Connect with us

MATO GROSSO

Governador defende eficiência e que Brasil lidere setor da economia verde

Publicado

em

A fala ocorreu durante a terceira edição do Summit Valor Econômico Brazil – USA, em Nova Iorque (EUA), nesta quarta-feira (15.05).

Mauro participou do painel “Invest In Brazil: as oportunidades dos governos”. O objetivo do encontro é debater sobre as oportunidades e desafios atuais no cenário econômico brasileiro, e abordar as principais iniciativas que podem impulsionar o crescimento sustentável do país.

“O Brasil se posiciona estrategicamente para se destacar no cenário global, impulsionando um desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo, mas que precisa assumir por completo esse protagonismo. Mato Grosso segue vivenciado um crescimento econômico significativo nos últimos anos, impulsionado principalmente pelo agronegócio, investindo em logística e infraestrutura. Hoje nós temos uma grande responsabilidade social de atuar junto a uma política de preservação que busca reduzir drasticamente os riscos ambientais e a escassez ecológica.”, afirmou.

Segundo o governador, o Estado de Mato Grosso tem focado em trazer eficiência à gestão pública, como forma de melhorar a qualidade de vida da população e trazer investimentos.

“Mato Grosso tem um grande potencial de desenvolvimento e crescimento, mas para isso é necessário continuar investindo com responsabilidade e eficiência. Ser eficiente é arrecadar melhor, gastar melhor, e fazer todas as demais políticas públicas, gerando qualidade de vida e desenvolvimento. Hoje 20% de tudo que arrecadamos em impostos se transforma em investimentos”, ressaltou.

O governador reforçou os potenciais de Mato Grosso para a atração de investimentos, ao lembrar que o estado já é o maior produtor de etanol de milho do país, e o segundo em etanol de cana.

“Temos perspectiva de nos tornar o maior produtor de biocombustíveis do país, e com isso contribuir para a descarbonização, que é um esforço mundial. Temos oportunidades na área de concessões, de mineração, e em muitas outras. Mato Grosso tem um modelo de Brasil que dá certo”, completou.
Também participaram do painel os governadores: Helder Barbalho (Pará), Claudio Castro (Rio de Janeiro), Ratinho Junior (Paraná), Tarcísio de Freitas (São Paulo), Raquel Lyra (Pernambuco) e o secretário de Fazenda do município de São Paulo, Luis Felipe Arellano.

Agenda nos Estados Unidos

Nesta quinta-feira (16), Mauro deverá se encontrar com a equipe da Google Cloud e do parceiro Xertica, para falar sobre as soluções inovadoras para os atuais desafios e necessidades do governo.

O governador retorna para o Brasil no próximo sábado (18), retomando o comando do Executivo Estadual.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

TJMT mantém prisão preventiva de integrante de facção criminosa

Publicado

em

Por

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso negou pedido de Habeas Corpus a homem flagrado com droga, na presença de sobrinha menor de 14 anos. A manutenção da prisão preventiva referendou a decisão liminar, que sustentou que o réu oferece risco à ordem pública e histórico de relação com uma facção criminosa. O julgamento da revisão criminal ocorreu no último dia 10 de setembro, na Segunda Câmara Criminal. 
 
Preso em flagrante no dia 28 de junho deste ano, por portar duas porções de maconha, um homem teve a prisão convertida para preventiva, pelo juiz plantonista da Comarca de Rondonópolis. A medida foi considerada desproporcional pela defesa do réu, que recorreu da decisão ao alegar que a quantia era uma evidência que era para consumo próprio, considerada uma infração de menor potencial ofensivo com o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Ao fim da requisição, a defesa solicitou que a prisão fosse convertida em medidas cautelares alternativas.
 
Ao analisar o caso, o relator do pedido, desembargador Rui Ramos Ribeiro, destacou que o risco à ordem pública ficou evidenciado no julgamento do magistrado plantonista da ocasião. Consta da ocorrência que, além de a situação ter indicativos de comércio de entorpecentes, o réu também cometeu crime de corrupção de menor, por estar na companhia de uma menor de 14 anos. 
 
Os antecedentes do acusado também contribuíram para manter a prisão. O homem ostenta inúmeros registros criminais e já foi condenado à pena de mais de 26 anos de detenção. “Portanto, a sua personalidade voltada para a prática de crimes. A manutenção da prisão provisória é necessária para evitar a reiteração delitiva do agente”.
 
Conforme o histórico criminal, o homem integrava uma facção criminosa e era o responsável pela execução dos castigos e decretos de morte àqueles que “descumpriam” o ordenamento imposto pelo grupo criminoso. O homem também utilizaria seu veículo para desovar corpos e também seria responsável por recolher taxas de comerciantes e coletar dinheiro da venda de entorpecentes nas ‘bocas de fumo’.
 
“Em análise das provas carreadas chega-se a conclusão de que a manutenção da prisão cautelar do paciente é medida que se impõe, diante da necessidade de se garantir a ordem pública, mormente em se considerando a gravidade dos crimes e o evidente risco de reiteração delitiva”, escreveu o desembargador.
 
O magistrado ainda afirmou estar convencido de que a decisão apresenta-se devidamente motivada, inexistindo qualquer constrangimento ilegal. “Aliás, na hipótese, as investigações estão no nascedouro e a soltura do paciente, liminarmente, é prematura e pode prejudicar o deslinde do caso em discussão”.
 
Priscilla Silva
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT 
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora