfrentar a retomada nos pós pandemia, com o crédito mais atrativo com uma taxa de juros abaixo do mercado”, ressaltou.
A Fit Pantanal é uma realização do Governo de Mato Grosso com o Sistema Fecomércio, apoio institucional da Assembleia Legislativa e outras entidades ligadas ao turismo.
Crédito para o turismo
A Desenvolve MT – Agência de Fomento do Estado – oferece um programa exclusivo para fomentar o turismo em Mato Grosso, em especial os municípios que têm potencial de desenvolvimento no setor.
Desenvolve Turismo dispõe de linha de crédito para microempreendedor individual (MEI), micro e pequenas empresas do segmento que possuem o registro no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Governo Federal (Cadastur), com valores entre R$ 20 mil e R$ 1 milhão.
Durante a pandemia, as linhas de crédito colocadas à disposição pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Desenvolve MT, foram grandes aliadas dos empreendedores, para que pudessem manter seu negócio funcionando, garantindo emprego e renda para as famílias.
A edição 2024 dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” chegou à Sede das Promotorias de Justiça da Capital promovendo a conscientização sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres por meio da 1ª Mostra Fotográfica das Vítimas de Feminicídio em Cuiabá. Com apoio do Ministério Público, a exposição itinerante da Prefeitura Municipal de Cuiabá é realizada pela Secretaria Municipal da Mulher e ficará em cartaz no local até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Dos 11 réus autores dos feminicídios cometidos contra as vítimas retratadas na exposição fotográfica, cinco já foram submetidos a julgamento. Somadas, as penas aplicadas totalizam 107 anos de prisão. Entre os seis réus que ainda não foram julgados, somente Gilson Castelan de Souza, autor do feminicídio cometido contra Silbene Duroure da Guia, está foragido.
A mãe de uma das vítimas, Antônia Maria da Guia, que é avó de quatro netos e bisavó de uma menina de 9 anos, participou da solenidade de abertura da exposição fotográfica realizada nesta quinta-feira, 21 de novembro. Emocionada, a auxiliar judiciária clamou por justiça e lembrou do relacionamento conturbado da filha. “Foram cinco anos de relacionamento entre idas e vindas. Ela esperava que ele mudasse, mas isso não aconteceu. Então eu peço para as mulheres que, em qualquer sinal de violência, denunciem, busquem ajuda, não fiquem caladas. Precisamos parar com essa tragédia. Nenhuma mulher merece morrer”, disse.
De acordo com a procuradora de Justiça Elisamara Sigles Vodonós Portela, o estado de Mato Grosso registrou, em 2024, a morte de 40 mulheres, e cerca de 70 crianças entraram na estatística de órfãos do feminicídio. “Esta exposição é para apresentar quem são essas vítimas, quem são essas mulheres, mães, avós, filhas e o resultado do que aconteceu com esses assassinos. O Ministério Público tem se empenhado para a completa aplicação da Lei Maria da Penha. Hoje, com a alteração significativa no Código Penal, a punição mais severa na legislação brasileira é para o crime de feminicídio, e nós esperamos que isso possa causar impacto na redução desses números”.
A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, reforçou a importância da visibilidade ao tema, destacando que a prevenção começa com debate, informação e ações que promovam segurança, justiça e igualdade. “Infelizmente, as marcas do feminicídio continuam a assombrar nossa sociedade. Vidas preciosas foram interrompidas pela brutalidade e pela misoginia. Quanto mais falamos, mais aprendemos, menos tememos e mais avançamos no fortalecimento da rede de enfrentamento à violência”, disse.
Para a secretária-adjunta da Mulher de Cuiabá, Elis Prates, ações de conscientização são essenciais: “É um momento de fortalecimento na luta pelo fim da violência contra a mulher, porque só assim conseguimos mudar essa realidade por uma sociedade mais justa, mais igualitária, para que todas possam fazer uso dos seus direitos como cidadãs brasileiras”, pontuou.