Connect with us

Lucas do Rio Verde

Fiscalização notifica mais de 230 imóveis com esgoto irregular em Lucas do Rio Verde

Publicado

em

A equipe de fiscais de rede do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde intensificou as operações de fiscalização de ligação clandestina de rede de esgoto nos bairros do município.

De janeiro a maio deste ano, foram notificadas 237 unidades consumidoras que apresentaram algum tipo de inconformidade na ligação de esgoto, sendo a maioria dos casos nos bairros Menino Deus, Jaime Seiti Fujii, Vida Nova, Parque das Emas e Tessele Junior. Das residências notificadas, 47 unidades foram multadas por não regularizarem ou removerem a inconformidade dentro do prazo.

“Com a constatação da irregularidade, o responsável do imóvel é notificado previamente pelo Saae e tem um prazo de 15 dias úteis para a remoção da ligação clandestina. Caso não haja a regularização do uso indevido de esgoto, é aplicado um auto de infração, gerando uma multa de até R$ 3 mil, onde o cidadão tem o prazo de até 10 dias para contestar este tipo infração na autarquia”, explica o fiscal de rede do Saae, Valdiano da Silva.

Em um comparativo ao ano de 2022 (janeiro a dezembro), a autarquia realizou apenas 98 notificações e foram geradas 10 multas, levando em consideração que muitos contribuintes regularizaram a situação da ligação de esgoto no prazo e outros apresentaram defesa ou recurso administrativo que é analisado pelo setor competente (jurídico). Isso mostra o avanço na fiscalização do ano passado para esse, o que gerou um aumento significativo de 141,8% para as notificações e 350% nas multas.

De acordo com o cronograma dos fiscais, nesta semana a vistoria por meio de um aparelho que solta uma fumaça atóxica e sem cheiro, conhecido também como fumacê, colocado em um dos poços de visitas (PVs) da rede coletora de esgoto, acontecerá no bairro Tessele Junior. Assim que a fiscalização concluir o trabalho bairro, a ação seguirá para outros lugares que possuem ligação de esgoto ativa como Pioneiro, Centro, Menino Deus, Bandeirantes, Parque das Américas, Jaime Seiti Fuji e Vida Nova.

O Saae conta com o apoio da população para realização de denúncias sobre casos de ligações clandestinas pelo telefone da autarquia que é (65) 3549-7700.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo

Lucas do Rio Verde

Placas de alerta sobre obrigatoriedade de coleiras em cães são instaladas em pontos turísticos de Lucas do Rio Verde

Publicado

em

Por

Com o objetivo de orientar e conscientizar a população sobre a necessidade de frequentar espaços públicos com animais devidamente presos a coleira e o recolhimento da sujeira do pet, foram instaladas placas em dois lagos da cidade. A parceria da Prefeitura de Lucas do Rio Verde e Sicredi Ouro Verde MT garantiu que as cinco primeiras placas fossem instaladas na última semana.

Das cinco placas, três foram fixadas no Lago Ernani Jose Machado e outras duas no Lago Harry Muller, conforme explicou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis.
“O objetivo das placas é fazer com que as pessoas se sensibilizem, se conscientizem da importância de fazer o passeio com o seu pet de uma forma segura. E essa forma segura, conforme uma previsão legal, é através do animal preso na coleira”, acrescentou Felipe.

A necessidade de uso da coleira é evitar qualquer tipo de acidente, seja ele em caso do animal ser bravo, ou evitar acidentes como o pet ir para a rua e se perder ou, ainda, provocar algum acidente de trânsito.

Outra orientação da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente é que o tutor leve sempre uma sacola para recolher as fezes do animal, evitando que outras pessoas pisem ou tenham algum tipo de transtorno.

As placas no formato de osso foram fixadas em pontos estratégicos, pensando em evitar a poluição visual do local. “É uma demanda da população, a gente já tinha vários pedidos com relação a isso, e agora conseguimos uma parceria e efetuamos esse trabalho”, finalizou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente.

Conforme a Lei Complementar nº 245 de abril de 2023, que trata da reestruturação do Código de Vigilância Sanitária, o artigo 222 determina que é proibido nas vias e logradouros públicos permanecer com cães sem portar coleira do tipo “enforcadeira” e focinheira, em locais onde haja trânsito ou frequência de pessoas.

A intenção é expandir a ideia para outros pontos da cidade, como praças e espaços públicos.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora