Connect with us

Cuiabá

Fofuras resgatadas de maus-tratos que estão à espera de uma família participam de ensaio fotográfico; Feira de adoção será dia 7

Publicado

em

A Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal, vinculada a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, realizou na segunda-feira (2) uma sessão de fotos com vários cãos adultos e filhotes e de um gatinho. A atenção dedicada aos animaizinhos integra a programação da I Semana Municipal dos Animais que se estenderá até o dia 7 deste mês. Entre os objetivos está o de comemorar o dia 04 que é Dia Mundial dos Animais e estimular o amor aos animais, na tentativa de reduzir os casos de abandono. Cerca de 10 cães participaram da ação denominada Ensaio Fotográfico Pets na Praça Alencastro.No próximo dia 7, os animais estarão à disposição para adoção, no Parque Tia Nair, a partir das 16h.

“É a oportunidade de preparar nossos animais para a adoção. Esse contato com as pessoas é uma maneira de deixá-los mais a vontade, de estabelecer vínculos e trocar afeto. Eles são dóceis e precisam de um lar, estão prontos para ir para uma casa amiga e fraterna. Não temos espaço para abraçar a todos definitivamente. Fazemos o papel de intermediação para que ganhem novos lares”, declarou a secretária adjunta de Bem-Estar Animal, Andrea de Melo.

Vários servidores da Bem-Estar acompanharam a sessão fotográfica, pois os animais dependem de atenção constante quando estão fora do reduto deles. Que o diga os felinos, que não encondem a dificuldade de manter o sossego para as fotos. Segundo Andrea de Melo, o temperamento deles diverge bastante dos cães, não param quietos e nem conseguem ficar muito tempo no colo. Eles se estressam muito rápido então é arriscado levar, e ainda o ambiente muito quente, com muita gente, impede de levar muitos gatos. Portanto, torna mais difícil o trabalho fotográfico.

Cidadãos que passaram pela Praça Alencastro também puderam tirar fotos com os bichinhos e manifestar o seu amor pela causa. O trabalho se estendeu por quase duas horas, ou seja, até que o sol permitiu, pois o calor não dá trégua.

“É gratificante ver como eles estão hoje e ver que é o resultado do nosso trabalho. Recebemos muitas denúncias e quando eles chegam para nós é muito triste, desnutridos, magros, com carrapatos, é de dar dó. É um trabalho em conjunto, conseguimos estabilizar a questão da fiscalização junto à Secretaria Municipal de Ordem Pública nas ações, então, vê-los assim bonitos e saudáveis é motivo de alegira, mas porque? Por que foram resgatados e receberam os cuidados necessários de alimentação e saúde”, relatou a coordenadora de Educação e Combate a Maus Tratos, Rosamary Marques Figueiredo.

Rosamary também destacou a importância do banco de ração instituido pelo prefeito Emanuel Pinheiro. “Foi uma grande sacada do prefeito pela causa animal que precisa de ajuda e de alimentação. O banco de ração tem dado um respaldo muito grande aos cuidadores e protetores de animais”.

PROGRAMAÇÃO

03/10 – 8h30 – Blitz Animal Praça Alencastro, Praça da República e Praça Ipiranga

04/10 – 8h30 – Blitz Animal Terminal – CPA I e CPA III

05/10 – 8h30 – Blitz Animal Estação Bispo e Praça Maria Taquara

07/10 – 16h – Feira de adoção Parque Tia Nair

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora