Connect with us

BRASIL

Festival Trilha da Inclusão: celebração e acessibilidade cultural em Brasília

Publicado

em

Festival Trilha da Inclusão: celebração e acessibilidade cultural em Brasília
Redação GPS

Festival Trilha da Inclusão: celebração e acessibilidade cultural em Brasília

Entre os dias 14 e 16 de junho, o Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul), em Brasília , será o palco do Festival Trilha da Inclusão. Este evento gratuito é dedicado a evidenciar o protagonismo das pessoas com deficiência, promover diálogos sobre acessibilidade e inclusão, além de facilitar o acesso de todos aos bens culturais.

A programação do festival é rica e diversificada, contando com seminários, oficinas, exposições, apresentações culturais e uma feira de artesanato. Especialistas renomados como Gabriella Zubelli, Luiza Habib e Karen Montija conduzirão seminários sobre acessibilidade cultural, estética e arquitetônica. Esses eventos ocorrerão ao longo dos três dias, abordando temas cruciais para a inclusão.

Além dos seminários, o festival oferecerá oficinas de yoga e meditação, desenho e ilustração, e espaços dedicados a diversidades sensoriais e massoterapia. Essas atividades, ministradas por profissionais especializados, visam proporcionar bem-estar e integração.

A Feira ARTeira destacará o talento e a diversidade dos expositores com deficiência, promovendo a valorização de seus trabalhos. Diversas apresentações culturais também farão parte do evento, incluindo um show de rap com Fillipe Costta, um espetáculo de dança com o Grupo Além da Pele e a peça teatral “O corpo que vê – De dentro pra fora, de fora pra dentro”.

Um dos grandes destaques do festival será a exposição “Silenciado pelo destino” do artista Rafael Santos (Odrus), que utilizará audiodescrição e realidade aumentada para tornar a arte acessível a todos.

O encerramento do festival acontecerá no domingo, às 20h, no Clube do Choro de Brasília, com um show das bandas Surdodum e Tribo de Jah. Embora o evento seja gratuito, é necessário retirar ingressos antecipadamente.

As atividades formativas do festival, que incluem cursos de Braille, acessibilidade cultural e audiodescrição, já estão em andamento e continuarão até julho. A programação completa do evento pode ser acessada no canal digital do projeto: @trilha.dainclusao.

Programação do Festival Trilha da Inclusão:

Sexta-feira (14/06)

  • Seminário “Semeando Novas Ideias”: 10h às 12h, Sala Marco Antônio. Ingressos: Sympla .
  • Espetáculo “Dia de Sol”: 15h, Teatro Hugo Rodas. Ingressos: Sympla .
  • Abertura da Exposição “Silenciado pelo Destino”: 19h às 22h, Galeria Rubem Valentim. Acesso livre.
  • Show – Fillipe Costta: 20h30, Praça Central. Acesso livre.

Sábado (15/06)

  • Yoga e meditação: 10h às 11h, Sala Multiuso. Atendimento por ordem de chegada.
  • Feira ARTeira: 10h às 18h, Praça Central. Acesso livre.
  • Espaço Zen – Massoterapia: 13h às 17h, Sala Aquário. Atendimento por ordem de chegada.
  • Espaço Acolher: 10h às 18h, Galpão das Artes. Atendimento por ordem de chegada.
  • Seminários sobre acessibilidade: diversos horários, Sala Multiuso. Ingressos: Sympla .
  • Espetáculo “O Corpo que vê”: 19h30, Teatro Hugo Rodas. Ingressos: Sympla .

Domingo (16/06)

  • Yoga e meditação: 10h às 11h, Sala Multiuso. Atendimento por ordem de chegada.
  • Feira ARTeira: 10h às 18h, Praça Central. Acesso livre.
  • Espaço Zen – Massoterapia: 13h às 17h, Sala Aquário. Atendimento por ordem de chegada.
  • Espaço Acolher: 10h às 18h, Galpão das Artes. Atendimento por ordem de chegada.
  • Seminários e oficinas: Diversos horários, Sala Multiuso e Mezanino. Ingressos: Sympla .
  • Show de Encerramento: Surdodum e Tribo de Jah, a partir das 19h, Clube do Choro. Ingressos disponíveis a partir de 10/06 na Bilheteria Digital.

The post Festival Trilha da Inclusão: celebração e acessibilidade cultural em Brasília first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce

Publicado

em

Por

Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.

Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.

Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.

Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.

O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.

O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.

 

Fonte: OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora