Connect with us

Diamantino

Final do XXVI Jogos Estudantis Diamantinense (JEDS) é celebrado com união e respeito

Publicado

em

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, promoveu durante o mês de abril o XXVI Jogos Estudantis Diamantinense para escolas públicas e particulares do município. A final que aconteceu na primeira quinta-feira do mês de maio (02.05) premiou as equipes finalistas nas modalidades, futebol, futsal e voleibol.

De acordo com o secretário da pasta, Avelino Bezerra, o campeonato tem por objetivo incentivar a prática de esportes, promover confraternização, descobrir novos potenciais atletas e ensinar os valores de uma competição como respeito, união e troca de experiências.

“O JEDS é um período de muito ensino para nossos jovens e também de confraternização. É um momento também que vemos o empenho de cada equipe e de novos nomes do esporte. Vemos que é uma competição saudável, fora da quadra não existe uma equipe x ou y, todos juntos compartilhando e vivenciando experiências novas.”

Segundo a Secretaria de Esportes e Lazer, as equipes finalistas se classificaram para a etapa regional dos Jogos Estudantis que ocorre ainda no mês de maio no município de Arenápolis.

Aluno da escola Escola Estadual Plácido de Castro, Cristhyan Silva, de 17 anos, falou sobre a emoção de conquistar o primeiro lugar na categoria A de Futsal com o time e o diferencial da equipe que os levou ao pódio.

“Estou muito feliz e orgulhoso pelo nosso resultado, o mais legal de tudo foi estar com meus colegas todo esse tempo. Para estar no JEDS treinamos muito e nosso diferencial foi o entrosamento, escutamos uns aos outros e dessa forma conseguimos realizar um jogo limpo.”

Na edição de 2024, a escola que mais conquistou título, foi a Escola Estadual Militar Tiradentes Dr. Manoel José Murtinho, que levou para casa mais de 8 troféus.

O técnico e professor da Escola Militar, Márcio Pereira, falou sobre o impacto dos treinos antecedentes para o alcance desse resultado e sobre a importância dos campeonatos municipais como aliado da educação.

“Nossos treinos acontecem o ano todo e isso se torna um diferencial, o entrosamento da equipe é melhor, os passes são aperfeiçoados assim como cada aluno com suas habilidades.”

Ele ainda complementou: “Atualmente a escola compete com o celular e jogos onlines e cada vez mais nossos alunos perdem o foco. Mas, notamos uma mudança de comportamento quando ocorrem jogos esportivos dentro e fora da escola, percebemos que eles ficam mais concentrados e até mesmo mais incentivados a participar da rotina escolar.”

Participando do encerramento, esteve a secretária de Cultura e Turismo, Raquel Pinho; o 2º tenente e diretor do Colégio Militar Manoel José Murtinho, Merville e o vereador, Ranielli Lima.

Confira a classificação das modalidades:

Futebol

Naipe Feminino

3° lugar: —

2° lugar: Escola Estadual Castro Alves

1° lugar: Escola Militar Tiradentes

Naipe Masculino:

3° lugar: Escola Particular Phoenix

2° lugar: Escola Estadual João Batista

1° lugar: Escola Militar Tiradentes

Voleibol Categoria B (12 a 14 anos)

Naipe Feminino

3° lugar: Escola Militar Tiradentes

2° lugar: Escola Estadual João Batista

1° lugar: Escola Particular Phoenix

Naipe Masculino

3° lugar: —-

2° lugar: Escola Estadual João Batista

1° lugar: Instituto Federal de Mato Grosso Campus Avançado Diamantino (IFMT)

Voleibol Categoria A (15 a 17 anos)

Naipe Feminino

3° lugar: Instituto Federal de Mato Grosso Campus Avançado Diamantino (IFMT)

2° lugar: Escola Militar Tiradentes

1° lugar: Escola Particular Phoenix

Naipe Masculino

3° lugar: Escola Estadual Plácido de Castro

2° lugar: Escola Militar Tiradentes

1° lugar: Instituto Federal de Mato Grosso Campus Avançado Diamantino (IFMT)

Futsal Categoria B (12 a 14 anos)

Naipe Feminino

3° lugar: Escola Estadual João Batista

2° lugar: Escola Militar Tiradentes

1° lugar: Escola Estadual Irmã Lucinda Facchini

Naipe Masculino

3° lugar: Escola Estadual Nilce Maria Magalhães

2° lugar: Escola Particular Phoenix

1° lugar: Escola Estadual Irmã Lucinda Facchini

Futsal Categoria A (15 a 17 anos)

Naipe Feminino

3° lugar: Escola Estadual Ana Maria Tissiani de Oliveira

2° lugar: Instituto Federal de Mato Grosso Campus Avançado Diamantino (IFMT)

1° lugar: Escola Militar Tiradentes

Naipe Masculino

3° lugar: Escola Militar Tiradentes

2° lugar: Instituto Federal de Mato Grosso Campus Avançado Diamantino (IFMT)

1° lugar: Escola Estadual Plácido de Castro

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Diamantino articula o desenvolvimento de um novo protocolo na saúde

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou na quarta-feira, 30 de outubro, do encontro com o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) em Cuiabá-MT.

De acordo com o secretário de Saúde, Itamar Bonfim, o encontro teve como tema central a elaboração do “Protocolo de Prescrição de Medicamentos e Solicitação de Exames por Enfermeiro na Atenção Primária”.

“A iniciativa é inédita em nosso município e se tornará um projeto piloto a nível de Estado, com o objetivo de estabelecer diretrizes para a prescrição de medicamentos e solicitação de exames a serem realizados por enfermeiros na APS.”

Segundo a coordenadora da Atenção Primária, Bárbara Barroso, a Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atendimento no sistema de saúde e como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), a APS é crucial para a comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde.

Bárbara Barroso ainda destacou a importância do novo protocolo e o apoio das equipes para a realização do mesmo.

“Pela primeira vez, em 28 anos, graças ao apoio do Secretário de Saúde Itamar Bonfim e ao empenho dos próprios enfermeiros da APS, estamos tornando institucional esse tipo de protocolo na APS.”

Ela ainda completou: “Dessa forma o profissional enfermeiro seja respaldado e ganhe mais autonomia diante das suas atribuições e a população possa ter mais acesso aos serviços de saúde de acordo com a agenda de cada ESF.”

Ainda segundo a Secretária Municipal de Saúde, a comissão composta por servidores da pasta está à frente da elaboração do projeto e conta com a parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Diamantino (UNEMAT) e do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT).

O Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso destacou que “O desenvolvimento do protocolo representa um avanço importante para a enfermagem em Mato Grosso, oferecendo uma base de suporte contínuo e orientação para que os enfermeiros desempenhem suas atividades de forma ainda mais eficazes.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora