Connect with us

MATO GROSSO

Governador sanciona lei que retira incentivos fiscais de empresas que aderirem à moratória da soja

Publicado

em

O governador Mauro Mendes irá sancionar o projeto de lei estadual nº 2256/2023, que restringe a concessão de benefícios fiscais a empresas que aderirem à moratória da soja no estado.

A sanção do projeto de lei será publicada no Diário Oficial do Estado na próxima segunda-feira (21.10).

A informação foi confirmada em entrevista ao programa Hora do Agro, da Jovem Pan News.

Para o governador Mauro Mendes, a sanção da lei representa um avanço para a produção em Mato Grosso.

“A Assembleia aprovou, e nós, como governo, vamos sancioná-la. Espero que, como consequência prática, essas empresas revejam suas posições no Brasil e respeitem a lei brasileira, e não se atenham a uma regra não prevista na legislação brasileira como forma de pressionar o mercado e, consequentemente, afetar a compra de produtos do agronegócio de Mato Grosso”, disse.

A moratória da soja é um acordo de 2006 firmado entre algumas empresas exportadoras, que veda a compra de soja plantada em áreas desmatadas da Amazônia, ainda que o desmate tenha ocorrido dentro da lei.

Mauro afirmou que o acordo desrespeita a lei brasileira, os cidadãos e os produtores.

“Há um ano o governo de Mato Grosso alertou que, caso as sanções contra o mercado e os produtos do estado persistissem, adotaria medidas recíprocas. Apesar de inúmeros diálogos e conversas nesse período, a suspensão dos mecanismos da moratória não resultou em ações práticas”, explicou.

O governador ainda enfatizou que o Brasil tem a legislação ambiental mais restritiva do mundo e que Mato Grosso cumpre rigorosamente o Código Florestal.

“No bioma Amazônico, o proprietário de terras pode usar apenas 20% da área, sendo obrigatório preservar os 80% restantes. A maioria dos produtores apoia a aplicação da lei, reconhecendo que o desmatamento ilegal prejudica o meio ambiente, a imagem do país e do estado, e impacta negativamente o agronegócio”, completou.

O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso – Aprosoja-MT, Lucas Costa Beber, parabenizou a decisão do governador e destacou a importância da medida.

“Essa decisão do governador Mauro, alinhada com o que ele sempre defendeu, representa um marco para o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso. Trata-se de uma medida justa que corrige uma distorção que se arrastava desde 2009, quando mais de 250 mil hectares foram desmatados ilegalmente, impactando o meio ambiente e prejudicando o desenvolvimento de diversos municípios”, declarou.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

SES conquista nível máximo da certificação de Modelo de Governança e Gestão Pública

Publicado

em

Por

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) conquistou, em 2024, o nível máximo da certificação de Modelo de Governança e Gestão Pública, emitido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O certificado de nível Bronze 4 será válido por dois anos.

A pontuação obtida pelo Fundo Estadual de Saúde de Mato Grosso foi potencialmente maior do que a registrada em anos anteriores. Em 2020 e 2021, a SES atingiu as notas de 72,43 e 74,16, respectivamente. Já em 2024, a nota subiu para 90,11, um aumento de mais de 20%.

O secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo, explicou que o impulsionamento da nota se deve às melhorias das práticas de gestão. “Mesmo durante a pandemia, a SES conseguiu obter boas pontuações e certificações positivas. No entanto, em 2024, registramos a nossa melhor performance e isso está relacionado ao aprimoramento da gestão de recursos e processos. Parabenizo todos os servidores da SES por esse desempenho”, declarou.

Conforme o Governo Federal, o Modelo de Governança e Gestão Pública é formado por padrões de referência para a gestão organizacional constituídos pela integração e compilação de boas práticas de gestão, visando ao aprimoramento organizacional, aperfeiçoamento dos fluxos e práticas, à maximização dos níveis de eficiência e efetividade e ao aumento da capacidade de geração de valor.

Em Mato Grosso, o Comitê de Aplicação do Modelo de Governança e Gestão Pública foi constituído pela Portaria nº 0185 de 2024.

O presidente do referido Comitê, Flávio Carvalho, enfatizou o esforço de diversas áreas para o alcance da nota e certificação. “A certificação ‘Bronze 4’ reconhece todo o valoroso trabalho que vem sendo desenvolvido pelos gestores e servidores da SES ao longo dos anos. A mais alta certificação neste ciclo é fruto da excelência do serviço público prestado, em setores que vão desde a Assessoria de Comunicação, que divulga e informa os usuários e a imprensa, até estudos e pesquisas do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde e práticas integrativas da Coordenadoria de Promoção e Humanização da SES”, avaliou.

Já a assessora responsável pelo NGER da SES, Claudete de Souza, destacou o trabalho da Secretaria para melhorar a performance na análise do Modelo de Governança e Gestão Pública. “Essa certificação não apenas valida o nosso compromisso com a excelência, mas também nos posiciona de forma ainda mais competitiva no cenário nacional. É um indicativo claro de que estamos no caminho certo e de que nossas ações têm gerado impactos significativos”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora