Connect with us

MATO GROSSO

Força Tática forma 32 militares no curso de Técnicas de Apoio Policial em Cuiabá

Publicado

em

A Polícia Militar de Mato Grosso, por meio da Força Tática, realizou, nesta sexta-feira (25.10), a solenidade de encerramento do 1º Curso de Técnicas de Apoio Policial Multiplicador com 32 policiais militares, de doze Comandos Regionais do Estado.

O curso teve duração de três semanas e com objetivo de aperfeiçoar as atividades desempenhadas pelos militares dos Grupos de Apoio (GAPs) e dos batalhões de área, que são unidades formadas por policiais treinados para dar o apoio necessário às equipes de policiamento de rotina, em ocorrências que exigem reforço policial imediato.

Neste período, os policiais foram submetidos a treinamento teórico e prático em diversas disciplinas, como abordagem policial, atendimento pré-hospitalar em combate, balística policial, direção operacional, identificação veicular, patrulhamento urbano, tiro policial, uso potencial da força, instrumentos de menor potencial ofensivo e atividades simuladas.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Corrêa Mendes, destacou os importantes investimentos na área de capacitação e preparo dos policiais militares de Mato Grosso.

“Celebramos mais um importante curso promovido pela Polícia Militar e somos gratos pelo total apoio, empenho e interesse dos militares na capacitação, para assim exercerem com excelência as atividades de segurança pública. Vivemos uma nova realidade na instituição como nunca antes na história da PM de Mato Grosso”, disse.

A solenidade ainda contou com entrega de homenagens ao corpo técnico e direção do curso, bem como aos três colocados no 1º Curso de Técnicas de Apoio Policial e o descerramento da placa de conclusão do curso.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros extingue incêndio em indústria após 22 horas de combate às chamas

Publicado

em

Por

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) extinguiu completamente, na noite desta sexta-feira (25.10), o incêndio de grandes proporções que atingiu uma indústria fabricante de plásticos localizada no Distrito Industrial de Cuiabá. O combate ao incêndio durou 22 horas de trabalho ininterruptas.

Foram utilizados cerca de 120 mil litros de água, além de Líquido Gerador de Espuma (LGE) e areia para a extinção completa das chamas.

Assim que acionados, na noite de quinta-feira (24.10), 28 bombeiros foram empenhados para o combate durante toda a madrugada, sendo substituídos por novas equipes pela manhã. No total, seis viaturas deram o apoio à operação.

Como o incêndio envolveu uma carga de polietileno de alta densidade, um plástico rígido, resistente e altamente inflamável, houve a rápida propagação das chamas. Por isso, a atuação ágil das equipes foi fundamental para conter o fogo e impedir que ele se espalhasse para as edificações vizinhas, prevenindo danos mais graves.

Legenda: Incêndio começou na noite de quinta-feira (24) e atingiu grandes proporções

O tenente-coronel BM Heitor Fernandes Luz, comandante do 1° Comando Regional Bombeiro Militar (1° CRBM), destacou que a estratégia adotada para um combate eficiente, diante da alta inflamabilidade do material, foi o uso de técnicas de abafamento das chamas.

Por se tratar de um material que pode continuar queimando por longos períodos, mesmo após o uso de água e a extinção das chamas aparentes, os bombeiros precisaram utilizar o LGE e areia para abafar as brasas remanescentes em alguns pontos.

“A empresa cedeu caminhões de terra e um trator para que pudéssemos revirar o material queimado e cobrir com terra as áreas onde ainda havia brasas. Também utilizamos mais de 200 litros de LGE para realizar a mistura na viatura e aplicar a espuma nas áreas afetadas para concluir o abafamento. Esses recursos foram essenciais para controlar os focos remanescentes e garantir a segurança da área”, explicou o tenente-coronel.

Após a realização do rescaldo e a confirmação de que não havia risco de reignição do fogo, os bombeiros deixaram a área. No entanto, como medida preventiva, equipes permanecem monitorando a situação. Apesar da gravidade do incêndio, não houve feridos na ocorrência.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora