Connect with us

MUNDO

Finlândia realiza primeiro exercício militar com a Otan

Publicado

em

A Finlândia anunciou nesta quinta-feira (13) que realizou o primeiro exercício militar, desde a sua adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), com a participação de dois navios portugueses e alemães atracados simbolicamente no porto de Helsinque.

As fragatas – a NRP Bartolomeu Dias e a Mecklenburg-Vorpommern – vão fazer escala na capital finlandesa até domingo, informou a marinha do país nórdico em comunicado, acrescentando que as duas embarcações estarão fechadas ao público.

Antes de chegarem a Helsinque, os navios da Otan participaram ontem (12) de um exercício organizado pela frota costeira finlandesa, perto da Rússia, juntamente com três navios do país nórdico.

“O Passex [exercício de passagem] desenvolveu a interoperabilidade entre os navios participantes na produção de quadros de situação e navegação], informou a Marinha do país em declaração.

“Esta é a primeira vez que a Finlândia e a Frota Costeira realizam um exercício e uma visita desde que a Finlândia aderiu à Otan”, acrescentou o comunicado.

A Marinha da Finlândia informou ainda que os navios de guerra Purunpaae, Raahe 71 e Porvoo também participaram dos exercícios.

Adesão à Otan

O país nórdico, que faz fronteira com a Rússia, aderiu oficialmente à aliança militar no último dia 4, tornando-se o 31º membro da organização, colocando um ponto final em décadas de neutralidade e de não alinhamento.

No início da candidatura, em abril de 2022, o país teve apoio de 28 dos 30 Estados-membros, uma vez que a Hungria e a Turquia não ratificaram a candidatura imediatamente. Só na primavera de 2023 é que Ancara e Budapeste deram luz verde à adesão da Finlândia à Otan.

Finlândia e Suécia anunciaram o pedido de adesão à aliança militar em maio passado, depois da invasão russa à Ucrânia e da exigência de Moscou de que Otan não se expandisse para Leste.

A Suécia ainda não obteve luz verde da Turquia e Hungria e permanece, por enquanto, fora da Otan.

A entrada da Finlândia acrescenta 1.340 quilômetros (Km) de fronteira entre a aliança e a Rússia.

O país nórdico, que tem mantido enormes reservas militares de várias centenas de milhares de cidadãos mobilizáveis mesmo após o fim da Guerra Fria, trouxe à Otan meios militares significativos.

O treino com as tropas da aliança militar teve lugar regularmente nos últimos anos, uma vez que a Finlândia é membro da Parceria para a Paz da Otan.

Fonte: EBC Internacional

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora