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MATO GROSSO

Governo Chinês visita Mato Grosso para conhecer modelo de produção sustentável

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O Centro de Cooperação Econômica Externa (Feco), do Ministério de Ecologia e do Meio Ambiente do Governo da China, e o Instituto Mundial de Recursos (WRI) veio conhecer a sustentabilidade da produção mato-grossense como parte de um estudo de campo para políticas públicas que serão implementadas no país.

Durante esta quarta-feira (23.10) e quinta-feira (24.10), membros da Feco e da WRI realizaram visitas técnicas em uma propriedade rural e um frigorífico de Mato Grosso, além de se reuniram com entidades do setor, com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec). A agenda finalizou-se na tarde desta quinta-feira, em uma reunião sobre a agricultura sustentável brasileira, no Palácio Paiaguás.

Aos chineses, foram apresentadas as metas do Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (ABC+) trabalhadas por Mato Grosso, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e outras iniciativas desenvolvidas pelo Governo em parcerias com as entidades do setor.

Também participaram da reunião representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), da Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja-MT), do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA), da Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (APROFIR), da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), da Organização das Coorporativas Brasileiras (OCB) e do Projeto REM Mato Grosso.

O secretário César Miranda explicou que a vinda da China é reflexo das medidas adotadas em Mato Grosso e no Brasil, que tem mostrado resultado e impacto na agricultura.

“Mato Grosso, o Brasil em si, são exemplos de políticas públicas de sustentabilidade que dão certo. Nosso Estado adotou quase 20% das metas do Plano ABC+ e já realiza estudos com o grupo gestor estadual para haver um possível aumento do que foi estabelecido. Isso se dá por algumas destas metas já terem sido alcançadas antes de 2030, que é o tempo de trabalho do Plano ABC+. Isso nos torna um lugar de referência para outros países e nós estamos aqui para apresentar o que há de melhor no Estado”, afirmou César Miranda.

A China estabeleceu como meta zerar as emissões de carbono até 2060, durante a 75ª Assembleia Geral das Nações Unidas, que ocorreu em 2020. Desde então, têm feito estudos e políticas públicas para atingir o objetivo. O próximo local a ser visitado pelos chineses é Brasília.

Fonte: Governo MT – MT

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MATO GROSSO

Equilíbrio financeiro do Governo do Estado possibilita manutenção dos investimentos, aponta relatório apresentado à ALMT

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A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz MT) apresentou, nesta quinta-feira (24.10), à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) o relatório de avaliação das contas públicas do 2º quadrimestre de 2024. Os dados demonstram que o Governo de Mato Grosso segue cumprindo as metas fiscais estabelecidas nos instrumentos de planejamento, tendo bons resultados como superávit orçamentário de R$ 3,1 bilhões e investimentos em infraestrutura, como a duplicação da BR 163.

Os resultados do período foram apresentados pelos secretários adjuntos Ricardo Capistrano, do Orçamento Estadual, Anésia Cristina Batista, da Contadoria Geral do Estado e Luciana Rosa, do Tesouro Estadual, durante audiência pública requerida pela Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO), da Assembleia Legislativa, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.

De acordo com om secretário adjunto do Orçamento Estadual, Ricardo Capistrano, a boa gestão financeira e orçamentária possibilitou a manutenção dos investimentos, além da execução das demais despesas do Estado.

“O resultado que nós apresentamos nesta quinta-feira referente ao acumulado dos oito primeiros meses de 2024, ou seja, 1º e 2° quadrimestre demonstram que os recursos arrecadados foram suficientes para bancar as despesas efetivamente contratadas e mantermos tanto os investimentos quanto a aplicação nas inversões financeiras, que são os recursos que o Estado tem repassado para a duplicação da BR 163”, destaca Capistrano.

O demonstrativo de receita liquida do Estado, que é o que de fato fica nos cofres públicos para custeio e aplicação em políticas públicas após os repasses aos municípios, restituições e renúncias fiscais, com a despesa liquidada, que se refere ao serviço já prestado ou bem já entregue, aponta um crescimento na receita de 8,35% em relação ao mesmo período de 2023, sendo o total acumulado em 2024 de R$ 24.781,33. A despesa por sua vez apresenta um crescimento de 10,11% no comparativo com o ano anterior, que no acumulado de 2024 está em R$ 21.593,62 e, dela fazem parte os investimentos do Estado. Ao comparar a receita e despesa, o saldo orçamentário é superavitário de R$ 3,1 bilhões.

A secretária adjunta, Anésia Cristina Batista, responsável por demonstrar os principais números do segundo quadrimestre, referentes a receita e despesa, que indicaram o superávit – quando a receita é maior que a despesa – diz que esse recurso está sendo aplicado em investimentos.

“Ao analisar os dados, constatamos um crescimento significativo da receita em comparação tanto com a previsão inicial quanto com o desempenho do ano anterior. Contudo, é importante destacar que as despesas também apresentaram um aumento, porém em ritmo mais acelerado. Mesmo com esse cenário, o Estado conseguiu gerar um superávit de R$ 3 bilhões na Receita Corrente, recurso que já está sendo direcionado para a realização de investimentos. ”

Para o deputado estadual e presidente da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária, Carlos Avallone, a sociedade perde ao não participar das audiências a possibilidade de reivindicar políticas públicas que as beneficiem.

“Isso é mais uma forma de dar transparência aos números do Estado e permitir que a sociedade participe, ainda que seja pequena. A sociedade não dá valor para o orçamento que ela tem, e é o orçamento que rege, que comanda o Estado. As vezes a sociedade vem demandar aos deputados coisas que teriam que ter demandado antes do orçamento ser fechado, pois depois é mais difícil conseguir colocar essas políticas públicas em andamento”, pondera o deputado Avalone.

Participaram da audiência pública o deputado estadual e presidente da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária, Carlos Avalloneo, a sub-defensora Pública Geral, Maria Cristina Alves da Cunha, servidores de demais secretarias e órgãos estaduais, representantes da sociedade tanto online quanto presencialmente. O relatório de metas fiscais do 2º quadrimestre de 2024 está disponível no site da Secretaria de Fazenda.

Fonte: Governo MT – MT

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