Deu Fluminense no primeiro clássico carioca do Brasileirão. Em jogo válido pela terceira rodada, o Time de Guerreiros derrotou o Vasco, neste sábado (20/04), por 2 a 1, conquistando no Maracanã sua primeira vitória na competição. Paulo Henrique Ganso e Martinelli balançaram a rede para o Tricolor, que vai aos quatro pontos e, neste momento, salta para o oitavo lugar da tabela de classificação.
A equipe comandada pelo técnico Fernando Diniz volta a campo nesta quinta-feira (25/04), quando enfrenta o Cerro Porteño-PAR, às 19h, no Estádio Nueva Olla, pela terceira rodada da CONMEBOL Libertadores.
PRIMEIRO TEMPO
O clássico começou equilibrado, com o Fluminense pressionando a saída de bola do Vasco e apostando nos cruzamentos em direção à área. Foi assim que caiu o primeiro zero do placar. Aos 9 minutos, Marcelo cruzou na medida para Paulo Henrique Ganso surgir entre os zagueiros e, de cabeça, acertar o canto esquerdo do goleiro. O camisa 10 precisou subir mais que a zaga para balançar a rede.
Aos 16 minutos, Marquinhos avançou à linha de fundo pela direita e lançou para Germán Cano, na segunda trave, finalizar de primeira, mandando por cima. Pouco depois, Jhon Arias cobriu falta direto para o gol, mas errou o alvo. A finalização de longe de Marcelo, aos 41, parou nas mãos do arqueiro.
SEGUNDO TEMPO
Com o controle das ações e domínio da posse de bola, o Fluminense voltou a campo buscando envolver o Vasco com sua troca de passes. A iniciativa surtiu efeito logo no primeiro minuto, quando Marquinhos tabelou com Samuel Xavier e finalizou cruzado para defesa do goleiro. Germán Cano tentou a sobra, mas o arqueiro ficou com ela.
Em contra-ataque puxado por ele mesmo, Martinelli, aos 7, ampliou, após receber cruzamento de Samuel Xavier, dominar no peito e empurrar para o fundo da rede. O rival diminuiu instantes depois. A resposta imediata veio com a finalização de Jhon Arias, interceptada pelo goleiro.
O clássico ganhou emoção, mas o Tricolor, ainda assim, soube criar perigo, como em um chute de Marcelo, que explodiu na zaga, e cobrança de falta de Marquinhos, que carimbou o travessão. Aos 40, o atacante disparou rumo à área, mas mandou nas mãos do goleiro. No fim, o Flu ainda avançou com Jhon Arias, cara a cara, e Douglas Costas, arriscando a longa distância. As finalizações, porém, acabaram espalmadas pelo arqueiro.
FICHA TÉCNICA
Campeonato Brasileiro – 3ª rodada
20/04/2024, 16h – Maracanã
Fluminense (2)
Fábio; Samuel Xavier, Manoel, Felipe Melo (Antônio Carlos) e Marcelo; André, Martinelli e Paulo Henrique Ganso (Lima); Jhon Arias, Marquinhos (Douglas Costa) e Germán Cano (John Kennedy). Técnico: Fernando Diniz
Vasco (1)
Léo Jardim; Paulo Henrique, Maicon, Léo e Lucas Piton; Sforza (Zé Gabriel), Mateus Carvalho (Hugo Moura) e Galdames (Erick Marcus); David (Clayton), Rossi (Rayan) e Vegetti. Técnico: Ramón Díaz
Gols: Paulo Henrique Ganso (9′ 1T) e Martinelli (7′ 2T) (FLU); Vegetti (10′ 2T) (VAS)
Cartões amarelos: Felipe Melo, Paulo Henrique Ganso, André e Lima (FLU); Galdames, Mateus Carvalho, Vegetti, Hugo Moura e Zé Gabriel (VAS)
Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio, auxiliado por Bruno Boschilia e Leone Carvalho Rocha
Fonte: Esportes