Para acalmar a população, o coordenador da Defesa Civil, o sargento BM da reserva Alberto dos Santos, informou que essa fumaça foi consequência de dois focos de queimadas; um na região próximo a Feliz Natal e outra próximo a Nova Ubiratã. “Como o vento sopra daquela região, a fumaça acabou encobrindo nossa cidade e causando esse momento de medo”, explicou.
Para tranquilizar a todos o coordenador da Compdec disse à imprensa que o Corpo de Bombeiros Militar e Comitê Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Urbanos, já tomou conta da situação, e provavelmente já devem ter controlado. “Quem esteve nas ruas às 13h e depois das 17h percebeu que já deu uma diminuída na fumaça que pairava sobre o Município, fiquem tranquilos quanto às queimadas” tranquiliza, Alberto dos Santos.
Para o período de seca, independente de queimadas, Alberto orienta para os cuidados a respeito da baixa umidade e o calor que está aumentando gradativamente em virtude do El Ninho. “Devemos tomar certos cuidados em casa, umidificar os ambientes, cuidar das crianças e dos idosos, onde tiver ventiladores colocar toalhas molhadas e vasilhas com água também, o mesmo procedimento deve ser para ambientes com ar-condicionado. O ar é seco, então devemos ter um vaporizador e umidificar o ambiente. Fiquem tranquilos que nós estamos atentos às queimadas com grande aparato de resposta, com total apoio da administração municipal”, conclui, o coordenador.