O Festival Biomas e Sabores, realizado pelo Governo de Mato Grosso e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae-MT) para divulgar a diversidade gastronômica de Mato Grosso, movimentou R$ 1.219.757,46 durante os três dias de programação. Somente a comercialização de produtos feitos em Mato Grosso por pequenos empreendedores rurais ultrapassaram o montante de R$ 335 mil reais.
Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (04.11). O Governo de Mato Grosso realizou o evento por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT).
O evento ocorreu no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, entre os dias 26 e 28 de setembro, e contou com uma feira de negócios, praça de alimentação, uma área dedicada aos pequenos produtores rurais, além de palestras, o 1º Concurso do Queijo de Mato Grosso e programação cultural. A entrada foi gratuita. Os empresários que participaram da feira de negócios movimentaram R$ 800 mil reais com a comercialização de produtos.
Foto: Camila Paulino (Sebrae-MT)
Além dos resultados dentro da programação do Festival, empreendedores rurais que participaram do Concurso do Queijo relatam que nos últimos 30 dias receberam mais pedidos por produtos vencedores e tiveram mais oportunidades para divulgar a qualidade das queijarias artesanais no Estado.
“Meus produtos tiveram procura de compras depois da divulgação do concurso e também das postagens que fiz com os produtos premiados. Também fui convidada para ir em uma rádio falar, o que contribuiu com esse crescimento nas vendas”, conta Rita de Cássia Hachiya, proprietária do Sítio e Queijaria Vila Láctea, em Sorriso, que conquistou prata com a manteiga, queijo cabacinha e minas frescal, e o ouro com a manteiga de garrafa.
Foto: Arquivo Pessoal
Para a secretária de Estado de Agricultura, explica que a Seaf está trabalhando para fomentar os pequenos produtores rurais para que eles possam se profissionalizar e desenvolver a produção cada vez mais, garantindo seu espaço no mercado.
“Estamos fomentando o pequeno produtor, seja ele rural ou urbano, com um olhar diferenciado para ele. Queremos segurar nas mãos dele até que se torne independente para se soltar e caminhar sozinho. Aí saberemos que cumprimos nosso objetivo. Faremos isso por meio de ações estratégicas, como entregas de veículos, máquinas, mudas, programas de incentivo à produção e até mesmo as feiras”, destaca a secretária.
Foto: Nathielly Carvalho/Seaf
A gerente de Competitividade do Sebrae-MT, Valéria Pires, conta que foi possível perceber que, além do volume de movimentação financeira nos três dias de evento, os participantes também prospectaram novos negócios.
“Clientes, de diversos segmentos realizaram encomendas para a entrega dos produtos comercializados no Festival Biomas e Sabores. Os participantes do 1° Concurso do Queijo também tiveram seus ganhos: estão recebendo o apoio dos próprios municípios, redes de supermercados e restaurantes locais que estão demandando os queijos premiados”, informa Valéria.