Connect with us

Sorriso

Frota de ônibus escolares passam por vistoria para o retorno do 2º semestre

Publicado

em

Veículos passam por vistorias semestrais sempre que antecede o período letivo

Durante toda essa semana, os mais de 80 ônibus escolares, que realizam o transporte dos 5.253 alunos, da rede Municipal e Estadual de ensino, passaram por vistoria/inspeção veicular para o 2º semestre de 2023, que inicia na próxima segunda-feira (17). A ação foi executada pela Comissão Técnica de Fiscalização do Transporte Escolar, que integra o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) e Guarda Municipal, seguindo a legislação de verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança necessários para a condução coletiva de transportes escolares.

Sorriso conta atualmente, com uma frota própria de veículos 100% renovada. Durante a checagem foram verificadas as condições de 40 itens de segurança, como: cintos, poltronas, extintores, pneus, sinalização, tacógrafos, dentre outros itens obrigatórios exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A inspeção acontece a cada seis meses e tem o objetivo de garantir maior segurança e qualidade no transporte dos alunos que precisam, diariamente, de locomoção até as unidades de ensino. A ação faz parte do cronograma de retorno das aulas no município, segundo a secretária de Educação, Lúcia Drechsler.

“Toda nossa frota de ônibus já está devidamente checada, item por item, e apta a retomarmos o ano letivo com segurança. Essa é uma preocupação que a gente tem com nossos estudantes e os pais também, que tem a certeza de que seus filhos estão sendo transportados de forma responsável e segura” ressaltou.

A vistoria é realizada também nos veículos reservas, para casos de substituição, de acordo com uma das exigências da Administração, como destaca o diretor de Transporte Escolar, Gerson.

“Essa vistoria é obrigatória, além de muito importante. Nessa etapa são checados e testadas todas as questões logísticas e mecânicas de cada um dos transportes, dando ainda mais garantia de segurança aos estudantes sorrisenses, que ganham com o comprometimento e o cuidado da gestão” destacou.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

Inematt inaugura serviço de hemodiafiltração por alto volume

Publicado

em

Por

O Instituto Nefrológico de Sorriso (Inematt) inaugurou nesta manhã, 7 de novembro, o serviço de hemodiafiltração de alto volume. O método, explica o médico nefrologista Vitor Carlos Souza Vieira, é mais eficiente por ter um filtro maior, o que possibilita a eliminação de mais toxinas do organismo de pessoas em diálise. Inicialmente, cinco pacientes passam a fazer a diálise pelo método, quatro são de Sorriso e um de Itanhangá.

Vieira destaca que a hemodiafiltração de alto volume é o tratamento que mais se aproxima da função fisiológica de um rim normal. “É uma modalidade relativamente nova e vem se destacando por oferecer um aumento significativo na sobrevida dos pacientes renais que fazem hemodiálise; o método também proporciona menos efeitos colaterais do que a diálise comum, reduzindo o surgimento de dores de cabeça, náuseas e astenia durante e após as sessões, e o risco de queda de pressão arterial, diminuindo também o risco de internamento”, frisa.

O procedimento é recomendado principalmente para pessoas que têm maior risco cardiovascular e insuficiência cardíaca, hiperfosfatemia não controlada, amiloidose e polineuropatia por acúmulo de toxinas urêmicas, instabilidade hemodinâmica durante a diálise, anemia associada à inflamação.

Responsável pelo Instituto em Sorriso, Vieira destaca que a clínica é pioneira no médio norte/norte do Estado no procedimento. “Há dois espaços em Cuiabá que disponibilizam a hemodiafiltração de alto volume, um é o próprio Inematt de Várzea Grande e além disso só encontramos esse tratamento em grandes centros como São Paulo , Rio, Brasília, Curitiba, Porta Alegre, dentre outros; então esse serviço aqui em Sorriso é um grande diferencial para pacientes em diálise”, destaca.

O profisisonal pontua ainda a importância do trabalho desenvolvido pelo prefeito Ari Lafin e o secretário de Saúde, Luis Fábio Marchioro para a instalação do Inematt em Sorriso. “Dividimos essa conquista com a sociedade e agradecemos o apoio do prefeito e de toda a equipe para a instalação do Instituto e no avanço desse tratamento”, finaliza.

Hoje, Sorriso tem 36 pacientes em atendimento no Instituto. Além disso, há pacientes de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Nova Ubiratã e Tapurah.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora