Connect with us

Cuiabá

Gestão Emanuel Pinheiro aumenta volume da coleta seletiva em Cuiabá em 289% em um ano de trabalho

Publicado

em

Por meio de um trabalho planejado e com ações contínuas de fortalecimento, a Prefeitura de Cuiabá conseguiu aumentar em 289% o volume de coleta seletiva na capital. De acordo com levantamento da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), em um ano, a quantidade de materiais recolhidos saltou de 1.131 toneladas para 4.399 toneladas.

O serviço de coleta seletiva é realizado em conjunto com quatro cooperativas de reciclagem, que alcançam, diariamente, em cerca de 89 condomínios, empresas privadas, além de algumas comunidades. O Município possui, neste momento, parceria com a Coopemar, Acamarc, Coorepam e CoopUnião.

“Somente neste ano, nossa equipe já visitou quase 30 condomínios e residenciais interessados em adotar a coleta seletiva. Muitos deles já estão com o trabalho em andamento e outros também seguirão esse caminho. É um processo contínuo, potencializado pela gestão Emanuel Pinheiro, e que vamos levar para toda cidade”, explica o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite.

O crescimento do volume de materiais coletados é fruto da inicialização de um plano de fomento à coleta seletiva. Entre as ações que ajudam neste resultado estão, por exemplo: a entrega de quatro caminhões às cooperativas, com motoristas e coletores; aluguel de barracões para operação; e disponibilização de maquinários de limpeza.

Somado a isso, a metodologia de implantação do serviço também possui papel de destaque. O processo coordenado pela Limpurb passa pela atuação da equipe de educação ambiental, mediação entre os beneficiados e as cooperativas, e ainda definição da frequência da prestação do serviço.

AÇÕES CONJUNTAS

Garantir um tratamento adequado ao lixo produzido em Cuiabá tem sido uma política contínua da gestão Emanuel Pinheiro. Desde 2017, diversas ações foram implementadas na rotina da cidade, avançando da tradicional coleta domiciliar “porta a porta” para atividades que potencializam o desenvolvimento de práticas sustentáveis.

Em seis anos, ao menos dez iniciativas inéditas foram implantadas. A lista possui, por exemplo, a revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que ajuda no planejamento, pelos próximos 20 anos, de ações voltadas aos cuidados com resíduos sólidos. Veja as ações desenvolvidas:

– Atualização do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

– Desativação do aterro sanitário (cerca de 30 anos funcionando incorretamente)

– Licitação para implantação do Ecoparque Pantanal

– Balsa Ecológica

– Lixeiras subterrâneas

– Renovação da frota de caminhões da coleta domiciliar

– Caminhões para coleta seletiva

– Quase 50 Pontos de coleta de vidro

– Recicla Cuiabá (pontos de coleta de recicláveis)

– Criação do programa Cata-treco

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora