Connect with us

Diamantino

FOGO ZERO: Contras as queimadas, a favor da vida!

Publicado

em

Queimar é crime

Entre julho e outubro acontece o período proibitivo das queimadas no estado de Mato Grosso. Durante este período é considerado crime a prática de queimadas em áreas rurais, com pena de prisão e pagamento de multa.
O fogo ainda é usado em áreas destinadas à agricultura e pecuária e, como nesta época do ano não chove no estado, há uma piora nas condições climáticas, o que favorece os incêndios sem controle, que ocasionam enormes prejuízos ambientais, econômicos e principalmente, problemas de saúde. No entanto, as queimadas encontram neste período os meses de menor índice de chuva, onde a vegetação seca facilita a propagação do fogo.
Nas áreas rurais, utilizar fogos para limpeza e manejo é crime passível de seis meses a quatro anos de prisão, com multas que podem variar entre R$ 1 mil a R$ 7,5 mil (pastagem e agricultura) por hectare.
Nas áreas urbanas o uso do fogo para limpeza é crime o ano inteiro.

Prejuízos

Para o setor público e privado:
Aumento na demanda por atendimento médicos e gastos com saúde.

Para os produtores:
Empobrecimento do solo e erosão.

Para o meio ambiente:
Os incêndios e queimadas trazem danos incalculáveis, com perda de biodiversidade e a morte de milhares de animais.

Como Prevenir:

  • Jamais atear fogo em áreas de vegetação ou roçado/desmatada sem a devida autorização e supervisão do órgão ambiental;
  • Para as propriedades rurais, manter sempre aceiradas e o grupo de vizinhos sempre atentos a qualquer surgimento de queimada;
  • Na zona urbana, todo proprietário de terreno deve manter sua propriedade limpa, com pouca ou nenhuma vegetação;
  • Não usar fogo como agente de limpeza, em quaisquer que seja o local ou para renovar a pastagem;
  • Não queimar lixo, folhagens, galhadas e entulhos principalmente, se for próximo de áreas de vegetação (este tipo de material deve ser destinado para o local certo, e não queimado)
  • Não lançar “bituca” de cigarro pela janela do veículo quando trafegar por rodovias ou estradas vicinais, pois a vegetação seca pega fogo com muita facilidade, devido a baixa umidade do período de estiagem;
  • Colete o mato que seria normalmente queimado em um saco plástico ou caixa de papelão e coloque na frente de sua residência para a prefeitura municipal recolher conforme escala de coleta no seu bairro.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Programa remédio em casa em Diamantino- MT

Publicado

em

Por

A prefeitura municipal, por meio da secretaria de saúde, informa sobre o programa: “Remédio em Casa” em Diamantino–MT, é uma iniciativa importante para promover uma saúde mais acessível e humanizada, para os pacientes da rede Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (REMUME) Os principais pontos desse programa são:

Remédio em Casa para Diabéticos e Hipertensos:

– O programa visa facilitar o acesso a medicamentos para diabéticos e hipertensos cadastrados na rede municipal.

– Os pacientes receberão seus medicamentos diretamente em casa, garantindo a continuidade do tratamento.

. Critérios para o Público Prioritário:

– O programa atenderá pessoas com dificuldade de locomoção, restrição ao leito, deficiência física, síndrome de imobilidade ou déficit cognitivo.

– Os beneficiários devem residir em Diamantino, estar sob acompanhamento da Estratégia de Saúde da Família e manter seus dados de cadastro atualizados.

Essas medidas certamente contribuirão para uma saúde mais inclusiva em Diamantino, compromisso com o bem-estar dos cidadãos!

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora