Connect with us

BRASIL

Fortes chuvas atingem grande parte do país com risco de alagamentos

Publicado

em

Chuva em Manaus (AM)
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil – 23/11/2023

Chuva em Manaus (AM)

Esta terça-feira (28) vai continuar registrando chuvas por todo o país, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e em uma faixa do Nordeste, que têm alerta para grandes volumes de chuvas, além de ventos fortes, alagamentos e deslizamentos.

Os ventos, de acordo com informações do Cemaden e do Climatempo, podem chegar a 80 km/h.

As tempestades vistas em diversas partes do país nos últimos dias se devem à atuação direta do El Niño sobre o Oceano Atlântico, que está com temperaturas das águas de 1,5 a 1,8°C acima do que é considerado normal.

Segundo os institutos meteorológicos, além das chuvas volumosas, as regiões abaixo ainda podem registrar alagamentos, deslizamentos, raios e ventos fortes:

  • Alerta de perigo: faixa entre leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e o sudeste do PR com risco de chuvas volumosas, inundações e deslizamentos.
  • Alerta de perigo: Rio Grande do Norte tem risco de chuvas volumosas, raios, inundações e deslizamentos. A capital, Natal, deve receber mais 50 mm de chuva nesta terça.
  • Atenção: metade sul do Mato Grosso do Sul, grande parte do sul de Minas Gerais, além de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e metade do Rio Grande do Sul com perigo de chuva forte, alagamentos, ventos de até 80 km/h e granizo isolado.
  • Atenção: região costeira entre João Pessoa (PB) e Fortaleza (CE) tem grandes chances de chuva forte, alagamentos e raios.

Nas regiões Sul e Sudeste, o sistema de alta pressão em alto mar continua tendo grande influência, aliado a uma faixa de umidade vinda do Norte, que leva muitas nuvens de tempestade para a região. Ainda hoje, Florianópolis deve registrar 70 mm de chuva.

Ao mesmo tempo, o El Niño também influencia na secura no interior do país. De acordo com a Climatempo, a região entre Tocantins, Piauí e Bahia estão em estado de alerta para índices de umidade que vão de 12 a 20%.

A área mais estendida que abrange todo o Tocantins, o sul do Piauí, a metade leste da Bahia e o norte de MG tem níveis de umidade entre 20% a 30%.

Vai fazer calor?

Nesta terça, as máximas ficam em:

  • São Paulo (SP): 27ºC;
  • Rio de Janeiro (RJ): 31ºC;
  • Cuiabá (MT): 34ºC;
  • São Luís (MA): 36ºC.

Já no Sul, as temperaturas devem cair, ficando em:

  • Porto Alegre (RS): 23°C;
  • Curitiba (PR): 23°C;
  • Florianópolis (SC): 22°C.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce

Publicado

em

Por

Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.

Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.

Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.

Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.

O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.

O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.

 

Fonte: OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora