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MATO GROSSO

Governador dobra meta e autoriza 3.036 moradias em Lucas do Rio Verde

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O governador Mauro Mendes dobrou a meta para construção de apartamentos populares em Lucas do Rio Verde: além dos 1.536 cujas obras iniciaram nesta semana, serão construídos mais 1500.

A garantia foi dada nesta segunda-feira (18.07), a pedido do prefeito Miguel Vaz, durante o evento que marcou o início das obras do residencial Águas do Cerrado.

“O desafio foi aceito. Serão mais 1500 casas para Lucas do Rio Verde. E não só para Lucas, mas para todas as prefeituras que conseguirem viabilizar os projetos e os terrenos. Tenho dito aos prefeitos: podem correr atrás, porque nós somos parceiros”, declarou.

Mauro Mendes registrou que a meta é viabilizar 40 mil casas populares até o final deste mandato, via programa SER Família Habitação, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes.

A parceria funciona da seguinte maneira: as prefeituras viabilizam o terreno, o Estado subsidia até R$ 20 mil por cada moradia e o Governo Federal – via Caixa Econômica – faz o financiamento.

“Esses R$ 20 mil ajudam muito, porque muitas vezes o trabalhador de baixa renda não consegue, pagando aluguel, pagar também essa entrada inicial de 20% sobre o valor da casa. E é por isso que o Governo do Estado está subsidiando essa parte”, relatou.

De acordo com o governador, essa iniciativa vai permitir que muitas famílias de baixa renda em Mato Grosso conquistem o sonho da casa própria.

“Aqui é o seguinte: a gente estabelece a meta e supera a meta. Vamos trabalhar para realizar o sonho de milhares de pessoas que querem esta casa. Que Deus abençoe a todos e que possamos voltar daqui a dois anos para entregar essa moradia para todo mundo”, completou.

O residencial

No projeto residencial Águas do Cerrado serão construídos quatro condomínios, com 48 blocos no total.

Cada bloco terá quatro andares, com oito apartamentos em cada, totalizando 1.536 apartamentos.

O condomínio terá quiosques, salão de festas, guarita, pista de caminhada, praça com playground, academia ao ar livre, quadra poliesportiva, pista de skate e biblioteca itinerante.

Fonte: Governo MT – MT

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MATO GROSSO

Mato Grosso ocupa 4º lugar na promoção da educação étnico-racial nas escolas, segundo MEC

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Mato Grosso é, mais uma vez, destaque nacional na educação pública. O Estado ocupa o 4º lugar no ranking de Promoção da Equidade Racial na Educação com uma média de 65,9 pontos, muito acima da média brasileira de 48 pontos. Os dados foram divulgados no início desta semana, pelo Ministério da Educação (MEC), como parte da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq).

Na frente de Mato Grosso, aparecem os Estados de Rondônia (66.5 pontos), Distrito Federal (66,9) e Ceará (66,1).

Para a elaboração do ranking, o MEC formulou o índice Erer (Educação para as relações étnico-raciais), que avalia ações implementadas para a formação de professores, gestão escolar, material didático e financiamento para a educação étnico-racial das escolas das redes estaduais e municipais de ensino do país.

É a primeira vez em que um instrumento de análise dessas políticas educacionais é elaborado desde a criação da Lei nº 10.639/2003 (mais tarde alterada pela Lei nº 11.645/2008), que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas.¿

Segundo o diagnóstico, 16 das 27 redes estaduais de ensino (59,3%) disseram levar em consideração o efeito do racismo no desempenho dos alunos ou formular políticas para combater as desigualdades na aprendizagem. Já entre os municípios, 58,6% disseram levar isso em conta.

Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o resultado reflete as ações que valorizam a diversidade e combatem a discriminação como parte do Programa EducAção 10 Anos e da Política Antirracista desenvolvida em todas as 648 escolas da Rede Estadual, que incluem 05 unidades quilombolas e 70 indígenas.

“Fazemos uma abordagem da temática étnico-racial de forma transversal e contínua no currículo escolar ao longo de todo o ano letivo nas unidades escolares do estado”, disse.

Ações da Seduc

Em Mato Grosso, as ações de educação étnico-racial estão alinhadas à Política Antirracista e foram incorporadas aos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) das escolas. Como apoio pedagógico, estão disponíveis em formato online o Caderno Pedagógico, as eletivas Ciências e Saberes Quilombolas Educação Escolar Quilombola e o Caderno Pedagógico: Educação Escolar Quilombola para os anos finais do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio.

Em 2024, a Seduc ofertou 340 horas em 15 cursos de formação a profissionais atuantes em todas as funções, sendo 03 deles em que a temática central foi equidade. Nos demais, o tema foi trabalhado de maneira indireta com focos similares ou complementares, atendendo mais de 25 mil servidores, o que representa 70% da rede.

Alan Porto destacou também que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai lançar, na primeira semana de dezembro, a cartilha “Mato Grosso: Por uma Educação Antirracista”. O material será disponibilizado em formato online e marcará um momento estratégico para desassociar o tratamento dessa temática exclusivamente ao mês de novembro, quando se comemora o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro.

Outra ação nesse sentido, que está em andamento, é o curso de Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Quilombolas, através do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso e o MEC. Serão ofertadas 3.750 vagas gratuitas. As inscrições encerram-se no dia 15 de dezembro de 2024, e a aula inaugural será realizada no dia 05 de dezembro, com transmissão pelo YouTube.

Para o ano de 2025, a Seduc também planejou um cronograma de ações com encontros presenciais e virtuais para reforçar a importância de integrar essas temáticas às práticas pedagógicas de maneira contínua e efetiva.

“Com isso, a rede estadual de ensino reafirma o compromisso com uma educação mais inclusiva, plural e consciente, promovendo o letramento racial e valorizando as contribuições históricas e culturais dos povos afro-brasileiros, africanos e indígenas, conforme determina a legislação vigente. Uma realidade que começa na matrícula com a declaração de raça dos estudantes, garantindo informações completas e atualizadas”, conclui Alan Porto.

Fonte: Governo MT – MT

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