MATO GROSSO

Governo de Mato Grosso atende moradores de Jangada em Mutirão da Cidadania

Publicado

em


A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio das secretarias adjuntas de Direitos Humanos, Cidadania e Inclusão Socioprodutiva (Sacis) Assuntos Comunitários e o Procon, promoveu nesta quarta-feira (22), em Jangada, o Mutirão de Cidadania e o projeto Ônibus Lilás, em continuidade da programação para o Mês da Mulher. 

O evento contou com orientação do programa Ser Família sobre o recadastramento do Cadastro Único (CadÚnico); com a equipe da Tecnologia e Informação da Setasc, orientando sobre o uso do aplicativo MT Cidadão para emissão da Carteira de Identificação do Autista (CIA); do Procon, orientando sobre os direitos da mulher consumidora e provedora do lar; além dos técnicos do projeto Ônibus Lilás que promoveram palestras e atendimento psicoassistencial individualizado, com o objetivo de prevenir a violência doméstica.

Segundo a secretária interina de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Grasielle Bugalho, o intuito do Mutirão é levar cidadania à população com diversos serviços, juntamente com o projeto Ônibus Lilás.

“Agradeço a presença de todos neste mutirão. É mais um município da Baixada Cuiabana que estamos visitando neste mês da mulher, trazendo um pouco da Secretaria de Assistência Social do Estado. Estão aqui o Kennedy, que é secretário adjunto de Direitos Humanos e a Marilene, secretária adjunta de Cidadania com todas essas ações para vocês. Elas foram idealizadas pela nossa primeira-dama, Virginia Mendes, junto com a nossa equipe para trazer um pouco de cidadania e discutir a situação da mulher. Espero que seja um dia muito proveitoso e que possa agregar várias coisas na vida de cada um”, disse a secretária.

Na oportunidade, a secretária Grasielle ainda destacou o Programa SER Família, como sendo o maior programa social na história do Estado de Mato Grosso, cuja licitação para a contratação da empresa responsável pela administração dos cartões do programa se encontra na fase de análise de documentos.

“A licitação está nos trâmites jurídicos para análise e concomitantemente a isso, estamos fazendo a análise dos cadastros das famílias. Pedimos a colaboração de todas as secretarias municipais de Assistência Social, para que continuem com a visita ativa para que o programa SER Família realmente chegue para a população que mais precisa. O Governo Federal, junto com os governos estaduais e os municípios estão nessa busca da atualização do Cadastro Único, para que realmente todos os programas sociais cheguem àquela população mais vulnerável”, afirmou.

O secretário adjunto de Direitos Humanos, Kennedy Dias, ressaltou o desejo da primeira-dama do Estado em fortalecer a rede de proteção às mulheres com o projeto Ônibus Lilás dentro do município de Jangada.

“É muito importante enfatizar a rede de proteção dentro do município de Jangada. O intuito da primeira-dama Virginia Mendes é trazer esses serviços e fortalecer a rede local, unindo com a rede de proteção estadual. Nós temos hoje o número de telefone 180 para receber denúncia contra violência doméstica, o CRAS, o CREAS, as secretarias de assistência social, a Patrulha Maria da Penha e a própria delegacia de Defesa da Mulher. São todos locais que fazem parte da rede de proteção municipal e consequentemente estadual, para aquela mulher que sofre algum tipo de violência”, disse.

Para a secretária municipal de Assistência Social de Jangada, Marcela Mendes da Silva, é muito importante ter essa parceria com o Governo de MT, porque só quem ganha é a população jangadense.

“O trabalho da equipe do Ônibus Lilás ensina que nós não podemos lutar pelas nossas mulheres apenas no mês de março. Como a nossa primeira-dama disse, temos que lutar todos os dias. E isso é muito bom ter aqui no município, ter todos esses serviços ofertados pelo Governo do Estado. Nós agradecemos muito a primeira-dama, Virginia Mendes, pela parceria com Jangada. Agradecemos pelo programa SER Família que é muito importante para as famílias vulneráveis”, afirmou.

A moradora de Jangada Flaviana Maria da Silva Fontoura, que é dona de casa, foi ao mutirão em busca do serviço de plastificação de documentos para os quatro filhos menores. “Fui bem atendida e consegui fazer os serviços que precisava para os meus filhos”, comentou a moradora. 

Outra beneficiária do mutirão, Leila Barbosa, solicitou serviços como a segunda via da certidão de nascimento do seu filho, atualização do Cadastro Único Nacional e o exame oftalmológico.

“Fiquei muito feliz com esse mutirão. Estou muito satisfeita com os serviços que estão dando. Consegui atualizar o meu cadastro, porque ainda estava o endereço de outro município onde eu morava”.

O Mutirão de Cidadania do Governo de Mato Grosso estará nesta quinta-feira (23) no município de Rosário Oeste, realizando os mesmos serviços gratuitos aos moradores. O atendimento será na Escola municipal Quintina Maria de Oliveira, no centro do município, das 8 às 17 horas.

Fonte: Governo MT – MT

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © 2022 Oeste News