Connect with us

Lucas do Rio Verde

Fiscalização para coibir ligações clandestinas de esgoto é realizada em Lucas do Rio Verde

Publicado

em

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde está realizando nesta semana, o processo de termonebulização, conhecido também como fumacê, nos bairros Jardim Primavera II e Jardim Amazônia. O objetivo é identificar possíveis ligações irregulares na tubulação de esgoto.

O trabalho é realizado por servidores da equipe de fiscalização e operacional da rede de esgoto do município. A vistoria acontece por meio de um aparelho que solta uma fumaça atóxica e sem cheiro, colocado em um dos poços de visitas (PVs) da rede coletora de esgoto. A fumaça entra pelo PV e circula pela rede e, quando há ligações irregulares, ela sai por outros locais, como bocas de lobos, caixa de passagem ou calhas de drenagem da água da chuva, atingindo um raio de até 150 metros.

De acordo com o fiscal de rede da autarquia, Valdiano da Silva, a água da chuva na rede de esgoto também é irregular, já que sobrecarrega as tubulações e prejudica os processos de coleta e tratamento. 

“Nesse caso, pode acarretar entupimentos, rompimentos de redes e extravasamentos em vias públicas, além do retorno do esgoto às residências dos moradores, principalmente em períodos de chuvas intensas. Por isso, é muito importante que a população entenda a importância da separação das redes de esgoto e de água pluvial”, explicou Valdiano.

Com a constatação da irregularidade, o responsável do imóvel é notificado previamente pelo Saae e terá um prazo de 15 dias úteis para a remoção da ligação clandestina. Caso não haja a regularização do uso indevido de esgoto, é aplicado um auto de infração, gerando uma multa de até R$ 3 mil, onde o cidadão tem o prazo de até 10 dias para contestar este tipo infração na autarquia, que fica localizada na Rua Catuípe, nº 1889, bairro Rio Verde.

Em caso de dúvidas, os munícipes podem entrar em contato por meio do número (65) 3549-7700.
 

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Lucas do Rio Verde

Central de Regulação de Saúde passará por reorganização das filas para melhorar atendimento

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a partir de segunda-feira (11), a Central de Regulação passará por uma reorganização interna.

Durante essa reorganização, tanto o atendimento via WhatsApp (65) 3548-2527, quanto o atendimento presencial estarão temporariamente suspensos para os cidadãos que buscarem informações especificamente sobre lista de espera de exames e procedimentos que aguardam agendamento junto a Central de Regulação, por aproximadamente 15 dias.

A medida busca melhorar o fluxo de atendimento, com suporte de um sistema que vai otimizar a gestão das filas para os atendimentos realizados no município.

Os exames e consultas continuarão sendo agendados normalmente. Aos pacientes agendados, os comunicados serão feitos de maneira prévia.

A Secretaria de Saúde agradece a compreensão e a colaboração de todos!

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora