Connect with us

MUNDO

Gaza: governo estuda retirada de brasileiros da região de guerra

Publicado

em

Soldados israelenses lançam mísseis na fronteira de Gaza
Reprodução Twitter/X

Soldados israelenses lançam mísseis na fronteira de Gaza

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), iniciou uma conversa diplomática para resgatar os brasileiros que vivem na Faixa de Gaza e que querem voltar ao Brasil. As negociações estão sendo feitas com o Egito, para que seja possível que os cidadãos viagem de carro até o país árabe para fugir da área de guerra .

A Faixa de Gaza faz fronteira com o Egito, o que possibilitaria a viagem proposta pelo governo brasileiro. Uma vez fora da região de guerra, os cidadãos resgatados retornariam ao Brasil .

A medida é vista com urgência, uma vez que há a previsão de que Israel invadirá a Faixa de Gaza em breve . A chegada do exército israelense na região resultará em milhares de mortes , principalmente do lado dos palestinos.

Até o momento, não se tem o número exato de brasileiros que vivem na região, e quantos deles optaram por voltar ao Brasil. Vale ressaltar que muitos deles possuem outras nacionalidades, e que vivem na região há anos, construindo família, e que não querem abandonar o locar.

O Brasil segue fazendo os acordos, sendo representado pelo escritório que possui em Ramallah, na Cisjordânia.

A fuga pelo Egito é a única maneira possível, uma vez que as saídas por Israel estão bloqueadas. Isso impossibilitou que os brasileiros que estão na Faixa de Gaza conseguissem chegar ao aeroporto de Tel Aviv, local que o Ministério da Defesa e o das Relações Exteriores vai enviar seis aviões de repatriamento dos cidadãos nacionais, que vivem em Israel.

Por outro lado, a região de Gaza não pode receber voos. O aeroporto encerrou as operações sob ordem de Israel. Ele foi bombardeado em 2002.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora