Connect with us

Cuiabá

Fórum Pró-Ferrovia e Câmara de Poconé anunciam avanços para chegada de Ferrovia Senador Vuolo em Cuiabá

Publicado

em

O secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e presidente do Fórum Pró-Ferrovia, Francisco Vuolo, apresentou na manhã desta segunda-feira (18) uma exposição sobre a construção da Ferrovia Senador Vuolo em Mato Grosso. A apresentação ocorreu durante o Encontro Ferrovia em Cuiabá: Integração e Desenvolvimento, promovido pela Câmara Municipal de Poconé em parceria com o Fórum Pró-Ferrovia e o Sesc Pantanal. A ação aconteceu no Centro de Atividades do Sesc (CAP), no município de Poconé.

A chegada da ferrovia garantirá a integração econômica de Cuiabá com a região Oeste e Sudoeste de Mato Grosso, além da geração de mais de 200 mil empregos.

“A ferrovia em Mato Grosso já é uma realidade e tem prospecção de geração de mais de 200 mil empregos direta e indiretamente. Estamos trabalhando junto com a Câmara Municipal de Poconé e a sociedade organizada dessa região para poder acelerar o processo e o cumprimento do contrato para que os trilhos cheguem a Cuiabá o mais rápido possível”, explicou Francisco Vuolo.

Durante a ação, a Câmara Municipal de Poconé anunciou a indicação de cumprimento de contrato para que a empresa Rumo, companhia responsável pela malha ferroviária, apresente a licença para a instalação dos trechos da ferrovia do município de Juscimeira até Cuiabá.

“Estaremos apresentando para a Secretaria Estadual de Meio Ambiente ainda neste mês de junho, o pedido de licença e autorização da construção dos trechos ferroviários que ligarão a região de Juscimeira até a nossa capital”, pontuou Itamar Lourenço, presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Poconé.

As regiões Oeste e Sudoeste do estado são lar de 18,6% da população do Mato Grosso e ocupam 18% de todo o território estadual. Atualmente, está prevista a construção de um terminal de cargas da ferrovia em Cuiabá, o que situaria o modal a apenas 210 quilômetros de Cáceres.

A palestra também contou com a presença do deputado estadual, Carlos Avalone, do gerente de relações governamentais da Rumo, Vinicius Roder, do gerente do Sesc Poconé, Paulo Sérgio Vicente, e de alunos de colégios estaduais de Poconé.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora