Economia
Franquias: Confira as novidades na ABF Franchising Expo 2023
Publicado
1 ano atrásem
Por
oestenewsSegundo a Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising referente ao primeiro trimestre deste ano, realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, o mercado de franquias registrou uma expansão de 17,2% em seu faturamento nominal no 1º trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. A receita passou de R$ 43.380 bilhões para R$ 50.854 bilhões. Todos os 12 segmentos listados pela ABF cresceram dentro do período pesquisado.
O aumento das franquias também reflete no mercado de trabalho. A geração de emprego aumentou 12,6% em 2022. O número de pessoas empregadas saltou de 1.411.319 para 1.589.276. Já em relação a 2019, o crescimento foi ainda maior, de 17,0%. Confira as principais redes que estarão no evento, no Expo Center Norte, em São Paulo:
Ad Clinic
- Rede de clínicas de estética fundada em 2014, com mais de 100 unidades comercializadas. Apresenta um novo modelo de negócio, voltado para profissionais da área, com investimento a partir de R$152 mil, os 10 primeiros contratos fechados depois do evento serão isentos de taxa de franquia.
- Investimento inicial: a partir de R$ 152 mil, já com a taxa de franquia
- Faturamento médio mensal: de R$ 80 mil
- Prazo de retorno: 13 meses
- Estande na feira: M081
Anjos Colchões & Sofás
- Fundada em 1990, e com 280 lojas comercializadas, atende os mais rigorosos padrões e normas internacionais de qualidade e segurança. Pela primeira vez, a marca levará para feira um formato de negócio mais enxuto, chamado de modelo Smart.
- Investimento inicial: a partir de R$279 mil, já com a taxa de franquia
- Faturamento médio mensal: R$ 100 mil
- Prazo de retorno: 8 a 18 meses
- Estande na feira:L063
Magnólia Papelaria
- A maior franquia de papelaria organizacional vai apresentar na edição deste ano o principal modelo de negócio, o quiosque. No stand, a marca vai expor exatamente o ponto de venda que pode ser instalado nos shoppings, aeroportos, inclusive com produtos e vitrine completa. Para quem fechar negócio até dia 31/07, eles oferecem uma taxa de franquia de 35 mil, por 30 mil, sendo 20 mil de taxa e 10 mil revertidos em crédito na compra de estoque de reposição.
- Investimento inicial: a partir de R$ 130 mil, já com a taxa de franquia
- Faturamento médio mensal: R$ 49.224,58
- Prazo de retorno: 23 meses
- Estande na feira: E051
Sestini
- Há 29 anos no mercado, a empresa referência em malas, bolsas, mochilas e acessórios, estará presente no evento apresentando três modelos de negócio, que fazem parte do plano de expansão da marca em todo o país. A grande novidade é o formato Light, estimado em R$ 400 mil e aplicável em pontos comerciais adequados à estratégia da companhia.
- Investimento inicial: a partir de R$ 400 mil, já com a taxa de franquia
- Faturamento médio mensal: cerca de R$ 100.000,00
- Prazo de retorno: de 24 a 36 meses
- Estande na feira: H137
The Kids Club
- É uma rede de franquias criada na Inglaterra, especializada no ensino de inglês para crianças a partir de 18 meses, oferecendo cursos para alunos até os 12 anos, além de certificação internacional e intercâmbio exclusivo na Inglaterra. Atua no Brasil há 29 anos com 39 unidades em funcionamento. Os franqueados podem operar em formato home based.
- Investimento inicial: R$23.500,00 (taxa de franquia inclusa)
- Faturamento médio mensal: R$ 13.200,00
- Prazo de retorno: 12 a 24 meses
- Estande na feira: MF24
SPA Express
- A rede é uma microfranquia home based que atende em domicílio e se tornou uma das maiores do país. A empresa oferece serviços de drenagem linfática corporal e facial, massagens relaxantes com técnicas exclusivas, drenagem para idosos, cuidados para gestantes e tratamentos estéticos para o pós-operatório. Em 2022, o SPA Express faturou R$ 8,3 milhões com previsão de alcançar R$10 milhões em 2023.
- Investimento inicial: a partir de R$ 46.255,00 (taxa de franquia inclusa)
- Faturamento médio mensal: R$15.000,00
- Prazo de retorno: entre 10 e 14 meses
- Estande na feira: MF15
OdontoCompany
- Fundada em 1990, é a maior rede de franquias de odontologia do mundo, com mais de 2000 unidades comercializadas. Há 30 anos no mercado, é reconhecida pelo pioneirismo em implantar técnicas que utilizam a mais alta tecnologia.
- Investimento inicial: a partir de R$ 120.000,00 (taxa de franquia inclusa)
- Faturamento médio mensal: R$ 68.000,00
- Prazo de retorno: 16 a 20 meses
- Estande na feira: I061
CredFácil
- Criada em 2004, a empresa atua no ramo de serviços financeiros e seguros pesando em soluções financeiras para as pessoas que precisam de crédito. Em 2022, faturou R$ 220 milhões e a perspectiva para 2023 é um faturamento de R$ 350 milhões e visa vender ainda este ano mais 300 operações. Entre os modelos está o home based, que tem o investimento inicial a partir de R$19.997, para os frequentadores da feira a marca terá condições especiais.
- Investimento inicial: a partir de R$ 19.997 mil, já com a taxa de franquia
- Faturamento médio mensal: R$ 130 mil
- Prazo de retorno: 6 meses
- Estande na feira: K174
Botocenter
- Para a primeira participação, a empresa de estética especializada na aplicação de toxina botulínica, oferecerá desconto de 50% na taxa de franquia para os investidores que assinarem pré-contrato até 30 de setembro e garantirá frascos de toxina botulínica para os primeiros atendimentos realizados na nova unidade, ativação das mídias digitais e treinamento presencial. As condições foram desenvolvidas exclusivamente para a feira. Durante o evento, será possível conhecer os três modelos de franquias que disponibiliza:Clínica Shopping, Loja Compacta e Store in Store.
- Investimento inicial: a partir de R$ 97 mil com desconto de 50% na taxa de franquia de todos os modelos da rede.
- Faturamento médio mensal: a projeção é de R$ 500 mil a R$ 1 milhão no primeiro ano de operação
- Prazo de retorno: de 12 a 24 meses
- Estande na feira: M153
Home Angels
- Pioneira no segmento e hoje a maior rede de cuidadores de idosos supervisionados da América Latina, a rede apresenta na feira o seu novo modelo, o Cluster, em que o franqueado abre uma unidade padrão e paga uma taxa para aumentar o raio de atendimento e poder atuar nas cidades vizinhas. Além disso, a franquia também leva para o evento seus outros dois modelos: Home Angels Light, destinado para pequenas e médias cidades, com investimento inicial a partir de R$40 mil e sem a necessidade de um ponto comercial, e Home Angels Premium, uma opção de negócio mais amplo que demanda uma sala comercial e oferece aos clientes serviços de atendimento 24 horas. Com essas propostas de negócio, a rede pretende alcançar 240 operações e chegar ao número de 10 mil cuidadores até o fim de 2023.
- Investimento inicial: a partir de R$40 mil (taxa de franquia inclusa)
- Faturamento médio mensal: entre R$65 e R$110 mil
- Prazo de retorno: 12 a 18 meses
- Estande na feira: E091
Maria Brasileira
- Reconhecida como a maior franquia de limpeza residencial da América Latina, a rede, que comemora 10 anos de franchising em 2023, possui 470 unidades por todo o país e soma mais de um milhão de atendimentos, uma média de 80 mil por mês. A empresa oferece serviços de limpeza residencial, limpeza empresarial, passadeira, limpeza pós-obra, sanitização, copeira e zeladoria. A marca, que já conquistou cinco selos de Excelência da ABF e a distinção de melhor microfranquia do país em 2021 e 2022, levará para a feira os seus modelos de home based e loja. A franqueadora pretende fechar o ano com 500 unidades e faturamento de R$130 milhões.
- Investimento inicial: a partir de R$ 42.920 (taxa de franquia inclusa)
- Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
- Prazo de retorno: 14 meses
- Estande na feira: MF28
market4u
- Fundado em 2020, o market4u é uma rede de mercados autônomos que opera por meio do conceito de honest market dentro de condomínios comerciais e residenciais. Pela primeira vez na ABF Franchising Expo, a marca lançará uma condição exclusiva para os visitantes da feira, por meio da qual, os empreendedores poderão adquirir a taxa de franquia pelo valor de R$ 60 mil para abrir um número ilimitado de lojas. Normalmente, a taxa de franquia da rede custa R$ 50 mil e permite que o franqueado consiga abrir até cinco lojas.
