Entre os dias 14 e 16 de junho, o Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul), em Brasília , será o palco do Festival Trilha da Inclusão. Este evento gratuito é dedicado a evidenciar o protagonismo das pessoas com deficiência, promover diálogos sobre acessibilidade e inclusão, além de facilitar o acesso de todos aos bens culturais.
A programação do festival é rica e diversificada, contando com seminários, oficinas, exposições, apresentações culturais e uma feira de artesanato. Especialistas renomados como Gabriella Zubelli, Luiza Habib e Karen Montija conduzirão seminários sobre acessibilidade cultural, estética e arquitetônica. Esses eventos ocorrerão ao longo dos três dias, abordando temas cruciais para a inclusão.
Além dos seminários, o festival oferecerá oficinas de yoga e meditação, desenho e ilustração, e espaços dedicados a diversidades sensoriais e massoterapia. Essas atividades, ministradas por profissionais especializados, visam proporcionar bem-estar e integração.
A Feira ARTeira destacará o talento e a diversidade dos expositores com deficiência, promovendo a valorização de seus trabalhos. Diversas apresentações culturais também farão parte do evento, incluindo um show de rap com Fillipe Costta, um espetáculo de dança com o Grupo Além da Pele e a peça teatral “O corpo que vê – De dentro pra fora, de fora pra dentro”.
Um dos grandes destaques do festival será a exposição “Silenciado pelo destino” do artista Rafael Santos (Odrus), que utilizará audiodescrição e realidade aumentada para tornar a arte acessível a todos.
O encerramento do festival acontecerá no domingo, às 20h, no Clube do Choro de Brasília, com um show das bandas Surdodum e Tribo de Jah. Embora o evento seja gratuito, é necessário retirar ingressos antecipadamente.
As atividades formativas do festival, que incluem cursos de Braille, acessibilidade cultural e audiodescrição, já estão em andamento e continuarão até julho. A programação completa do evento pode ser acessada no canal digital do projeto: @trilha.dainclusao.
Programação do Festival Trilha da Inclusão:
Sexta-feira (14/06)
Seminário “Semeando Novas Ideias”: 10h às 12h, Sala Marco Antônio. Ingressos: Sympla.
Espetáculo “Dia de Sol”: 15h, Teatro Hugo Rodas. Ingressos: Sympla.
Abertura da Exposição “Silenciado pelo Destino”: 19h às 22h, Galeria Rubem Valentim. Acesso livre.
Show – Fillipe Costta: 20h30, Praça Central. Acesso livre.
Sábado (15/06)
Yoga e meditação: 10h às 11h, Sala Multiuso. Atendimento por ordem de chegada.
Feira ARTeira: 10h às 18h, Praça Central. Acesso livre.
Espaço Zen – Massoterapia: 13h às 17h, Sala Aquário. Atendimento por ordem de chegada.
Espaço Acolher: 10h às 18h, Galpão das Artes. Atendimento por ordem de chegada.
Seminários sobre acessibilidade: diversos horários, Sala Multiuso. Ingressos: Sympla.
Espetáculo “O Corpo que vê”: 19h30, Teatro Hugo Rodas. Ingressos: Sympla.
Domingo (16/06)
Yoga e meditação: 10h às 11h, Sala Multiuso. Atendimento por ordem de chegada.
Feira ARTeira: 10h às 18h, Praça Central. Acesso livre.
Espaço Zen – Massoterapia: 13h às 17h, Sala Aquário. Atendimento por ordem de chegada.
Espaço Acolher: 10h às 18h, Galpão das Artes. Atendimento por ordem de chegada.
Seminários e oficinas: Diversos horários, Sala Multiuso e Mezanino. Ingressos: Sympla.
Show de Encerramento: Surdodum e Tribo de Jah, a partir das 19h, Clube do Choro. Ingressos disponíveis a partir de 10/06 na Bilheteria Digital.
Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.
A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.
“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.
A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.
“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.
A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.