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Cuiabá

Festival da Pamonha bate recorde de público, com visitação de mais de 35 mil pessoas, e venda superior a 40 toneladas de produtos derivados do milho

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O 5º Festival da Pamonha, promovido pela Prefeitura de Cuiabá em parceria com comerciantes da Comunidade Rio dos Peixes (no km 23, da Rodovia Emanuel Pinheiro), bateu recorde de público e de vendas de produtos derivados do milho, superando a projeção de 40 toneladas.

Conforme relatório preliminar da Secretaria Municipal de Turismo, organizadora oficial do evento, mais de 35 mil pessoas prestigiaram os três dias de Festival (19, 20 e 21), sendo cerca de 8 mil na sexta, 12 mil no sábado e 15 mil no domingo.

Para o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, o sucesso denota o compromisso da gestão, que mantém ações estruturadas para potencializar o comércio, o turismo, gerar renda e desenvolver a capital matogrossense. “Falamos de sucesso de organização e parcerias. Foram dias de intenso trabalho e eu participei aqui, com o que uma cidade tem de mais precioso, as pessoas. Mantivemos uma estrutura especialmente projetada, com climatizadores, espaço para praça de alimentação, atrações musicais e culturais”, avaliou.

Para o secretário de Turismo Lincoln Sardinha Costa, o sucesso de público se deu à intensa divulgação local e nacional. Foram mais de 250 reportagens ao longo dos três dias de evento.

“Esperávamos em média 5 a 6 mil pessoas por dia, isso porque sabíamos do nosso desafio que seria o sistema de pare e siga no Portão do Inferno, mas todo o apoio e divulgação da imprensa local e nacional, como Jornal Estadão, R7, no programa É de Casa, nos ajudou na intensa mobilização, assim como o trabalho muito bem formatado. O trabalho se refletiu em público e em vendas. Somos só gratidão”, enfatizou o secretário.

Em série histórica, 2018 vendeu 4 toneladas de produtos derivados do milho e 11 em 2019. Houve pausa em 2020 e 2021 devido à pandemia de Covid-19 e, em 2023 com o retorno, o Festival vendeu 30 toneladas em 2022 e 36 em 2023.

Para este ano, a estimativa era a revenda de 40 toneladas. Embora a divulgação oficial dos dados sobre a revenda dos produtos seja oficialmente apresentada pela Secretaria de Turismo na próxima terça-feira, o cenário aponta que cerca de 50 toneladas de produtos derivados do milho tenham sido comercializadas.

Esse recorde já pôde ser constatado por todos os comerciantes das barracas e comércio local. É o que aponta Maria Nazareth, 63 anos, que há 14 trabalha no Rio dos Peixes.

“Este foi o melhor festival de todos os tempos. Os produtos que separei para vender nos três dias, esgotaram no primeiro. Foi realmente uma benção, em relação às quatro edições anteriores, minhas vendas cresceram mais de 200%. Só temos a agradecer todo o carinho do prefeito Emanuel Pinheiro, que desde de 2018 nos atendeu nessa demanda e ano após ano só melhora. Este ano estava tudo climatizado, mesas maiores e os shows, o povo teve prazer em sentar e comer diversos pratos”, destacou.

A 5ª edição do ‘Festival da Pamonha’ contou com a parceria das Secretarias de Turismo, Mobilidade Urbana e Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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Cuiabá

Prefeito Emanuel Pinheiro edita decreto e determina secretário de Governo para coordenar equipe de transição da Prefeitura de Cuiabá

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O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, publicou o Decreto Municipal nº 10.596, nesta quinta-feira, 7 de novembro, na edição suplementar da Gazeta Municipal instituindo a Comissão de Transição de Mandato do Chefe do Poder Executivo do Município de Cuiabá (CTM/CBA) para a gestão que iniciará no dia 1º de janeiro de 2025.

A coordenação geral será realizada pelo secretário de Governo, Júnior Leite. A equipe será composta ainda pelo procurador-geral, Benedicto Miguel Calix Filho, pelo contador-geral do Município, Éder Galiciani; pelo controlador-geral do Município, Hélio Santos; pela secretária municipal de Educação, Edilene Souza Machado; pelo secretário municipal de Saúde, Deiver Alessandro Teixeira; pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável, Juares Silveira Samaniego; pela secretária municipal de Gestão, Ellaine Cristina Ferreira Mendes; pela secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Clausi Aparecida de Oliveira Barbosa.

“Tão importante quanto a realização de uma eleição justa e transparente é o processo que se segue à definição dos resultados: a transição de governo. A formação de uma equipe de transição é um passo indispensável para assegurar uma mudança de administração que seja harmoniosa, eficiente e que respeite a continuidade das políticas públicas essenciais para a população”, avaliou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

De acordo com Art. 1º do Decreto, a Comissão de Transição de Mandato do Chefe do Poder Executivo do Município de Cuiabá – CTM/CBA, com o objetivo de, junto aos órgãos e entidades correspondentes da Administração Pública Municipal, colher, guardar, analisar e apresentar os documentos elencados no artigo 5º da Resolução nº 19/2016 – TP do Tribunal de Contas de Mato Grosso – TCE/MT ao candidato eleito ao mandato de Prefeito do Município de Cuiabá.

Conforme parágrafo único, também poderá solicitar outros documentos que lhe convier para se concretizar uma justa, democrática e transparente transição de mandato.

A equipe de transição será responsável por esclarecer dúvidas e prestar todo o suporte necessário para que a equipe da próxima administração tenha pleno acesso às informações do Município.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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