Connect with us

MATO GROSSO

Gefron promove curso de ações especializadas de fronteira para profissionais de nove estados e do Paraguai

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) deu início, nesta segunda-feira (26.08), à 18ª edição do Curso de Unidades Especializadas de Fronteira, ministrado pelo Grupo Especial de Fronteira (Gefron). A aula inaugural ocorreu no auditório do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), em Cuiabá. Participam 29 profissionais de segurança pública de nove estados e do Paraguai.

Após a aula inaugural, os alunos darão continuidade ao curso na Base Operacional do Gefron, em Porto Esperidião (326 km de Cuiabá), na região de fronteira entre o Brasil e a Bolívia, durante 15 dias. Os estados brasileiros que participam, além de Mato Grosso, são o Acre, Amazonas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O objetivo do curso é trabalhar o combate à criminalidade em casos específicos que envolvem as regiões fronteiriças, por meio das Unidades Especializadas de Fronteira e pelo Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas, trabalhando com a prevenção, controle e repressão dos crimes praticados nas áreas de fronteira do país.

O coordenador do Gefron, tenente-coronel Manoel Bugalho Neto, responsável pela palestra da aula inaugural, destaca a importância das operações realizadas nas fronteiras para a segurança da população que vive nessas regiões. Além disso, salienta a necessidade constante de qualificação dos profissionais.

“Buscamos promover a integração dos operadores de vários estados brasileiros e de outros países. Neste curso, inclusive, temos dois policiais do Paraguai. Essa qualificação resulta na melhor prestação de serviço à comunidade e reforço na segurança nas regiões de fronteira”.

Ainda na aula inaugural foi discutido o tema “Direitos Humanos e Meio Ambiente”, com o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Paulo Dias de Moura Ribeiro.

O curso consiste em uma parceria entre a Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).

*Sob supervisão de Fabiana Mendes

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Polícia Civil busca pedreiro que matou companheira em Rondonópolis

Publicado

em

Por

A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Rondonópolis realiza buscas pelo paradeiro do homem que matou a companheira a golpes de marreta, na noite desta quarta-feira (20.11), na cidade.

Francisca Pereira da Silva, de 38 anos, foi agredida dentro de casa, no bairro Jardim Vetorasso, no final da noite de quarta-feira, pelo companheiro, Antônio Sousa de Jesus, 57 anos. Ele usou uma marreta e depois uma picareta para desferir os golpes contra Francisca.

A vítima chegou a ser socorrida pelo Samu ao Hospital Regional de Rondonópolis, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu logo após dar entrada na unidade de saúde.

Francisco fugiu em uma motocicleta Honda CG 125, logo após o crime.

A equipe da DHPP está com as diligências para localizar o pedreiro. Quem tiver informações que possam levar ao paradeiro de Francisco, pode entrar em contato com o disque denúncia da Polícia Civil, pelo 197, ou no telefone da DHPP: (66) 98156-0028.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora