Brazlândia se prepara para mais uma edição da tradicional Festa do Morango , que em 2024 chega à sua 28ª realização. O evento, marcado para ocorrer entre os dias 6 e 9 e 12 e 15 de setembro, destaca a importância da produção de morango na região e promete movimentar a economia local com uma ampla programação cultural.
Com entrada gratuita mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, a festa contará com a participação de cerca de 40 produtores locais, que apresentarão o fruto em diversas formas, desde o tradicional morango in natura até produtos artesanais como geleias, tortas, sucos, e até mesmo chope de morango.
A festividade, organizada pela Rosa dos Ventos e pela Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag), em colaboração com diversas entidades governamentais e de apoio ao agronegócio, celebra a força do agronegócio de Brazlândia, responsável por mais de 5 mil toneladas de morangos produzidos anualmente na região.
Programação Cultural
A Festa do Morango de 2024 também promete ser um grande evento cultural, com shows de renomados artistas nacionais. O cantor Leonardo será a principal atração, se apresentando no dia 7 de setembro. A programação musical inclui ainda apresentações de Grelo na abertura, Gino & Geno, Dilsinho, Trio Parada Dura, e o encerramento com a dupla César Menotti e Fabiano, no dia 15 de setembro.
Além dos grandes nomes da música sertaneja e popular brasileira, o evento também abrirá espaço para artistas locais, valorizando a cultura da região. “É uma oportunidade de destacar o talento e a criatividade dos artistas de Brasília, ao lado de atrações consagradas no cenário nacional”, comenta um dos organizadores do evento.
Atrações
O evento acontecerá na Associação Rural Cultural Alexandre de Gusmão, em Brazlândia, e oferece atrações para todas as idades, com a presença da Morangolândia, Florabraz, feira de artesanato, Fazendinha, Salão do Produtor, além de uma praça de alimentação e parque de diversões. As atividades ocorrerão das 18h às 2h às quintas e sextas-feiras, e das 10h às 2h aos sábados e domingos.
Com foco no agronegócio e na economia criativa, a Festa do Morango de Brazlândia já se consolidou como um evento de grande relevância para a região, atraindo visitantes de todo o Distrito Federal e reafirmando a importância de Brazlândia como a maior produtora de morangos do DF.
SERVIÇO
Festa do Morango de Brasília 2024 – Data: de 6/9 (sexta-feira) a 8/9 (domingo); de 12/9 (quinta-feira) a 15/9 (domingo). – Horários: quinta e sextas das 18h às 2h; sábados e domingos, das 10h às 2h. – Local: Associação Rural Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag), Núcleo Rural Alexandre de Gusmão, Incra 6, Brazlândia-DF. – Classificação: livre (menores de 16 anos deverão estar acompanhados pelos responsáveis). – Entrada franca, mediante doação de um quilo de alimento – Organização: Rosa dos Ventos e Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag). – Apoio: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal, Administração Regional de Brazlândia, Emater-DF, Ministério da Agricultura e Pecuária e Polícia Militar do Distrito Federal.
PROGRAMAÇÃO – Dia 6 de setembro: Grelo – Dia 7: Leonardo – Dia 8: Gino e Geno – Dia 13: Dilsinho – Dia 14: Trio Parada Dura – Dia 15: César Menotti e Fabiano
Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.
A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.
“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.
A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.
“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.
A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.