Connect with us

MATO GROSSO

Exposição sobre arquitetura religiosa de Mato Grosso é realizada em Cáceres

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT) leva para Cáceres a exposição Arquitetura Religiosa de Mato Grosso, composta por 40 obras do artista e arquiteto Carlos Pina. A mostra tem entrada gratuita e conta um pouco da história e cultura do Estado por meio dos desenhos de prédios religiosos construídos desde o período colonial até os dias de hoje.

A abertura da exposição será nesta quinta-feira (03.08), às 20h, no Museu Emília Darci de Souza Cuyabano (Museu Histórico Municipal de Cáceres), e contará com a presença do artista. Na ocasião, ele conduzirá a oficina gratuita Desafio do Artista.

Entre os desenhos da mostra estão igrejas e templos de várias cidades mato-grossenses, incluindo a Catedral São Luís, de Cáceres, inspirada na Catedral de Notre Dame, de Paris. O prédio levou 46 anos para ser construído, entre os anos de 1919 e 1965, e é um símbolo do patrimônio histórico e cultural mato-grossense.

“Além de retratar a história e a nossa cultura, as igrejas em Mato Grosso definem a paisagem local a partir de uma extraordinária riqueza de elementos arquitetônicos que são admirados até hoje”, destaca curador da mostra e superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico e Museológico da Secel, Robinson de Carvalho Araújo.

A exposição fica aberta ao público na cidade até 15 de setembro, e apresenta 40 trabalhos feitos em papel, cerâmica e madeira. O artista Carlos Pina utilizou técnicas mistas de aquarela, grafite, lápis aquarelado, marcadores e até mesmo gotas de café.

Inicialmente, a mostra Arquitetura Religiosa de Mato Grosso foi apresentada em Cuiabá, no Museu de Arte Sacra (MASMT) de Mato Grosso. Agora segue para Cáceres por meio de uma parceria do MASMT com o Museu Emília Darci de Souza Cuyabano (Museu Histórico Municipal de Cáceres) e Prefeitura Municipal.

O artista
Carlos Pina é natural de Cuiabá, graduado em Arquitetura e Urbanismo com especialização em Iluminação e Design de Interiores. Também é produtor cultural e já ministrou cursos de desenho à mão livre. Os desenhos artísticos eram hobby até que começou a expor seus trabalhos nas redes sociais, e passou a ganhar reconhecimento. Ele já participou de exposições em Cuiabá e tem se tornado uma referência na arte mato-grossense, retratando paisagens urbanas que são sua maior inspiração.

Serviço
Exposição Arquitetura Religiosa de Mato Grosso
Período: 03 de agosto a 15 de setembro
Visitação: Segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 17h
Local: Museu Emília Darci de Souza Cuyabano (Museu Histórico Municipal de Cáceres)
Endereço: Rua Riachuelo, 399, Cavalhada I, Cáceres – MT
Entrada: Gratuita

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Comitiva do Tribunal de Justiça de MT participa do maior evento de Justiça e tecnologia do país

Publicado

em

Por

Uma comitiva do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) participou do 8º ExpoJud, o maior congresso de tecnologia, inovação e Direito para o ecossistema de Justiça do país, realizado entre os dias 15 e 17 de outubro, em Brasília. 
 
Seis projetos do TJMT foram apresentados no evento: Gestão por OKR, Monitoramento de Infraestrutura, Justiça Restaurativa – Servidores da Paz, Sistema de Arrecadação, Assistente de Inteligência Artificial – LexIA e Análise Orçamentária de TIC. 
 
Um estande do TJMT também foi apresentado no evento nacional, recebendo cerca de 500 pessoas que conheceram os projetos do tribunal mato-grossense, sendo que dezenas entraram em contato pedindo sessões técnicas para conhecer melhor os projetos da exposição.
 
Em três dias de intensa programação, servidores e magistrados do TJMT também ministraram palestras nos painéis do ExpoJud. O desembargador Luiz Octávio Saboia Ribeiro apresentou a palestra “Inovação, tecnologia e gestão nos gabinetes do Poder Judiciário” e o treinamento sobre provas digitais; o desembargador Márcio Vidal participou do painel “O Papel das Escolas Judiciais na Transformação Digital da Justiça”; o coordenador de Tecnologia da Informação do TJMT, Thomas Augusto Caetano, participou do painel “Infraestrutura de TI: construindo uma base tecnológica para um futuro eficiente” e dentre os cases da Justiça, foi apresentado o Programa Servidores da Paz, com abordagens práticas da Justiça Restaurativa e círculos de construção de paz realizado com servidores. 
 
“O ExpoJud é tido como referência, todos os 97 tribunais estavam representados lá. É importante porque movimenta todo o ecossistema de inovação, mas também possibilita que tenhamos contato com players da iniciativa privada, tendo contato com práticas e ferramentas novas, tecnologias novas, com formas de trabalhar diferenciadas. É muito válido, muito rico para o Judiciário, que consegue se inserir no cenário da inovação e apresentar para o Brasil aquilo que está sendo feito, além de fomentar o ambiente de cooperação”, pontuou o desembargador Saboia. 
 
“Foi uma experiência muito boa. Conhecer projetos e dificuldades de outros tribunais, ter networking com vários colegas de outros tribunais, conseguimos aprender muito, são aprendizados que esse contato e essa interação com outros órgãos com realidades diferentes nos trazem. Essa diversidade de ambientes e práticas é algo que nos enriquece muito porque você consegue perceber outras perspectivas desse ecossistema, entender outras soluções e realidades diferentes e úteis para construirmos nossas próprias soluções”, avaliou Thomas.
 
Tribunais de justiça, tribunais eleitorais, Ministério Público de vários estados, Defensorias, laboratórios de inovação e empresas fornecedoras de tecnologia se reuniram no evento na capital federal, no intuito de compartilhar experiências e promover networking entre pessoas de diferentes órgãos e instituições. 
 
#Paratodosverem 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1: foto horizontal colorida do painel do ExpoJud com o coordenador Thomas. Ele está sentado em uma poltrona, fala ao microfone, à direita há outros três palestrantes e ao fundo um painel digital escrito ExpoJud com fundo azul. Imagem 2: foto vertical colorida do desembargador Luiz Octávio Saboia proferindo palestra. Ele está em pé, segura um microfone, ao fundo há painéis digitais escrito ExpoJud.
 
Mylena Petrucelli 
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT 
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora