A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) deflagrou nesta segunda-feira (31), a Operação Vitae, para intensificar as ações conjuntas de combate a crimes em Sorriso (420 km de Cuiabá). As forças de segurança irão atuar pelas ruas da cidade, principalmente em locais com maiores índices de crimes, para proporcionar segurança à comunidade.
Os agentes de segurança intensificaram o cumprimento de mandados de busca e apreensão, de prisão, além da fiscalização preventiva e de policiamento ostensivo.
As ações contam com a participação de todo o efetivo disponível da Polícia Militar de Sorriso, de policiais do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), da Companhia Independente de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio), do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e da Guarda Municipal.
Integrados com as equipes de inteligência da PM, agentes da Polícia Civil atuam no cumprimento das ordens judiciais e levantamento de informações cruciais de combate ao crime e o Corpo de Bombeiros na fiscalização preventiva em locais considerados de risco.
O comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, coronel Jorge Almeida, enfatiza o trabalho contínuo com operações integradas no município de Sorriso.
“As operações vêm acontecendo desde o ano passado e vamos continuar com força total no município de Sorriso, cumprindo mandados, apreendendo armas de fogo e trabalhando de forma integrada para garantir tranquilidade à população de Sorriso. Vamos atuar fortemente e quem cometer crimes será preso”, salienta.
O secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, Jorge Carlos Moura, agradeceu ao Governo do Estado pelo envio do reforço policial e citou dois programas da gestão Mauro Mendes quem levam mais segurança à população sorrisense, o MT Iluminado e Vigia Mais MT.
“100% da cidade de Sorriso está com iluminação em LED, o que favorece a segurança pública. E também aderimos ao Vigia Mais MT. Em até 30 dias estaremos com todas câmeras de segurança instaladas o que vai ajudar ainda mais na nossa segurança. Agradecemos ao Governo do Estado e ao secretário de Segurança Pública pela parceria que vem proporcionando e também por estar sempre enviando as forças especiais, como exemplo essa operação para as famílias sorrisenses”.
O coordenador da Coordenadoria de Planejamento e Monitoramento (Coplan) da Sesp, tenente-coronel Marcus Akira, ressalta que já é possível observar o resultado da intensificação do trabalho policial.
“Com a atuação das forças de segurança, a produtividade já vem sendo apresentada à população. A Sesp está fornecendo apoio para aumentar o efetivo na região e realizar maior patrulhamento ostensivo, acarretando em mais apreensões e detenções de suspeitos”, afirma.
Produtividade
De janeiro a junho de 2023, em Sorriso, a PM registrou 887 boletins de ocorrência, sendo 82 por tráfico de drogas, conduziu 687 pessoas, apreendeu 63 armas de fogo, recuperou 19 veículos, apreendeu 92 kg de drogas e 628 munições e, além disso, efetuou 18 prisões por mandado.
No âmbito da Polícia Civil, os trabalhos de combate a organizações criminosas da Delegacia de Sorriso resultaram, desde o começo do ano, na deflagração de seis operações não só na cidade, mas também em outros municípios da região norte de Mato Grosso.
Conforme dados levantados até o dia 20 de julho, foram instaurados 690 inquéritos, dos quais 493 concluídos. No mesmo período, foram 633 prisões em flagrante, sendo 131 decorrentes de mandados de prisão expedidos pela Justiça e 17 por atos infracionais.
Houve ainda apreensão de 160 armas de fogo, determinação de 310 medidas protetivas, apreensão de quatro menores e recuperação de 91 veículos.
Na tarde desta quinta-feira (21), por volta das 14h20, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou um ônibus de passageiros na BR-364, km 211, em Rondonópolis (MT). O veículo seguia a linha Cascavel (PR) – Rio Branco (AC).
Durante a fiscalização, dois viajantes, uma mulher de 24 anos e um homem de 20 anos, chamaram a atenção por não responderem a questionamentos simples sobre o motivo da viagem, a origem e o destino. Eles informaram que residiam em Jaciara (MT), estavam vindo de Dourados (MS).
Ao verificar a bagagem registrada nas passagens, os policiais localizaram, no compartimento de carga do coletivo, 217 dispositivos eletrônicos de fumar, além de três resistências e 10 essências.
Esses itens, conhecidos como cigarros eletrônicos, têm comercialização e importação proibidas no Brasil, conforme a Resolução RDC nº 855/2024 da Anvisa, o que configura, em tese, o crime de contrabando.
Os dois passageiros foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Rondonópolis para os procedimentos cabíveis.