Connect with us

Cuiabá

“Foco é olhar a cidade dos bairros para o centro. Quanto mais distante do centro, mais priorizamos”, reforça Emanuel Pinheiro ao lançar pavimentação no Parque Cuiabá

Publicado

em

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, lançou na manhã desta sexta-feira (21), mais uma etapa do programa de melhoria da malha viária da capital. O aporte de R$ 2,3 milhões, com a destinação de emendas do deputado federal Emanuelzinho, dos senadores Welington Fagundes, Jayme Campos, beneficiando a Rua B, Avenida Altamiro Ari Ruiz, Av. Valter Gallucc, Rua 1, do bairro Parque Cuiabá. A solenidade contou com a presença do deputado estadual Júlio Campos e do senador Jayme Campos, além dos vereadores Renivaldo Nascimento e Marcrean Santos.

“O foco da gestão Emanuel Pinheiro de Cuiabá é olhar a cidade dos bairros para o centro. Quanto mais distante do centro for o bairro, mais priorizamos a chegada de obras, investimentos e ações como esta. Sobre o asfalto com essa dimensão e investimento, muita gente me disse: “prefeito, essa rua precisa de uma drenagem muito grande e cara, seria melhor levar asfalto para outra região onde não precisa de uma drenagem tão profunda, mas eu respondi que a população do Parque Cuiabá tem o nosso compromisso e nossa palavra, graças ao trabalho do vereador Marcrean Santos, do deputado federal Emanuelzinho e do senador Jaime Campos. Quero agradecer publicamente a Jaime, Wellington e Emanuelzinho, que têm sido parceiros da nossa capital”. O gestor também agradeceu a presença dos irmãos Campos. “Temos a honrosa presença dessas duas grandes lideranças políticas do nosso estado, cuja história de Cuiabá, Várzea Grande e Mato Grosso se confunde com a história de seus investimentos, dedicação e amor pela população da nossa capital, Várzea Grande, Baixada Cuiabana e todo o estado. Seja como governadores ou senadores da República, ambos os irmãos Campos têm uma trajetória de vida repleta de feitos e apoio à nossa capital, especialmente à população mais humilde e carente”.

O prefeito ainda relembrou que segue um intenso cronograma de ações que evidenciam o compromisso da gestão. “Na semana passada, lançamos as obras de asfaltamento no Jardim Presidente I. Hoje, estamos aqui no Parque Cuiabá para iniciar a pavimentação. Na próxima sexta-feira, estaremos no bairro vizinho, Jóquei Clube, lançando a pavimentação asfáltica lá. Na semana seguinte, no bairro Oito de Abril, e depois no Parque Ohara, e na outra sexta-feira, no bairro Vila Rosa. Praticamente o mês inteiro, toda sexta-feira, estaremos lançando obras de asfalto, trazendo dignidade e cidadania para nossa população. Esse é o nosso compromisso”, finalizou.

Durante a solenidade, o senador Jayme Campos se comprometeu com à destinação de recursos para a conclusão do asfaltamento de todas as vias do bairro sem pavimentação e que ainda não foram contempladas na ação lançada na manhã desta sexta-feria (21). A destinação será de R$3,2 milhões. “Quero reafirmar meu compromisso de continuar trabalhando pelo nosso estado e pelo Brasil, para que possamos construir uma sociedade mais justa e com mais oportunidades, onde todos possam exercer plenamente sua cidadania. Quero reconhecer o trabalho do secretário José Roberto Stopa, do prefeito Emanuel Pinheiro, que mesmo diante das dificuldades, têm se esforçado ao máximo para atender às demandas da nossa cidade, que conta com quase um milhão de habitantes e necessita de muitos investimentos. Por fim, quero dizer aos amigos do Parque Cuiabá que, embora ainda faltem algumas ruas para serem pavimentadas, posso garantir que destinaremos mais três milhões e duzentos mil reais para concluir as obras deste bairro”.

Para o deputado estadual Júlio Campos, “é uma satisfação imensa estarmos aqui de volta ao Parque Cuiabá. O Parque Cuiabá foi inaugurado e fundado quando eu era governador, em 1980. Naquela época, contamos com a parceria de um grande investidor, e construímos um colégio e um posto de saúde. O projeto foi financiado pelo BNH e também com recursos do povo mato-grossense. Pavimentamos as primeiras ruas, pois o BNH fornecia financiamento para a construção de casas, mas não para o asfalto. Então, através da Secretaria de Obras do meu governo, com o secretário Ricardo Correia, pavimentamos as principais ruas do Parque Cuiabá naquela época e construímos o colégio e o posto de saúde para atender à população que queria comprar casa aqui. Hoje, o Parque Cuiabá é um bairro bonito da capital mato-grossense. Agora, ao lado do senador Jaime Campos, do vereador Marcrean Santos, do prefeito Emanuel Pinheiro e toda sua equipe, estamos aqui para pavimentar as ruas que ainda não têm asfalto. Esse compromisso foi firmado em uma reunião em 2022, quando fui candidato a deputado estadual. Na época, como eu ainda não era deputado e não tinha emenda, pedi ao meu irmão, senador Jaime Campos, que atendesse prontamente esse pedido. Ele atendeu, e hoje estamos tornando esse compromisso uma realidade”.

O vice-prefeito e secretário de Obras, José Roberto Stopa, reforçou o compromisso da gestão para a finalização da obra até o início do mês de novembro, considerando que uma das vias exigirá extrema dedicação devido à complexidade da obra de drenagem a ser executada.

“Estaremos realizando aproximadamente um quilômetro de pavimentação, uma obra extremamente cara devido à complexidade da drenagem. Em alguns pontos, precisaremos cavar mais de cinco metros de profundidade para instalar a tubulação. Peço paciência aos moradores, mas em quatro a cinco meses esse trecho estará concluído e pronto para uso. Além disso, estamos planejando complementações através de termos aditivos, sem impedimentos, para concluir todas as sete ou oito ruas restantes do Parque Cuiabá. Essas ruas têm menor complexidade e custo, bem abaixo dos dois milhões e trezentos mil reais que estamos investindo agora. Obrigado ao prefeito por estar aqui hoje, dando a oportunidade de realizar mais essa obra. A partir da próxima semana, estaremos à disposição de todos os moradores, acompanhando o trabalho da empresa Fratello, responsável pela execução da obra. Queremos garantir que ela seja realizada com qualidade e dentro do prazo previsto em contrato, que é de no máximo cinco meses. Assim, no dia 11 de novembro, estaremos aqui para entregar a obra completa, incluindo drenagem, meio-fio, calçada e pavimentação”, declarou.

O presidente do bairro Parque Cuiabá, Paulo César da Silva, declarou que o sentimento que o permeava era o de agradecimento. “Quero dizer a todos que, nesta maravilhosa manhã de sexta-feira. É uma grande satisfação estar aqui hoje”, resumiu ao dizer ainda que o esforço em levantar cedo, antes das 5h , para levar as demandas da população à Secretaria de Obras, pode ser evidenciado com o início da obra nesta manhã. Ele relembrou ainda o esforço e apoio do vereador Marcrean Santos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora