Connect with us

Diamantino

Final do XXVI Jogos Estudantis Diamantinense (JEDS) é celebrado com união e respeito

Publicado

em

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, promoveu durante o mês de abril o XXVI Jogos Estudantis Diamantinense para escolas públicas e particulares do município. A final que aconteceu na primeira quinta-feira do mês de maio (02.05) premiou as equipes finalistas nas modalidades, futebol, futsal e voleibol.

De acordo com o secretário da pasta, Avelino Bezerra, o campeonato tem por objetivo incentivar a prática de esportes, promover confraternização, descobrir novos potenciais atletas e ensinar os valores de uma competição como respeito, união e troca de experiências.

“O JEDS é um período de muito ensino para nossos jovens e também de confraternização. É um momento também que vemos o empenho de cada equipe e de novos nomes do esporte. Vemos que é uma competição saudável, fora da quadra não existe uma equipe x ou y, todos juntos compartilhando e vivenciando experiências novas.”

Segundo a Secretaria de Esportes e Lazer, as equipes finalistas se classificaram para a etapa regional dos Jogos Estudantis que ocorre ainda no mês de maio no município de Arenápolis.

Aluno da escola Escola Estadual Plácido de Castro, Cristhyan Silva, de 17 anos, falou sobre a emoção de conquistar o primeiro lugar na categoria A de Futsal com o time e o diferencial da equipe que os levou ao pódio.

“Estou muito feliz e orgulhoso pelo nosso resultado, o mais legal de tudo foi estar com meus colegas todo esse tempo. Para estar no JEDS treinamos muito e nosso diferencial foi o entrosamento, escutamos uns aos outros e dessa forma conseguimos realizar um jogo limpo.”

Na edição de 2024, a escola que mais conquistou título, foi a Escola Estadual Militar Tiradentes Dr. Manoel José Murtinho, que levou para casa mais de 8 troféus.

O técnico e professor da Escola Militar, Márcio Pereira, falou sobre o impacto dos treinos antecedentes para o alcance desse resultado e sobre a importância dos campeonatos municipais como aliado da educação.

“Nossos treinos acontecem o ano todo e isso se torna um diferencial, o entrosamento da equipe é melhor, os passes são aperfeiçoados assim como cada aluno com suas habilidades.”

Ele ainda complementou: “Atualmente a escola compete com o celular e jogos onlines e cada vez mais nossos alunos perdem o foco. Mas, notamos uma mudança de comportamento quando ocorrem jogos esportivos dentro e fora da escola, percebemos que eles ficam mais concentrados e até mesmo mais incentivados a participar da rotina escolar.”

Participando do encerramento, esteve a secretária de Cultura e Turismo, Raquel Pinho; o 2º tenente e diretor do Colégio Militar Manoel José Murtinho, Merville e o vereador, Ranielli Lima.

Confira a classificação das modalidades:

Futebol

Naipe Feminino

3° lugar: —

2° lugar: Escola Estadual Castro Alves

1° lugar: Escola Militar Tiradentes

Naipe Masculino:

3° lugar: Escola Particular Phoenix

2° lugar: Escola Estadual João Batista

1° lugar: Escola Militar Tiradentes

Voleibol Categoria B (12 a 14 anos)

Naipe Feminino

3° lugar: Escola Militar Tiradentes

2° lugar: Escola Estadual João Batista

1° lugar: Escola Particular Phoenix

Naipe Masculino

3° lugar: —-

2° lugar: Escola Estadual João Batista

1° lugar: Instituto Federal de Mato Grosso Campus Avançado Diamantino (IFMT)

Voleibol Categoria A (15 a 17 anos)

Naipe Feminino

3° lugar: Instituto Federal de Mato Grosso Campus Avançado Diamantino (IFMT)

2° lugar: Escola Militar Tiradentes

1° lugar: Escola Particular Phoenix

Naipe Masculino

3° lugar: Escola Estadual Plácido de Castro

2° lugar: Escola Militar Tiradentes

1° lugar: Instituto Federal de Mato Grosso Campus Avançado Diamantino (IFMT)

Futsal Categoria B (12 a 14 anos)

Naipe Feminino

3° lugar: Escola Estadual João Batista

2° lugar: Escola Militar Tiradentes

1° lugar: Escola Estadual Irmã Lucinda Facchini

Naipe Masculino

3° lugar: Escola Estadual Nilce Maria Magalhães

2° lugar: Escola Particular Phoenix

1° lugar: Escola Estadual Irmã Lucinda Facchini

Futsal Categoria A (15 a 17 anos)

Naipe Feminino

3° lugar: Escola Estadual Ana Maria Tissiani de Oliveira

2° lugar: Instituto Federal de Mato Grosso Campus Avançado Diamantino (IFMT)

1° lugar: Escola Militar Tiradentes

Naipe Masculino

3° lugar: Escola Militar Tiradentes

2° lugar: Instituto Federal de Mato Grosso Campus Avançado Diamantino (IFMT)

1° lugar: Escola Estadual Plácido de Castro

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Saúde de Diamantino é uma das três do Brasil contempladas pelo PIE

Publicado

em

Por

Uma equipe do Hospital Sírio Libanês deu início, na manhã desta segunda-feira (18-11), a implementação do projeto de Apoio à Institucionalização de Políticas Informadas por Evidências – PIE no SUS em Diamantino. A Secretaria de Saúde do município foi uma das três do Brasil contempladas pelo projeto entre 80 municípios inscritos, sendo a única de Mato Grosso.

O titular da pasta, Itamar Bonfim, conta que a reunião dá início a este projeto inédito e de suma importância para Diamantino. “O município seguirá, até 2026, trabalhando ações e projetos baseados e informados por evidência”, disse o secretário, informando ainda que serão indicados 10 profissionais do SUS para receberem capacitação pelo Sírio Libanês.

“O projeto vem para somar, haja visto que a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino trabalha muito com planejamento e esta parceria será um sucesso, sem sombra de dúvida”, completou o gestor.

Fernanda Carrer, especialista de campo do Sírio Libanês no projeto ESPIA e professora da USP, explicou que se trata de um projeto que realizando juntamente com o Ministério da Saúde e que quer promover o uso das melhores evidências disponíveis para formulação de políticas públicas.

“A partir de agora viremos sempre aqui com a equipe do hospital para ajudar a cidade a melhorar ainda mais as políticas públicas de saúde”, pontuou a especialista, ressaltando que o uso de pesquisa, evidências, da ciência, podem ser um grande diferencial na oferta de melhores serviços, de políticas públicas para os cidadãos.

Durante a reunião, Fernanda Carrer enalteceu o alinhamento entre as equipes de transição do atual e do próximo governo municipal. “Isso mostra que estão no caminho certo para dar continuidade às boas práticas e incrementar novas políticas para a cidade.

*Sobre o projeto*

No Brasil, as PIE têm evoluído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a liderança do Ministério da Saúde, especialmente pela expansão e consolidação da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), institucionalizada em 2010, com o objetivo de apoiar a implementação de mecanismos e ferramentas de Tradução do Conhecimento (TC) para políticas de saúde no Brasil.

EVIPNet Brasil integra-se à EVIPNet Global, liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que coordena globalmente a articulação entre os componentes regionais e nacionais da rede.

As Políticas Informadas por Evidências dizem respeito ao uso sistemático, transparente e equitativo das evidências para informar a tomada de decisão e a deliberação pública sobre temas e problemas prioritários de saúde pública, visando a melhores resultados em saúde para a população.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora