Connect with us

MATO GROSSO

Explicando Direito: juiz fala sobre estrutura familiar como resposta à criminalidade

Publicado

em

Na nova edição do programa Explicando Direito, o juiz Tiago Souza Nogueira de Abreu, titular da Vara Especializada da Infância e Juventude da Comarca de Várzea Grande, fala sobre a importância da estrutura familiar como resposta à criminalidade.
 
Para o magistrado, a destinação de recursos em políticas públicas destinadas ao fortalecimento da estrutura familiar, antes que jovens de baixa renda se envolvam em atividades criminosas, pode ser uma abordagem mais eficaz para fomentar o desenvolvimento saudável das crianças. Isso, a longo prazo, pode contribuir para reduzir os índices de criminalidade.
 
Segundo enfatizou o magistrado, a família desempenha um papel primordial no desenvolvimento de uma criança, sendo o espaço onde os valores, a ética, o respeito e as competências interpessoais são ensinados, e muitos não têm essa base sólida. Por isso, investir na estrutura familiar através de projetos sociais, que possibilitam a construção de uma base sólida para o crescimento de jovens que se encontram em situações vulneráveis, pode contribuir para proteger essa criança do universo do crime.
 
Durante do podcast, o juiz Tiago Abreu também destaca alguns projetos sociais com os quais teve contato direto e que apresentam bons resultados, sendo modelos passíveis de serem ampliados por meio de parcerias entre o governo estadual e os municípios, visando o fortalecimento da estrutura familiar.
 
 
 
O programa “Explicando Direito” é uma iniciativa da Esmagis-MT em parceria com as rádios TJ e Assembleia 89,5 FM. O objetivo é levar informações sobre Direito de forma simples e descomplicada, todas as segundas-feiras, às 8h15, e nos intervalos da programação diária.
 
O material também é disponibilizado nos sites da Esmagis-MT , da Rádio TJ  e da Rádio ALMT .
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição: Fotografia retangular e colorida. Na lateral esquerda o texto ‘Ouça agora no Spotify!’. No canto superior direito a palavra Podcast. No centro, o nome do programa Explicando Direito, com a foto do convidado, o tema do programa – estrutura familiar como resposta à criminalidade– e o nome do convidado – juiz Tiago Abreu. Na parte inferior os endereços eletrônicos da Rádio Assembleia, Rádio TJ e Escola da Magistratura. Assina a peça o logo do Poder Judiciário de Mato Grosso e da Esmagis-MT.
 
Elaine Coimbra
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Ouvidoria do MPMT registra aumento de 25,97% nas manifestações em 2024

Publicado

em

Por

A Ouvidoria do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) registrou um aumento de 25,97% no número de manifestações de janeiro a outubro deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado. Em 2024, foram 6.329 registros, contra 5.024 em 2023. O tema mais demandado foi improbidade administrativa, com o equivalente a aproximadamente 19% do total. Na sequência, os assuntos mais requisitados foram questões eleitorais e defesa do meio ambiente. Assista aqui ao vídeo institucional de balanço.

A maior parte das manifestações, cerca de 28%, veio de Cuiabá. Os demais municípios que mais demandaram o MPMT foram Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças, Cáceres, Aripuanã, Paranatinga, Primavera do Leste e Alta Floresta. “A Ouvidoria do Ministério Público de Mato Grosso é um canal aberto de comunicação com o cidadão, que tem como missão atender às demandas da sociedade e elevar a transparência do trabalho desenvolvido”, destaca a ouvidora-geral do MPMT, procuradora de Justiça Eliana Cícero de Sá Maranhão Ayres.

Contato – A população mato-grossense pode acessar a Ouvidoria do MPMT pelo telefone 127 (custo de ligação local), pelo WhatsApp nos números (65) 99271-0792 | 99255-4681 | 99259-0913 | 99269-8113, aplicativo MP Online (disponível para os sistemas operacionais Android e iOS), e-mail (ouvidoria@mpmt.mp.br) e formulário eletrônico de manifestação (acesse aqui ).

Além disso, há atendimento in loco nos bairros e municípios por meio do projeto Ouvidoria Itinerante e atendimento presencial das 12h às 19h, de segunda à sexta-feira, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça (Rua Procurador Professor Carlos Antônio de Almeida Melo, quadra 11, n° 237, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT).

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora