Connect with us

Cuiabá

Formação abordará abuso sexual, bullying e o papel da escola no encaminhamento das vítimas”

Publicado

em

A quarta formação virtual da edição de 2023 do Projeto MPT na Escola abordará os temas “Abuso Sexual e o Papel da Escola na Identificação e Encaminhamento das Vítimas de Bullying”. A palestra será ministrada pela Promotora de Justiça Laís Resende e pela psicóloga Leia Ribeiro de Moraes, ambas de Primavera do Leste, nesta terça-feira (9), às 18h30, pela plataforma Zoom. O encontro é voltado para professores, gestores, assessores pedagógicos e a comunidade das 12 unidades que participam do Projeto.

Com este encontro, encerra-se o ciclo formativo do projeto. Até o dia 31 de maio, as unidades participantes estarão concluindo os trabalhos que participarão do Prêmio MPT na Escola, Etapa Municipal, que acontecerá no dia 13 de junho, totalmente online.

O Projeto MPT na Escola é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho, desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Este ano, aproximadamente 1.750 estudantes do 4º ao 7º ano e suas famílias, além de 108 professores e 36 membros das equipes gestoras escolares de 12 unidades da rede pública municipal de educação, estão participando do projeto.

O coordenador municipal do MPT na Escola, professor Edmilson Marques de Moraes, destacou a importância da formação para os profissionais da educação. “As formações estão inseridas no Plano Municipal do Projeto, assim como os materiais digitais e físicos entregues para as unidades participantes, como forma de ampliar as discussões e debates, o planejamento do professor e, acima de tudo, despertar no estudante a importância do tema, o combate ao trabalho infantil e a profissionalização do trabalho adolescente”, ressaltou o professor Edmilson Marques de Moraes.

MPT na Escola

Participam da edição de 2023 do Projeto Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) e Escolas Municipais de Educação Básica do Campo (EMEBC). São elas: EMEBC Novo Renascer; EMEB Profª Tereza Lobo; EMEB José Luís Borges Garcia; EMEB Floriano Bocheneki; EMEB Senhorinha Ana Alves de Oliveira; EMEB Maria Tomich Monteiro da Silva; EMEB Nossa Senhora Aparecida; EMEBC Nova Esperança; EMEBC Profª Hilda Caetano de Oliveira Leite; EMEBC Dr. Estêvão Alves Corrêa; EMEB Osmar Cabral e EMEB Senador Darcy Ribeiro.

O MPT na Escola faz parte do Projeto Estratégico “Resgate a Infância”, desenvolvido pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), com atuação conjunta em três eixos: educação, aprendizagem e políticas públicas. Por meio da informação, o projeto pretende prevenir e combater o trabalho infantil, conscientizar a sociedade, fomentar políticas públicas, promover a formação profissional e proteger o trabalhador adolescente.

Serviço:

Formação – Projeto MPT na Escola

Tema: ‘Abuso Sexual e o Papel da Escola na Identificação e, dos Meios de Encaminhamento das Vítimas de Bullying’

Dia – 09/05

Horário – 18h30

Local – Plataforma Zoom

Público alvo – Professores, gestores, assessores pedagógicos e comunidade escolas das 12 unidades participantes

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora