Connect with us

MATO GROSSO

Festa da Primavera celebra um ano de parceria entre Prefeitura e Vara da Infância de Cuiabá

Publicado

em

Para celebrar um ano de parceria entre a 1ª Vara Especializada da Infância e Juventude da Capital e a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), as crianças acolhidas nas Casas Lares do município participaram da Festa da Primavera, realizada na sexta-feira (20), na sede da Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e Juventude, no Complexo Pomeri. Com apresentações de dança e música, o evento teve como objetivo mostrar o desenvolvimento das crianças e o trabalho realizado pelos profissionais envolvidos.
 
Por meio de um termo de cooperação firmado em dezembro de 2023, são oferecidas às crianças acolhidas diversas atividades recreativas, apoio no contraturno escolar e orientações sobre alimentação saudável. A Secretaria Municipal de Educação disponibilizou pedagogos, nutricionista e dois educadores físicos para atender o público nas unidades. Além disso, foram instaladas minibibliotecas nas Casas Lares.
 
Com idades entre 2 e 12 anos, 62 crianças e adolescentes das Casas Cuiabanas 2, 3, 5 e 8 apresentaram canções sobre a estação do ano e recomeços, como “Primavera”, de Tim Maia, e “A Paz”, do grupo Roupa Nova.
 
A juíza da 1ª Vara da Infância e Juventude de Cuiabá, Gleide Bispo Santos, destacou que as apresentações celebram o primeiro ano de uma parceria de sucesso, fundamental para o desenvolvimento das crianças. “Estamos comemorando a chegada da Primavera e, ao mesmo tempo, agradecendo à Secretaria Municipal de Educação pelo trabalho realizado. Este primeiro ano foi um sucesso, estamos felizes e as crianças também. Só temos a agradecer”, declarou.
 
A magistrada ressaltou que as atividades contribuem significativamente para a melhora na qualidade de vida, aprendizado e desenvolvimento social das crianças. “Elas têm novas experiências, estão em movimento, é tudo muito saudável. Algumas chegam com atraso escolar ou no desenvolvimento, e esses profissionais conseguem trabalhar para reduzir essas diferenças. São essenciais no dia a dia das casas”, explicou.
 
A promotora de justiça Ana Luísa Barbosa da Cunha, titular da 14ª Promotoria de Justiça Civil de Cuiabá, lembrou que nem todas as crianças conseguem retornar à família de origem e, às vezes, passam por um longo período de acolhimento até encontrar uma nova família. “Vejo essa parceria como essencial, pois faz parte do direito das crianças e adolescentes acolhidos à convivência familiar e comunitária. Os profissionais interagem entre si, com as coordenações e conosco, em um trabalho conjunto que é muito valioso para os acolhidos que estão sob a tutela do Estado”, afirmou.
 
Camila Cristina Ferreira Ramos, líder do Ensino Fundamental da SME, que representou a secretária Edilene de Souza Machado, destacou que a parceria reforça o que as crianças já aprendem nas escolas municipais. “Além de trabalhar a alfabetização das crianças nas unidades iniciais, são realizadas atividades físicas e multidisciplinares, que potencializam os resultados tanto nas escolas quanto na convivência diária, permitindo que elas aprendam mais sobre os conteúdos e sobre a vida social”, citou.
 
Alice*, de 11 anos, foi uma das crianças mais animadas durante a apresentação. Ela contou que ensaiou com os colegas e está ansiosa por mais momentos como esse. “Eu gosto dessas aulas, fico ansiosa esperando. É divertido, brincamos, nadamos, fazemos esportes e ocupamos o nosso tempo”, lembrou.
 
A juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso, Christiane da Costa Marques Neves, responsável por questões relacionadas à adoção, parabenizou a iniciativa e elogiou as apresentações. “As crianças são muito dedicadas, e podemos sentir o carinho e o entusiasmo delas ao se apresentar. Todos os envolvidos estão de parabéns. Faço votos para que essa parceria continue a prosperar e que novas ações floresçam”, concluiu.
 
*Nome fictício para preservar a identidade da personagem.
 
#Paratodosverem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Foto 1: Juíza Gleide Bispo fala aos presentes. Ela está em pé, usando um vestido preto e branco, óculos de grau e um colar de pérolas. Foto 2: Crianças estão sentadas no auditório aguardando as apresentações.
 
 
Gabriele Schimanoski
Assessoria de Comunicação da CGJ-TJMT
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Contratações intermitentes crescem 90% em Mato Grosso impulsionadas pelos setores de serviços e construção civil

Publicado

em

Por

Até setembro de 2024, Mato Grosso tinha 1.012 trabalhadores contratados de forma intermitente ativos, quase o dobro do que foi registrado em 2023, que encerrou o ano todo com 530 postos neste modelo. Em comparação com o ano passado, o volume de contratações intermitentes é cerca de 91% maior. As informações são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

O trabalho intermitente é caracterizado pela contratação formal de trabalhadores, que têm seus direitos garantidos, mas atuam apenas sob demanda, sendo remunerados pelos dias ou horas trabalhados.

O Estado contabilizou, até setembro deste ano, 2.806 contratações intermitentes e 1.794 desligamentos – o que resultou em um saldo positivo de 1.012 vagas ativas. As informações do Novo Caged evidenciam o crescimento desse modelo de trabalho no mercado mato-grossense. Em comparação com 2023, houve um total de 3.950 admissões e 3.420 desligamentos, dando o saldo positivo de apenas 530 ao final do ano.

Os dados setoriais mostram que, em 2023, as 3.950 admissões intermitentes foram distribuídas entre os setores agropecuário (108), industrial (106), construção civil (1.542), comércio (590) e serviços (1.604). Entre as faixas etárias, destacaram-se trabalhadores de 30 a 39 anos, que preencheram 1.126 vagas; seguidos por jovens de 18 a 24 anos, com 993 vagas; e pela faixa de 25 a 29 anos, com 726. Já os trabalhadores de 40 a 49 anos ocuparam 726 vagas, enquanto os de 50 a 64 anos preencheram 318.

Já em 2024, as 2.086 admissões foram nos seguintes setores: agropecuário (98), industrial (85), construção civil (580), comércio (242) e serviços (1.801). No mesmo período, 1.755 homens e 1.051 mulheres foram admitidos como trabalhadores intermitentes. A faixa etária predominante foi novamente a de 30 a 39 anos, com 775 vagas preenchidas; seguida pelos trabalhadores de 18 a 24 anos, que ocuparam 716 vagas. A faixa de 25 a 29 anos somou 500 admissões, enquanto os trabalhadores de 40 a 49 anos preencheram 522 vagas, e os de 50 a 64 anos, 260.

O setor de serviços foi o principal responsável pela geração de empregos intermitentes, tanto em 2023 quanto em 2024, com crescimento de 12,3% nas admissões. Foram 1.604 para 1.801 de um ano para o outro. A construção civil também se destacou em ambos os anos, apesar da redução no número de admissões, de 1.542 em 2023 para 580 em 2024.

Trabalhadores com ensino médio completo lideraram as contratações no modelo intermitente em Mato Grosso nos dois anos. Em 2023, foram 2.281 admissões desse grupo, seguido por 437 trabalhadores com ensino fundamental completo e 228 com ensino superior completo. Já em 2024, o perfil de escolaridade predominante se manteve o mesmo – 1.877 admissões foram de pessoas com ensino médio, enquanto 165 vagas foram ocupadas por quem tinha ensino fundamental completo e 213 por quem tinha ensino superior completo.

Segundo o coordenador do Data Hub da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Vinícius Hideki, os dados refletem um cenário de crescimento econômico e geração de empregos, especialmente em atividades relacionadas à manutenção e segurança.

“O desempenho positivo registrado pelo Novo Caged reflete um mercado de trabalho aquecido em Mato Grosso, impulsionado especialmente por setores como mercado imobiliário e construção civil. Esses segmentos têm demandado profissionais para atividades como manutenção e segurança, evidenciando o impacto direto do crescimento econômico nessas áreas”, relata Vinicius.

Para o secretário Cesar Miranda, esse crescimento reflete a solidez das políticas públicas estaduais voltadas para a geração de emprego e a retomada econômica, que têm fortalecido setores estratégicos como serviços e comércio.

“O saldo recorde de contratações intermitentes é resultado direto das ações que promovemos para fomentar o emprego e o crescimento econômico. As iniciativas do Governo de Mato Grosso voltado a qualificação profissional, aliadas ao fortalecimento de setores estratégicos, têm sido fundamentais para o sucesso desse modelo. Seguimos firmes no propósito de fazer de Mato Grosso um estado forte, próspero e com oportunidades para todos”, destaca Miranda.

*Sob supervisão de Débora Siqueira

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora