Connect with us

MUNDO

Finlândia: menino de 12 anos mata colega a tiros em escola

Publicado

em

Escola onde aconteceu o tiroteio
Reprodução Twiter Daily Mail

Escola onde aconteceu o tiroteio

Um menino de 12 anos abriu fogo em uma escola do ensino fundamental em Vantaa, nos arredores da capital da Finlândia, Helsinque, matando um colega da mesma idade e deixando outros dois gravemente feridos, informou a polícia nesta terça-feira (2).

O tiroteio ocorreu por volta das 9h (horário local) em uma escola primária que tem cerca de 800 alunos, distribuídos em dois centros, de 7 a 15 anos, de acordo com seu site. A polícia chegou à escola pouco depois das 9h e o menino foi detido uma hora depois, em Helsinque.

“Hoje, depois das 9h (horário local), houve um ataque a tiros em uma escola (…) onde um aluno do sexto ano morreu”, disse em entrevista coletiva Ilkka Koskimaki, chefe policial da região, acrescentando que outros dois menores ficaram “gravemente feridos”.

“A prisão foi feita de forma calma. O suspeito estava portando uma arma”, disse a polícia em seu site.

Um vídeo, divulgado pelo jornal Iltalehti e apresentado como o momento da detenção do suspeito, mostra dois policiais segurando uma pessoa deitada de bruços. Os pais das crianças que frequentam a escola relataram à mídia finlandesa que o tiroteio ocorreu em uma sala de aula, e disseram ter falado com seus filhos por telefone.

As crianças foram mantidas nas salas de aula e muitos pais foram até a escola, onde foram atendidos pela polícia, de acordo com a televisão pública Yle. Um gabinete de crise com funcionários da educação e da prefeitura foi montado, segundo a mídia finlandesa.

A ministra do Interior da Finlândia, Mari Rantanen, disse em uma mensagem nas redes sociais que o dia havia começado de uma “maneira terrível”. “Só posso imaginar a dor e a preocupação que muitas famílias estão passando neste momento”, acrescentou.

O país nórdico sofreu duas tragédias semelhantes nos anos 2000. Em novembro de 2007, um jovem de 18 anos abriu fogo em uma escola secundária em Jokela, a cerca de cinquenta quilômetros ao norte de Helsinque, e matou oito pessoas: o diretor, uma enfermeira e seis alunos. O agressor cometeu suicídio após o ataque. Um ano depois, em setembro de 2008, ocorreu um tiroteio em uma escola profissionalizante em Kauhajoki (oeste), perpetrado por um jovem de 22 anos, no qual dez pessoas morreram.

Desde então, centenas de escolas têm enfrentado ameaças de atos semelhantes, de acordo com o Journal of Scandinavian Studies in Criminology and Crime Prevention, que aponta problemas de saúde mental como a principal razão para essa prática.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora