Para reforçar o policiamento nas vias públicas e coibir possíveis ações criminosas, o Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran) da Polícia Militar realiza bloqueios policiais nas principais vias públicas de Cuiabá e Várzea Grande, durante a operação ‘Carga Máxima’.
A fiscalização ocorre em locais alternados, tendo como foco os perímetros com maior fluxo de veículos. Na primeira quinzena de janeiro foram feitos bloqueios nos bairros Morada do Ouro, Centro, CPA I, Tijucal, em Cuiabá. E, em Várzea Grande, nos bairros Cohab Orlando Chaves, Centro e Alameda, sendo abordados aproximadamente 500 veículos nas duas cidades.
Essas checagens, enfatiza a comandante do BPMTran, tenente-coronel Grasielle Bugalho, são feitas por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e Talonário Eletrônico.
Conforme o levantamento parcial da unidade, dentre as principais infrações estão: conduzir o veículo sem registro e devidamente licenciado (Art. 230-V/CTB), dirigir veículo com validade da CNH vencida há mais de trinta dias (Art. 162-V/CTB), conduzir o veículo sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante (Art. 230-IX), falta do uso do cinto de segurança (Art. 167/CTB), dentre outros.
A comandante salienta que essas fiscalizações vão além da questão burocrática, sendo fundamentais para o auxílio das ações preventivas segurança pública.
“O cidadão, condutor ou não, precisa ter a consciência de que essas fiscalizações não são uma simples abordagem de trânsito, como muitos podem pensar. Pois, por meio delas é possível apreender uma arma ilegal, prender alguém com mandado de prisão em aberto, recuperar um veículo que seja produto de roubo ou furto e que, muitas vezes, poderia ser empregado na prática de outro crime, sendo assim, um trabalho preventivo que a PM desenvolve”, explica Grasielle.
Ao longo de todo o mês de janeiro, o BPMTran apreendeu duas CNH’s falsas, uma pistola calibre .40, uma espingarda calibre 22 e recuperou um veículo roubado. Além do registro de 5.713 notificações no perímetro urbano e rodoviário, entre as estradas que dão acesso aos municípios de Chapada dos Guimarães, Santo Antônio de Leverger, Acorizal, Nossa Senhora do Livramento e Distrito da Guia.
Fonte: PM MT – MT