De capital política para capital do vinho . Durante três dias Brasília será o ponto de encontro para amantes do vinho, produtores e entusiastas da bebida .
De 19 a 21 de julho, acontece a Expovitis Brasil 2024 – Feira Nacional de Viticultura, Enologia e Enoturismo. O evento será realizado no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no PAD-DF, a apenas 1 hora do centro da capital, e vai destacar a riqueza e a diversidade dos vinhos brasileiros, conectando a cadeia produtiva à taça.
Serão mais de 70 vinícolas brasileiras, degustação dos melhores vinhos do país, num total de 250 rótulos, além de palestras e enoturismo. Ao comprar o ingresso, o visitante ganha a taça e poderá fazer a degustação em todas as vinícolas expositoras do evento.
Durante esses três dias haverá também visitas aos vinhedos e vinícolas da região. A Feira terá ainda setores de maquinários, implementos e insumos enológicos; equipamentos para a produção de uvas e para a elaboração de vinhos.
A iniciativa visa maior valorização e divulgação do Planalto Central, que desponta na vitivinicultura, com o cultivo de uvas e instalação de vinícolas, profissionalização da agricultura familiar e impulsionamento do turismo.
Na programação, palestras, bate-papo sobre Manejo de Dupla Poda na Videira; Vinhos Brasileiros: qualidade, oportunidades e desafios Tecnologias aplicáveis aos terroirs brasileiros; a Evolução do Vinho Brasileiro – as regiões vitivinícolas; Madeiras Brasileiras: contributos para a expressão do terroir no vinho; Vinho e Turismo; Vinho e Saúde – a verdade que seu coração precisa saber; Vinhos de Inverno; Dupla Poda; Harmonizações; Tendências de Consumo entre outros temas.
A expectativa de público é de 4000 pessoas por dia e quem passar pela feira também vai poder assistir shows de grandes artistas. “Muito mais que feira de vinho, a Expovitis também dá oportunidade ao público de apreciar uma boa dose de cultura com os artistas que vão levar música ao nosso evento”, afirma Ronaldo Triacca, presidente do evento.
A programação cultural começa com show do cantor Zeca Baleiro no dia 19 de julho. No dia 20, a dupla gaúcha Kleiton & Kledir faz a festa e encerramento fica por conta da banda 14 Bis no dia 21.
Serviço
Expovitis Brasil 2024 – Feira Nacional de Viticultura, Enologia e Enoturismo
Data: 19 a 21 de julho de 2024
Horário: A partir das 13 horas (eventos no auditório) e a partir das 15h (abertura dos estandes)
Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.
A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.
“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.
A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.
“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.
A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.