O município de Sorriso realizou nesta sexta-feira (18), o I Encontro Municipal da Rede de Atendimento à População em Situação de Rua. O evento, é alusivo ao dia 19 de agosto de 2004, data marcada pelo “Massacre da Sé”, em que sete pessoas foram mortas de forma brutal e oito ficaram gravemente feridas, enquanto dormiam na Praça da Sé, em São Paulo (SP), a data representa também o Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua.
“O público existe, necessita ser tratado e debatido. Precisamos tirar esse olhar de preconceito social desse grupo de pessoas e trabalhar essa situação através das ações de políticas públicas voltadas ao ser humano. Em Sorriso estamos com uma equipe forte da Assistência Social em parceria com nosso prefeito Ari Lafin, engajada nesse enfrentamento para tentar minimizar os danos causados a essas pessoas em situação de rua”, destacou, secretária de Assistência Social e primeira-dama Jucélia Ferro.
A programação realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), aconteceu no Auditório da Faculdade Atenas, e contou com a presença do prefeito Ari Lafin, secretária de Assistência Social e primeira-dama Jucélia Ferro, promotor público Márcio Florestan, representando o Legislativo Diogo Kriguer, representantes das Forças de Segurança através do comandante da Polícia Militar Jorge Almeida, Corpo de Bombeiros sargento Talmir, secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura e convidadas da regional de Sinop da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).
“É um problema que tem muitas interfaces e não podemos deixar de dialogar em prol do fortalecimento das políticas pública em âmbito municipal de atendimento às pessoas que vivem em situação de rua, buscando integração e mais investimentos para que essas pessoas tenham acesso a seus direitos fundamentais e sociais nessa situação de vulnerabilidade” enfatizou, promotor público Márcio Florestan.
Na solenidade, foram realizados debates e palestras ministradas pelas convidadas Andreia Trevizan e Cristina Saito, sobre assuntos relacionados a Política Nacional para a População em Situação de Rua, Política de Assistência Social, Serviço Especializado em Abordagem Social e a Compreensão do Fenômeno da Rua.
“A Política Nacional está em processo de implementação em nosso Estado, buscando fomentar a criação dos comitês dos municípios para que juntos possam se estruturar e articular as melhorias dos serviços regionais que dão apoio a essas pessoas que vivem em situação de Rua” destacou, a superintendente de serviços socioassistenciais (Setasc), Cristina Saito.
No levantamento feito em 2022, pelo Instituto Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), mostrou que no Brasil houve um aumento na população de Pessoas em Situação de Rua, que chega a mais de 281 mil habitantes. Em Sorriso, são realizadas diariamente abordagens sociais, através da equipe de técnicos e assistentes sociais da Secretaria de Assistência Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Secretaria de Segurança Pública, formada por Guardas Municipais, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, que atuam em vários pontos da cidade na intenção de tirar essas pessoas das ruas, alguns optam por permanecer nessa condição.
“Somos um Município que está crescendo rapidamente e não podemos esquecer que também temos problemas sociais, estamos trabalhando de forma em parceria com diversos órgãos e secretarias para tentar superar essa dificuldade e assistir essas pessoas que estão nas ruas, sofrendo com a desigualdade e grande vulnerabilidade” ressaltou prefeito Ari Lafin.