- Investimento inicial: condição especial para os visitantes da feira, a partir de R$ 60 mil (incluso taxa de franquia)
- Faturamento médio mensal: R$ 100 mil
- Prazo de retorno: de 16 a 24 meses
- Estande na feira: H121
Cuor di Crema
- Rede fundada em 2012 que respeita as tradições e os processos de produção das legítimas gelaterias italianas que garantem produtos 100% naturais. No cardápio, estão também opções de cafés, sobremesas e salgados. Para os interessados em empreender na marca, são dois modelos de negócios: quiosque e loja. Atualmente, são 8 unidades comercializadas e pretendem, até o final do ano, chegar a 20 lojas. Os interessados em empreender na marca e que assinarem a compra da franquia até o dia 31/07, terão 50% da taxa de franquia de volta em créditos de royalties, condição esta que será apresentada aos visitantes do stand da Antaris Franchising durante os quatro dias de evento.
- Investimento inicial: a partir de R$ 470 mil (inclui taxa de franquia)
- Faturamento médio: R$ 130 mil
- Previsão de retorno do investimento: 18 a 36 meses
- Estande na feira: J141 (grupo Antaris Franchising)
Boulangerie Carioca
- Inspirada nas padarias e cafeterias francesas, a rede abriu as portas da primeira loja em 2015. Para atender o público em todos os horários, a Boulangerie Carioca reposicionou a marca e passou a servir também opções de brunch, sopas e pratos rápidos. Este ano, como parte do Grupo Antaris Franchising, pretende chegar até dezembro com 10 unidades e os interessados em empreender na marca, que visitarem o estande e que assinarem a compra da franquia até o dia 31/07, terão 50% da taxa de franquia de volta em créditos de royalties
- Investimento inicial: R$ 400 mil (inclui taxa de franquia)
- Faturamento médio: R$ 130 mil
- Previsão de retorno do investimento: 18 a 36 meses
- Estande na feira: J141 (grupo Antaris Franchising)
Home Sushi Home
- A rede de delivery especializada em culinária asiática e havaiana é estreante na ABF Franchising Expo. A marca tem “operação três em um” gerenciada em dark kitchens, possibilitando assim o aumento da margem de lucro do franqueado. Durante o evento, apresenta condição exclusiva aos participantes. A dinâmica será administrada pela rede por meio de uma assinatura de protocolo que concede um desconto na taxa de franquia de 20%, caso o candidato conclua a contratação da operação no prazo de 30 dias. No franchising desde 2019, a rede, que conta com mais de 20 unidades em operação,, planeja alcançar faturamento de R$ 34 milhões e chegar a 40 unidades até o final deste ano.
- Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil (taxa de franquia inclusa)
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 140 mil
- Prazo de retorno: 18 a 24 meses
- Estande na feira: K173
Pizza Prime
- Com 10 anos de mercado, mais de 70 unidades, e pela terceira vez na ABF Franchising Expo, a rede estreia agora na praça de alimentação do evento levando suas pizzas aos visitantes. Além disso, durante o evento, a franquia vai conceder cashback de R$ 20 mil em royalties para quem for à feira e fechar negócio dentro do mês de julho. Para 2023, a expectativa é alcançar faturamento de R$ 130 milhões e chegar a 80 lojas em operação.
- Investimento inicial: a partir de R$ 269 mil (taxa de franquia inclusa)
- Faturamento médio mensal: R$ 170 mil
- Prazo de retorno: 18 a 36 meses
- Estande na feira: J128.
Fonte: Economia
Economia
Brasileiros ainda não sacaram R$ 8,56 bi de valores a receber
Publicado
3 meses atrásem
setembro 6, 2024Por
oestenewsOs brasileiros ainda não sacaram R$ 8,56 bilhões em recursos esquecidos no sistema financeiro até o fim de julho, divulgou nesta sexta-feira (6) o Banco Central (BC). Até agora, o Sistema de Valores a Receber (SVR) devolveu R$ 7,67 bilhões, de um total de R$ 16,23 bilhões postos à disposição pelas instituições financeiras.
As estatísticas do SVR são divulgadas com dois meses de defasagem. Em relação ao número de beneficiários, até o fim de julho, 22.201.251 correntistas haviam resgatado valores. Apesar de a marca ter ultrapassado os 22 milhões, isso representa apenas 32,8% do total de 67.691.066 correntistas incluídos na lista desde o início do programa, em fevereiro de 2022.
Entre os que já retiraram valores, 20.607.621 são pessoas físicas e 1.593.630, pessoas jurídicas. Entre os que ainda não fizeram o resgate, 41.878.403 são pessoas físicas e 3.611.412, pessoas jurídicas.
A maior parte das pessoas e empresas que ainda não fizeram o saque tem direito a pequenas quantias. Os valores a receber de até R$ 10 concentram 63,01% dos beneficiários. Os valores entre R$ 10,01 e R$ 100 correspondem a 25,32% dos correntistas. As quantias entre R$ 100,01 e R$ 1 mil representam 9,88% dos clientes. Só 1,78% tem direito a receber mais de R$ 1 mil.
Depois de ficar fora do ar por quase um ano, o SVR foi reaberto em março de 2023, com novas fontes de recursos, um novo sistema de agendamento e a possibilidade de resgate de valores de pessoas falecidas. Em julho, foram retirados R$ 280 milhões, alta em relação ao mês anterior, quando tinham sido resgatados R$ 270 milhões.
Melhorias
A atual fase do SVR tem novidades importantes, como impressão de telas e de protocolos de solicitação para compartilhamento no WhatsApp e inclusão de todos os tipos de valores previstos na norma do SVR. Também haverá uma sala de espera virtual, que permite que todos os usuários façam a consulta no mesmo dia, sem a necessidade de um cronograma por ano de nascimento ou de fundação da empresa.
Além dessas melhorias, há a possibilidade de consulta a valores de pessoa falecida, com acesso para herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal. Assim como nas consultas a pessoas vivas, o sistema informa a instituição responsável pelo valor e a faixa de valor. Também há mais transparência para quem tem conta conjunta. Se um dos titulares pedir o resgate de um valor esquecido, o outro, ao entrar no sistema, conseguirá ver as informações: como valor, data e CPF de quem fez o pedido.
Expansão
Desde a última terça-feira (3), o BC permite que empresas encerradas consultem valores no SVR. O resgate, no entanto, não pode ser feito pelo sistema, com o representante legal da empresa encerrada enviando a documentação necessária para a instituição financeira.
Como a empresa com CNPJ inativo não tem certificado digital, o acesso não era possível antes. Isso porque as consultas ao SVR são feitas exclusivamente por meio da conta Gov.br.
Agora o representante legal pode entrar no SVR com a conta pessoal Gov.br (do tipo ouro ou prata) e assinar um termo de responsabilidade para consultar os valores. A solução aplicada é semelhante ao acesso para a consulta de valores de pessoas falecidas.
Fontes de recursos
No ano passado, foram incluídas fontes de recursos esquecidos que não estavam nos lotes do ano passado. Foram acrescentadas contas de pagamento pré ou pós-paga encerradas, contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas e outros recursos disponíveis nas instituições para devolução.
Além dessas fontes, o SVR engloba os seguintes valores, já disponíveis para saques no ano passado. Eles são os seguintes: contas-corrente ou poupança encerradas; cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito; recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados; tarifas cobradas indevidamente; e parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas indevidamente.
Golpes
O Banco Central aconselha o correntista a ter cuidado com golpes de estelionatários que alegam fazer a intermediação para supostos resgates de valores esquecidos. O órgão ressalta que todos os serviços do Valores a Receber são totalmente gratuitos, que não envia links nem entra em contato para tratar sobre valores a receber ou para confirmar dados pessoais.
O BC também esclarece que apenas a instituição financeira que aparece na consulta do Sistema de Valores a Receber pode contatar o cidadão. O órgão também pede que nenhum cidadão forneça senhas e esclarece que ninguém está autorizado a fazer tal tipo de pedido.
Fonte: EBC Economia