Connect with us

MATO GROSSO

Gestão por OKRs adotada pelo PJMT ganha Premiação Agilidade Brasil 2024

Publicado

em

O Poder Judiciário de Mato Grosso foi destaque na Premiação Agilidade Brasil 2024, categoria Órgãos Estaduais, honraria concedida durante Agile Trends Gov 2024, na noite desta terça-feira (20 de agosto), em Brasília (DF). A Gestão por OKR adotada pelo Judiciário mato-grossense ganhou o terceiro lugar e passa a ter selo digital “Cases mais ágeis do Brasil”. 
 
O prêmio foi recebido pela juíza Viviane de Brito Rebello, que atua como juíza-auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e é coordenadora do Laboratório de Inovação do TJMT (Inovajus/TJMT) e, pelo coordenador de Planejamento, Afonso Maciel, e servidores da Coplan. 
 
“Esse prêmio é um reconhecimento de que a inovação acontece o tempo todo no Tribunal de Justiça, e que procuramos constantemente melhorias às rotinas do tribunal. O TJMT está sempre em busca de ferramentas e meios de trabalhar de maneira cada vez mais eficiente e eficaz para atender a sociedade mato-grossense”, enalteceu a magistrada. 
 
A Premiação Agilidade Brasil é considerada o principal reconhecimento aos órgãos que praticam agilidade e as melhores práticas de gestão, valorizando instituições e profissionais que contribuem ao desenvolvimento do setor público e da sociedade brasileira. A edição 2024 visa premiar iniciativas de gestão inovadora e boas práticas ESG (Ambiental, Social e Governança). 
 
Realizada em Brasília (DF), a Agile Trends Gov 2024 teve como tema central “Agilidade, Inovação e Inteligência Artificial (IA) para o Setor Público” e é considerada a principal conferência que reúne cases repletos de resultados e permite o compartilhamento de aprendizados por gestores e especialistas de instituições de todo Brasil. Nesta edição, o evento reuniu cerca de 2.000 pessoas, representando aproximadamente 300 instituições que expuseram 200 cases de agilidade exitosos. 
 
O evento abordou as tendências em gestão e soluções baseadas em IA, mostrando inovações transformadoras que estão impulsionando mais dinamismo à administração pública, causando impactos positivos na sociedade. Tudo isso por meio de dezenas de palestras, workshops e debates que proporcionaram oportunidades para trocas de experiências entre “agilistas”, técnicos e gestores que vivenciam metodologias ágeis nas rotinas funcionais. 
 
O TJMT, inclusive, integrou a extensa programação do evento por meio da palestra “Gestão por OKR no Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso”, oportunidade em que o coordenador de Planejamento do TJMT (Coplan/TJMT), Afonso Maciel, apresentou do conceito à implementação prática da gestão por OKR no TJ, mostrando como essa ferramenta é utilizada para gerir e planejar estrategicamente os processos de negócios do Poder Judiciário, possibilitando criar e acompanhar as metas estabelecidas, definir objetivos específicos e mensurar resultados de forma flexível, eficiente e objetiva. 
 
“A gestão por OKRs é uma metodologia que permite alinhar as atividades e esforços de todas as áreas da organização em direção a objetivos estratégicos comuns. Isso é fundamental para garantir que todos os colaboradores estejam direcionados para as mesmas metas, evitando esforços duplicados e aumentando a produtividade”, explicou. “A metodologia de OKRs estimula as equipes a serem mais ambiciosas e desafiadoras, sempre buscando superar suas próprias expectativas e resultados anteriores. Isso não só eleva o desempenho individual e coletivo, como também reforça o compromisso com a excelência no serviço público. No TJMT, representa um avanço significativo na gestão estratégica do tribunal, promovendo maior eficiência, foco, engajamento e inovação, com impactos diretos na qualidade do serviço prestado à sociedade”, completou. 
 
Também participaram desse importante evento, os servidores da Coplan/TJMT, Marcelo Miranda, Anderson Cristiano Neisse, Rúbia Daniela Francisca da Costa e Claudete Silva de Oliveira. 
 
Critérios de Avaliação – Os cases foram avaliados por especialistas, gestores, servidores e formadores de opinião do setor, todos com extensa experiência em agilidade, gestão pública e tecnologia, análise baseada em quatro critérios: resultados e impactos: (conforme evidências apresentadas), grau de desafio (relevância e complexidade), inovação em práticas de agilidade e gestão (quão inovadoras as iniciativas são em relação às práticas já utilizadas e difundidas no mercado) e aprendizado gerado (potencial das ideias e soluções serem reaproveitadas total ou parcialmente em outros contextos). 
 
Programação – A programação do Agile Trends Gov 2024 foi dividida em duas grandes trilhas: Agile Trends Teams e Agile Trends Management, cada uma com um enfoque específico, visando atender as diferentes necessidades dos profissionais e gestores públicos. 
 
A trilha Agile Trends Teams focou em compartilhar cases e aprendizados no setor público, além de explorar a gestão de projetos, produtos e portfólio, práticas ágeis, e o desenvolvimento de pessoas e da cultura ágil. O evento também promoveu debates entre gestores e especialistas e a aplicação da inteligência artificial para ampliar resultados, fechando com temas de comunicação, UX e relacionamento com o cidadão, além de métricas e indicadores. 
 
Já a trilha Agile Trends Management abordou liderança, gestão de pessoas, estratégias de gestão e governança sustentável. Foram discutidas as tendências de contratação, automação em projetos, transformação digital e a importância dos laboratórios de inovação e parcerias com startups. 
 
Além das palestras e painéis, o evento ofereceu uma vasta agenda de workshops e espaços dedicados ao networking, oferecendo aos participantes a oportunidade de expandir conhecimentos e trocar experiências. 
 
OKR significa “Objectives and Key Results” (Objetivos e Resultados-Chave). É uma metodologia de gestão que ajuda empresas e equipes na definição e acompanhamento de metas. Dessa forma, são definidos os objetivos por meio de metas qualitativas que a instituição queira alcançar assim como os chamados resultados-chave, estabelecendo métricas quantitativas que indicam se o objetivo está sendo alcançando. Os OKRs são revisados regularmente para avaliar o progresso e fazer ajustes conforme necessário. 
 
Talita Ormond 
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT 
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Bombeiros localizam corpo de jovem que desapareceu no Rio Teles Pires

Publicado

em

Por

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) localizou, na tarde desta quinta-feira (21.11), o corpo de uma mulher de 21 anos, vítima de afogamento no Rio Teles Pires, nas proximidades da ponte da MT-222, na zona rural de Sinop (a 443 km de Cuiabá).

A mulher estava desaparecida desde a manhã de quarta-feira (20.11), quando a equipe do 4º Batalhão Bombeiro Militar (4º BBM) foi acionada por uma testemunha para o resgate. A testemunha relatou que a vítima saltou de uma plataforma flutuante para o rio, emergiu brevemente com os braços para cima e, em seguida, submergiu, não sendo mais vista.

Imediatamente, os bombeiros militares se deslocaram até o local e iniciaram as buscas subaquáticas no ponto indicado como local do afogamento. Os mergulhadores realizaram buscas durante o dia, mas não obtiveram sucesso, retornando nesta quinta-feira para dar continuidade às operações.

O corpo foi encontrado a aproximadamente 6 km do último ponto de avistamento, boiando no rio. Os bombeiros militares retiraram a vítima da água e a conduziram até as margens do rio, onde o corpo foi entregue à Politec para os procedimentos legais. A Polícia Civil também foi acionada.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora