Connect with us

Cuiabá

Famílias de crianças atendidas no CEIC Altos da Glória receberam filtros de cerâmica de programa delineado pela primeira-dama Márcia Pinheiro

Publicado

em

Na manhã desta quinta-feira (18), a Prefeitura de Cuiabá entregou filtros de cerâmica para famílias de crianças de 0 a 3 anos e 11 meses atendidas no Centro Educacional Infantil Cuiabano (CEIC) Altos da Glória, localizado no bairro de mesmo nome. A ação, realizada por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência e o Fundo Social Solidário do Município, distribuirá um total de mil filtros para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Segundo a primeira-dama Márcia Pinheiro, a ação integra o Programa de Políticas de Assistência Social às Famílias em Situação de Pobreza e Extrema Pobreza, instituído pela Lei Municipal nº 6.416/2019, com o objetivo de minimizar os impactos sociais enfrentados pelas famílias mais vulneráveis. “Essa é uma marca da gestão Emanuel Pinheiro: o compromisso com o social, com as famílias cuiabanas, em especial as mais vulneráveis, melhorando sua qualidade de vida. Essa iniciativa atende diretamente à prevenção e aos cuidados básicos de saúde”, afirmou Márcia Pinheiro.

A representante da presidência do Fundo Social, Débora Souza Ramos, realizou a entrega dos filtros acompanhada pela secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar, e ambas destacaram o impacto positivo da iniciativa.

“A Secretaria Municipal de Educação, por meio da secretária Edilene Machado, recebeu com muita alegria essa ação que possibilita às famílias o consumo de água tratada. Muitas famílias não têm condições de adquirir um filtro. Além de se tratar de uma questão social, é saúde e cuidado com nossas crianças e suas famílias”, ressaltou a secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar.

Luzyane Liz Moraes, mãe de seis filhos – sendo o caçula com pouco mais de um ano -, foi uma das beneficiadas pela ação, junto com outras 45 famílias dos bairros Jonas Pinheiro III, Jardim Umuarama e Altos da Glória. “Essa ajuda é muito bem-vinda. Vai nos ajudar muito economicamente e também com a saúde das crianças. Em casa, gastamos de três a quatro garrafões de água por dia. Além dos meus filhos, são nove pessoas; no final do mês, isso pesa no orçamento”, contou ela.

A diretora do CEIC Altos da Glória, Fátima Estevão do Nascimento, explicou o critério de seleção das famílias beneficiadas na unidade educacional, que atende 100 crianças em período integral. “Estamos com as crianças o ano todo e conhecemos as famílias que mais precisam, em especial aquelas que não têm água potável em casa. Essas famílias utilizam meios alternativos, como poços artesianos. Os filtros de cerâmica serão de grande valia para que possam utilizar água filtrada e de boa qualidade”, disse Fátima.

A ação beneficia famílias de baixa renda atendidas pelas unidades socioassistenciais da capital, além de famílias assistidas pelos Centros de Convivência para Idosos e pelo Programa Siminina nos bairros mais carentes de Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá entrega primeira unidade da Casa do Mel Móvel

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Cuiabá entregou, na manhã deste sábado (21), a primeira unidade da Casa do Mel Móvel. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED), busca facilitar o transporte e a comercialização dos produtos derivados do mel na capital. Mais de quarenta apicultores serão beneficiados pelo projeto.

O prefeito Emanuel Pinheiro destacou o compromisso da gestão em fomentar a apicultura na cidade. “A entrega da Casa do Mel hoje é a realização de um sonho coletivo. Estamos atuando, por meio do programa Agro da Gente, para auxiliar os apicultores com cursos que abrangem desde o manejo das abelhas até a extração do mel, além da entrega de kits completos para a prática e equipamentos de proteção individual (EPIs) com tecnologia de ponta, garantindo a segurança dos produtores. Hoje celebramos esse compromisso. Com esse serviço móvel, os agricultores terão mais praticidade para comercializar seus produtos e contribuir ainda mais com a economia local”, afirmou o gestor.

A Casa do Mel Móvel é uma unidade itinerante para extração, beneficiamento, decantação e envase do mel e seus derivados. O espaço conta com uma mesa desoperculadora de 32 quadros, dois decantadores, setor de higienização e uma embaladora, atendendo apiários de diversas regiões do município. Essa estrutura facilita o acesso à industrialização dos produtos apícolas.

Além disso, a Casa do Mel Móvel possui o Selo de Inspeção Municipal (SIM), que é o primeiro passo para que a cooperativa responsável possa, futuramente, obter os selos de inspeção estadual e federal. O projeto foi desenvolvido seguindo rigorosamente todas as normas técnicas exigidas.

Por exemplo, as paredes e os painéis isotérmicos são projetados para atender padrões de frigoríficos e abatedouros. Os equipamentos são de aço inox, material que garante a segurança alimentar. A estrutura também conta com sistemas impermeáveis e pisos dentro das especificações técnicas.

Outro ponto de destaque é a ausência de quinas ou pontas, com paredes abauladas para evitar o acúmulo de sujeira. O layout interno é setorizado: as caixas de mel entram pela chamada “área suja”, passam por isolamento e seguem para a área de produção. O acesso à área de produção exige passagem por um setor de higienização, de onde o mel é encaminhado ao envase.

“Essa estrutura, planejada em parceria com o departamento de inspeção, assegura que o mel processado seja puro, de alta qualidade e em conformidade com as normas técnicas e ambientais. A Casa do Mel foi concebida com essa visão, garantindo o cumprimento de todas as exigências”, explicou o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo.

A iniciativa integra o programa Agro da Gente, lançado em 28 de junho de 2021, com o objetivo de fortalecer as cadeias produtivas no perímetro rural de Cuiabá, incluindo a apicultura. O projeto é respaldado pela Lei nº 6.809/22, que assegura aos pequenos produtores acesso a políticas públicas voltadas ao aumento da renda e à melhoria da qualidade de vida no campo.

“Essa entrega era aguardada há mais de um ano. É muito importante para nós, apicultores, porque agora poderemos beneficiar nosso mel de acordo com todas as exigências estabelecidas”, destacou o apicultor Jurandir Nascimento.

Os produtores participaram de capacitações técnicas, com aulas teóricas e práticas sobre o manejo das abelhas e a coleta do mel. O objetivo é aprimorar os resultados alcançados pelos apicultores.

O programa Agro da Gente também aposta no cooperativismo como forma de estruturar a comercialização do mel. Com esse propósito, foi criada a Cooperativa Cuiabana de Apicultores (COOPABEL), composta por apicultores que produzem mel puro e derivados de alta qualidade, devidamente certificados e em conformidade com as normas dos órgãos de controle. A cooperativa busca garantir a segurança dos consumidores e fortalecer a apicultura local.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora