Connect with us

MATO GROSSO

Fórum de Cuiabá realiza “Feira da Oportunidade” durante a 28ª Semana da Justiça pela Paz em Casa

Publicado

em

A Justiça mato-grossense intensifica o julgamento de casos de violência doméstica durante a 28ª edição da Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, que ocorre no Fórum de Cuiabá, entre os dias 25 e 28 de novembro. A campanha, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é realizada em parceria com os tribunais de justiça. Com o intuito de acolher as vítimas que estarão presentes nos julgamentos desses processos, o CEAV do Fórum de Cuiabá (Centro Especializado de Atendimento às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais de Cuiabá) organizou uma Feira da Oportunidade, nesta quinta-feira (28 de novembro). A finalidade é disponibilizar serviços de cuidados pessoais, emissão de documentos e aceso a cursos de qualificação gratuita.
 
A Semana de Justiça pela Paz em Casa, no Fórum de Cuiabá, iniciou no dia 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher. O objetivo da ação é acelerar o julgamento de casos de feminicídio, abusos, ameaças, violências sexual, física ou psicológica ocorridas em situação familiar.
 
Em Cuiabá, as Varas de Violência Doméstica realizam o maior número de audiências para os processos, ao mesmo tempo em que acolhem as vítimas.
 
“É um momento de maior circulação de mulheres vítimas de violência doméstica, aqui no Fórum. Em razão disso, o CEAV promove a Feira da Oportunidade, que consiste em ofertar serviços de utilidade às vítimas, facilitar a resolução de questões vinculadas aos processos e às sequelas advindas das agressões sofridas”, explica Bárbara Santana da Silva, psicóloga no CEAV, do Fórum de Cuiabá.
 
Na ocasião, as mulheres poderão acessar serviços de promoção ao autocuidado como massoterapia, limpeza de pele e maquiagem, tranças e sobrancelha. Poderão realizar agendamento de consulta odontológica, emitir documentos e conhecer oportunidades de cursos de qualificação gratuita.
 
No dia, o Programa Verde Novo do Poder Judiciário de Mato Grosso também irá distribuir mudas de árvores nativas do bioma Cerrado. O objetivo do Verde Novo é incentivar o plantio e a manutenção de árvores em Cuiabá, a fim de alcançar índices de arborização satisfatórios que contribuam para a melhoria na qualidade de vida da população.
 
 
Parceria – A Feira da Oportunidade é realizada em dois dias, 25 e 28 de novembro. O evento foi viabilizado por meio de parceria entre órgãos públicos e instituições privadas, sendo eles o Ministério Público do Estado; a Defensoria Pública do Estado; Coordenadoria Estadual da Mulher (CEMULHER); a Secretaria Estadual dos Direitos da Mulher; a Patrulha Maria da Penha – PMMT; Espaço de Acolhimento da Mulher.
 
As demais instituições parceiras são a Faculdade FAIPE; o Laboratório Carlos Chagas (SABIN); o SENAC; a loja Solução Cosméticos; VG + Ação; o Instituto INCA; a Justiça Comunitária; o Projeto Virando a Página – Árvore da Prosperidade; e o Projeto Piano Gente com Dario Scherner.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. A imagem mostra duas pessoas sentadas em uma mesa. A pessoa à esquerda, com longos cabelos loiros, está vestindo uma blusa vermelha e está de costas para a câmera. A pessoa à direita, usando óculos e camisa preta, está de frente para a câmera e parece estar conversando com a outra pessoa. O cenário da feira conta com exibições informativas adicionais ao fundo.
 
Priscilla Silva
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Servidores do Poder Executivo de MT têm até 30 de novembro para realizar recadastramento

Publicado

em

Por

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT) informa que o prazo para a atualização cadastral obrigatória dos servidores e empregados públicos estaduais, encerra neste sábado (30.11). O procedimento é totalmente online e pode ser feito pelos portais de Recadastramento ou do Servidor.

Até esta quarta-feira (27.11), dos pouco mais de 92 mil servidores que precisam fazer o recadastramento, 80,7% já concluíram o procedimento. Quase três mil servidores ainda não iniciaram o processo e cerca de 8,5 mil estão em andamento.

O recadastramento é obrigatório para os servidores, incluindo efetivos, comissionados, requisitados, cedidos, permutados, afastados, licenciados, militares, empregados públicos e temporários, além de estagiários e residentes técnicos. Quem não realizar o recadastramento terá o salário bloqueado até a regularização da pendência.

Ficam dispensados do recadastramento relativo ao ano de 2024, os servidores que ingressaram a partir da data de início do recadastramento (1º de outubro), os aposentados e os pensionistas.

O preenchimento possui oito etapas, que requerem informações pessoais e profissionais, como endereço, formação, capacitação, habilidades e experiências profissionais, além de informações sobre dependentes e vínculos. Os dados informados serão utilizados para alimentar também o Banco de Talentos.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora