Connect with us

BRASIL

GDF veta parte da lei que cria política distrital de combate ao racismo em estádios

Publicado

em

GDF veta parte da lei que cria política distrital de combate ao racismo em estádios
Caio Barbieri

GDF veta parte da lei que cria política distrital de combate ao racismo em estádios

No dia em que se celebra o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial (3), a governadora em exercício, Celina Leão (PP) , sancionou parcialmente a lei que institui a Política Distrital “ Vinícius Jr ” de combate ao racismo nos estádios e arenas esportivas do DF.

“Hoje, sancionei a Lei Vinícius Júnior, fortalecendo nosso combate ao racismo nos eventos esportivos do DF. O DF segue dando um grande exemplo no Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial. Nosso governo está comprometido em construir um futuro onde cada pessoa, independentemente de cor ou origem, possa prosperar sem discriminação”, registrou a governadora.

No entanto, segundo o deputado distrital Max Maciel (PSol) , autor da proposta, alguns vetos importantes foram aplicados, o que poderá impedir a realização de campanhas de conscientização e até mesmo a punição de racistas.

“Vamos lutar para derrubar esses vetos aqui na Câmara Legislativa e garantir que essa política seja implementada. Não podemos aceitar tamanho retrocesso na capital do país”, disse.

Os artigos vetados previam ações de combate ao racismo durante eventos esportivos, como campanhas educativas, divulgação de políticas públicas para vítimas de racismo e a interrupção da partida em caso de racismo.

Além disso, estabeleciam um protocolo de combate ao racismo, com orientações para acolhimento e proteção das vítimas, bem como um rito claro para medidas ágeis de responsabilização e prevenção.

Segundo Maciel, os vetos contrariariam iniciativas já adotadas em outros estados, como o Rio de Janeiro, que desde 2023 conta com a Lei Vini Jr.

The post GDF veta parte da lei que cria política distrital de combate ao racismo em estádios first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora